Sabes o que querem dizer as sigas 40A, 60A ou 70A nos pneus?

Uma das muitas variáveis dos pneus é precisamente a dureza. No artigo explicamos melhor.
Revista BIKE -
Sabes o que querem dizer as sigas 40A, 60A ou 70A nos pneus?
Sabes o que querem dizer as sigas 40A, 60A ou 70A nos pneus?

O mundo dos pneus é gigante. Não só existem pneus com dureza diferenciada em termos de borracha ou densidade, mas também em termos de firmeza da borracha, do composto, etc. Embora quase a totalidade dos pneus sejam negros, as borrachas das marcas variam em função dos aditivos que coloquem, os quais alteram a sua aderência, a recuperação, a resistência, etc.

O que habitualmente conhecemos como dureza ou densidade dá-nos uma ideia aproximada da aderência do pneu. Expressa-se habitualmente por um número seguido da letra "A".

Quanto mais baixo for o número, mais brando é o taco e mais aderência deveria ter. 40-42A é o habitual em pneus de Downhill, enquanto para XC é necessária uma maior velocidade, por isso utilizam-se durezas a rondar os 60A. Os pneus económicos costumam ser mais duros, com cerca de 70A.

Alguns fabricantes utilizam duplo ou inclusive triplo composto no mesmo pneu, colocando mais dureza na banda de rolamento e menos nas laterais, para melhorar a aderência em curva.