Há pneus que são realmente muito difíceis de selar, quer pela tolerância do aro, quer pelas laterais pouco flexíveis dos próprios pneus. Neste artigo damos-te quatro dicas que te poderão ajudar a solucionar de uma vez por todas esse problema.
1. O pneu deve ser Tubeless
Obviamente, o primeiro truque é que o pneu seja Tubeless ou Tubeless Ready, pois facilita muito a sua instalação.
2. Deixa o pneu ganhar a sua forma
Se compraste um pneu dobrável, provavelmente o mesmo está empacotado dobrado. O ideal é desempacotá-lo no dia anterior à montagem, para que as dobras laterais relaxem e o pneu ganhe o seu formato normal.
3. Sabão
Quando o fores instalar, aplica um pouco de água com sabão nos flancos, pois facilitará que as laterais escorreguem para o interior do aro.
4. Atenção à quantidade de selante
Há quem desconheça este pormenor, mas a quantidade de líquido selante que adicionares fará toda a diferença. No caso de pneus 26 x 2.10 chega colocares cerca de 60 ml, mas no caso de pneus 27,5" ou 29" deves colocar entre 100 e 120 ml. Se colocares pouco líquido e sofreres perda durante o processo de montagem, o volume residual interno não será suficiente para selar convenientemente a roda. E preferencialmente usa um compressor para ajudar o pneu a encaixar devidamente nos apoios do aro (vais ouvir uns estalos, o que é perfeitamente normal e significa que o pneu está a esticar e os flancos a encaixar no rebordo.