Se, tal como nós, gostas de viajar e levar a bicicleta, deves ter em conta algumas regras caso penses levar a tua bicicleta elétrica.
Do ponto de vista jurídico, as baterias de lítio de 100 Wh ou mais estão classificadas como mercadorias perigosas de Classe 9. Por isso, o seu transporte é regulado pelas normativas das substâncias perigosas. A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) proibiu o transporte de baterias de eBike em voos de passageiros, por razões de segurança.
Deste modo, a única opção que tens é enviar a bateria em separado (através de uma empresa de transporte, por exemplo, para o hotel ou para uma loja de bicicletas ou outro ponto que consideres mais conveniente). Em alguns sítios também podes alugar uma bateria (numa rent a bike ou loja), mas primeiro informa-te acerca da disponibilidade do modelo que precisas.
Caso estejas a pensar utilizar qualquer outro meio de transporte (comboio, autocarro ou barco), recomendamos-te que consultes previamente a empresa, para evitar sustos ou surpresas.Já nos aconteceu não sermos autorizados a viajar (cada empresa tem um regulamento próprio), por isso a prevenção recomenda planear com antecipação.