Sabes o que é a geometria moderna numa BTT?

Hoje é habitual falar de geometria moderna quando analisamos as novas BTT que saem para o mercado. As bicicletas vão adquirindo novos padrões e isso tem uma razão.
Ivan Mateos -
Sabes o que é a geometria moderna numa BTT?
Sabes o que é a geometria moderna numa BTT?

Atualmente fala-se muito de “geometria moderna”. Bem, de facto tanto se fala disto que deixou de ser algo novo para se tornar naquilo que está estabelecido. Se formos realmente rigorosos, a geometria é um dos aspectos mais susceptíveis de ser debatido pois cada um de nós tem as suas preferências. No entanto, os padrões atuais que praticamente todas as marcas ditam, mostram-nos que os triângulos dianteiros das nossas bicicletas tendem a ser mais longos além de possuírem ângulos de direção mais abertos. Isso torna as bicicletas mais rápidas e estáveis em velocidade elevada sendo que esta estabilidade também se consegue graças a outras tecnologias como o Boost e as escoras mais curtas. Além disso, o uso de componentes adaptados à nova geometria faz com que as bicicletas não percam a agilidade e reatividade nos obstáculos.

A adoção deste tipo de geometria ocorreu em momentos diferentes. Algumas marcas, como a Gary Fisher e a Mondraker, foram pioneiras com a geometria G2 (Gary Fisher) e a Forward Geometry (Mondraker).

Outras marcas, como a Canyon, até propuseram mais do que uma geometria: uma geometria mais “profissional” com comprimentos de tubo mais longos para tornar a bicicleta muito estável em descidas íngremes e outra geometria dita normal com medidas focadas na maioria dos usuários.

Vamos ficar por aqui?

Claro que a evolução das bicicletas não irá parar, no entanto pode-se depreender que estamos a atingir um nível de estabilidade quanto à geometria após alguns anos de grandes mudanças, onde também mudaram outros aspectos como o tamanho de roda. Portanto, ainda não sabemos como irão ser as geometrias do futuro, mas sabemos que hoje em dia as marcas são bastante claras acerca do que pretendem: bicicletas com triângulo dianteiro longo e de ângulo aberto.