comitium

O teu dropout entortou-se? Tem calma, tudo se resolve...

Quando o dropout se entorta, as mudanças deixam de entrar com suavidade, por isso o melhor é substituí-lo por um novo. E como é que nos desenrascamos se estivermos no meio de um trilho?

MARCOS PÉREZ. FOTO: GONZALO MANERA

O teu dropout entortou-se? Tem calma, tudo se resolve...
O teu dropout entortou-se? Tem calma, tudo se resolve...

FERRAMENTAS

1. Multiferramenta com chave de estrela. Depois de endireitarmos o dropout teremos de reajustar as mudanças. Para tal poemos utilizar uma multiferramenta com chave de estrela.

PASSO A PASSO...

Um dropout torto é uma das avarias mais incómodas que pode existir. É relativamente fácil entortar um dropout, levando a que as mudanças comecem a falhar. Um toque numa pedra, uma queda lateral e o próprio transporte da bicicleta podem ser as principais causas. O ideal é substituí-lo por um novo, mas se estivermos no meio de um trilho, e se não tivermos uma multiferramenta à mão podemos pelo menos endireitá-lo para continuarmos a nossa volta. Mas não te esqueças de o substituir logo que possas. Podes encontrar dropouts em qualquer loja especializada que distribua a marca da tua bicicleta. 

1. A pata do desviador deve coincidir verticalmente com a linha dos carretos da cassete. Se estiver torta, será impossível as mudanças funcionarem corretamente. Notarás saltos nas desmultiplicações, mudanças que não entram, etc. Neste artigo ensinamos a resolver este problema para poderes continuar a tua volta de bicicleta, mas convém mesmo substituir esta peça quando for possível.

2. Apoia a tua bicicleta numa árvore ou muro. Ou, se estiveres acompanhado, pede a alguém que segure a tua bicicleta. Olha de frente para o desviador e com as duas mãos puxa-o suavemente na tua direção, pouco a pouco. Vai olhando a partir de trás para ver se o alinhamento é o correto. 

3. Quando o dropout já estiver direito, terás de reajustar o desviador já que é provável que ao endireitar o dropout este tenha perdido parte da sua forma original.  

4. Coloca a mudança no carreto mais pequeno e com o parafuso de ajuste H, que, como sabes, se encarrega de alinhar o carreto pequeno com o desviador, procura a posição adequada. Alinha o carreto pequeno com a roldana superior do teu desviador traseiro. Utiliza a chave de estrela da tua multiferramenta para rodar o parafuso no sentido horário, fazendo com que o desviador se desloque no sentido interior dos carretos. Se rodares no sentido contrário (antihorário) o desviador desloca-se no sentido oposto.  

5. Agora vais fazer o mesmo, mas no carreto grande. Começa por engrenar o carreto que referimos e com o parafuso L do desviador alinha o carreto grande com a roldana superior do desviador. Roda o parafuso no sentido horário, assim o desviador deslocar-se-á para a tua direita e se o rodares no sentido antihorário mover-se-á para o lado esquerdo. 

6. Esta é a solução de mergência e é provável que o funcionamento do teu desviador não fique perfeito, mas pelo menos servirá para chegar até casa ou até ao teu automóvel. Não te esqueças, substitui o dropout por um novo o mais rápido possível.  

Arquivado em:

Pulsómetro: 6 dicas para retirares partido das suas mais valias

Relacionado

Pulsómetro: 6 dicas para aproveitar ao máximo os seus benefícios

Como chegar a casa com o núcleo da roda traseira partido

Relacionado

Como chegar a casa com o cepo da roda traseira partido

Truques para afinar a transmissão SRAM Eagle 1x12.

Relacionado

Truques para afinar a transmissão SRAM Eagle 1x12

Aprende a afinar as mudanças

Relacionado

Aprende a afinar as mudanças

Sabes ajustar o aperto Maxle?

Relacionado

Sabes ajustar o aperto Maxle?

Como evitar que a bicicleta ganhe ferrugem

Relacionado

Como evitar que a bicicleta ganhe ferrugem