Este é um problema que encontramos em muitas bicicletas que recebemos para teste na redação da revista BIKE. Mas já encontrámos uma solução. Basta alongar o comprimento da corrente. O problema vem de raíz, quando os fabricantes de bicicletas selecionaram os componentes para montar as suas bicicletas e não escolheram o comprimento correto de corrente.
En regra, as marcas montam o mesmo tipo de corrente quer a bicicleta tenha escoras com 44 cm quer tenham 46 cm, uma diferença que pode existir entre duas bicicletas da mesma marca simplesmente pelo facto de uma ser 27,5" e outra 29".
Experimenta fazer isto na tua bicicleta: roda os pedais para trás e coloca alguma tensão no braço que possui as roldanas (no desviador traseiro), empurrando-o para a frente. Se com esta ação a corrente não sai do carreto de 50 dentes, é porque tens uma corrente demasiado curta, que gera muita tensão. Deverás acrescentar um par de elos (1 externo e 1 interno).
Lembra-te de que se tiveres uma bicicleta de suspensão total (tal como já ensinámos aqui no site, bem como na revista), deves medir com o amortecedor traseiro comprimido ao máximo.