comitium

Sabes o que querem dizer as siglas 40A, 60A ou 70A nos pneus?

Uma das muitas variáveis dos pneus é precisamente a dureza. No artigo explicamos melhor.

Ivan Mateos

Sabes o que querem dizer as siglas 40A, 60A ou 70A nos pneus
Sabes o que querem dizer as siglas 40A, 60A ou 70A nos pneus

O mundo dos pneus é gigante. Não só existem pneus com diferentes tipos de borracha ou densidade, mas também de firmeza da borracha, do composto, etc. Embora quase a totalidade dos pneus esteja disponível numa única cor, as borrachas das marcas variam em função dos aditivos que coloquem, os quais alteram a sua aderência, a recuperação, a resistência, etc.

O que habitualmente conhecemos como dureza ou densidade dá-nos uma ideia aproximada da aderência do pneu. Expressa-se habitualmente por um número seguido da letra "A".

Quanto mais baixo for o número, mais macio é o taco e mais aderência deveria ter. 40-42A é o habitual em pneus de Downhill, enquanto para XC é necessária uma maior velocidade, por isso utilizam-se durezas a rondar os 60A. Os pneus económicos costumam ser mais duros, com cerca de 70A.

Alguns fabricantes utilizam duplo ou inclusive triplo composto no mesmo pneu, colocando mais dureza na banda de rolamento e menos nas laterais, para melhorar a aderência em curva.

Arquivado em:

Como escolher pneus de BTT para o Inverno

Relacionado

Como escolher pneus de BTT para o Inverno

Se o teu pneu ficou rasgado, usa o truque do Loctite

Relacionado

Se o teu pneu ficou rasgado, usa o truque do Loctite

comparativo de pneus

Relacionado

Estás a pensar comprar uns pneus de BTT novos? Lê o nosso comparativo

Pirelli apresentou os seus novos pneus para BTT

Relacionado

Pirelli apresentou os seus novos pneus para BTT

Os compostos dos pneus fazem toda a diferença

Relacionado

Sabes qual é a diferença entre os compostos de borracha dos pneus?

Sabes quais são as diferenças dos compostos nos pneus Maxxis?

Relacionado

Sabes quais são as diferenças dos compostos nos pneus Maxxis?