Ainda que este problema possa dever-se a alguma outra razão menos frequente (patilha torcida, desviador em mau estado...), em regra, quando o desviador traseiro sobe bem as mudanças mas não as desce com normalidade, existem duas causas possíveis.
Quando subimos as mudanças, ou seja, quando o desviador faz a corrente subir de carreto para carreto, nós fazemos força na manete, a qual por sua vez recolhe o cabo a partir da própria manete. No entanto, para baixar as mudanças, é a própria mola do desviador que tem de empurrar a corrente para baixo. Portanto, se a mola não faz o seu papel, pode dever-se - como referimos atrás - a dois fatores: ou excesso de tensão no cabo, ou o cabo ou a bicha podem estar sujos, dificultando a sua movimentação.
Primeiro experimenta retirar alguma tensão no cabo apertando o tensor da manete respetiva (cerca de 1/4 de volta) e experimenta. Repete o processo se for necessário. Se não melhorar, com quase toda a certeza será necessário limpar ou colocar uma bicha e cabo novos.