Tal como acontece com outros objetos, quando deixamos uma bike parada durante muito tempo há que tomar algumas precauções para evitar problemas derivados da falta de uso.
Se é o teu caso, recomendamos que sigas estas 4 dicas:
1. Para começar, coloca os desviadores no carreto e no prato mais pequeno para evitar que as respetivas molas estejam em tensão. Se possível, de vez em quando pedala com a roda de trás no ar e percorre todas as mudanças da tua bike para que todas as partes da transmissão se movam.
2. Fica atento à pressão dos pneus. Se perderem muito ar e ficarem numa mesma posição muito tempo, podem deformar-se.
3. Trava algumas vezes, mesmo com a bike parada, para ativares as manetes e os pistões das pinças. Assim evitas que sequem e bloqueiem.
4. Se a bike descansa, então as suspensões também o devem fazer. Desliga o bloqueio ou um redutor de curso se tiver. Deixa-as no seu modo mais "natural" para evitar pressões e tensões desnecessárias. Senta-te na bike e comprime as suspensões para que o óleo circule e lubrifique todos os componentes internos.
É claro que poderias minimizar todos estes problemas se, ainda que de vez em quando, desses uma escapadela com ela. Mas se não podes mesmo, então segue estas dicas para evitar gastos desnecessários no mecânico. E evita a todo o custo deixar a tua companheira ao ar livre ou em sítios húmidos. A corrosão é um dos grandes inimigos da bike. Se a única opção é essa, então arranja uma boa capa de proteção e mantém-a debaixo de olho.