As principais marcas de ferramentas para ciclismo dispõem de um medidor de comprimento da corrente, contudo se tiveres uma régua também conseguirás saber se chegou a hora de substituir a corrente. A corrente deve medir - quando está perfeitamente esticada - 254 mm e ter 21 pinos. Se costuma medir 255 mm, mas entretanto alongou para os 256, esse alongamento de 1 mm significa que está na altura de a mudar.
Quanto à substituição das cremalheiras e dos carretos não existe uma regra exata já que o seu desgaste depende, em grande medida, do alongamento da corrente, mas também das condições de utilização, da limpeza da corrente, da correta lubrificação... Substituir a corrente a cada 1.500 km certifica que a mesma não alonga 1 mm, assim prolongaremos o uso destes componentes.
Se ao montar a corrente nova notamos que as mudanças saltam, está na altura de mudar de carretos ou de cremalheiras. Um claro indicador desta necessidade de mudança é ver quão afiados estão os dentes destes componentes. Se perderam a forma inicial, a corrente não consegue manter-se fixa, pelo que é mesmo necessário mudar de carretos/cremalheiras o quanto antes.