1. O meu comprimento de perna é igual ao da minha namorada que mede menos 10 cm que eu. Devemos usar o mesmo tamanho de bicicleta? O tamanho até pode coincidir em termos de polegadas, mas salientamos que a mesma bicicleta não dá para os dois. Embora possam ter o mesmo comprimento do selim (altura do eixo do pedaleiro ao topo do selim), a bicicleta da namorada tem de ser mais curta para se adaptar a esses tais 10 cm de diferença em termos de estatura.
2. Meço 1,75 m e gostaria de saber qual é o tamanho ideal para mim. A tua estatura pode ser orientativa, mas nunca deve ser decisiva quando se escolhe o tamanho da bicicleta. Umas vezes por pressa, outras por desconhecimento, por vezes nas lojas não te perguntam isto, mas para escolher o tamanho certo devemos determinar o comprimento da perna, o nível de elasticidade/mobilidade geral e o Stack/Reach (lê aqui o que significam).
3. Eu prefiro as bicicletas grandes e espaçosas.... Já eu prefiro as mais compactas e divertidas. Nunca compres um tamanho inferior ou superior ao que corresponde à tua fisionomia por questões de manobrabilidade. É preferível adaptar as tuas preferências ao tamanho adequado para ti, variando o comprimento do avanço, a altura ou substituindo um espigão de selim reto por um com recuo.
4. Segundo os cálculos que fiz, este é o meu tamanho. Mas para levar o selim na altura correta tenho de subir o espigão ao máximo. Cuidado! As fórmulas que definem o tamanho são orientativas e não decisivas. Os fabricantes regem-se por outros fatores quando determinam os tamanhos dos quadros, por isso quando estamos a pensar comprar uma bicicleta devemos analisar todo o conjunto e não apenas o tamanho do quadro. Também deves ter em conta o comprimento do tubo horizontal: se for muito curto, claramente o tamanho não é o ideal para ti.
5. Não te preocupes, Natália. Esta bicicleta de homem é do teu tamanho... Também aqui devemos ter muito cuidado. Para um nível básico ou de iniciação, recomendamos escolher uma bicicleta específica de mulher, dado que o quadro está adaptado em termos de medidas. No entanto, num nível mais avançado as mulheres podem escolher as mesmas bicicletas que os homens. Atualmente muitas marcas de topo já não diferenciam as geometrias consoante o sexo. Em vez disso, adaptam os pontos de contato nas versões de mulher: selins, punhos, etc.
6. Costumo andar em zonas técnicas e prefiro que a bicicleta seja mais pequena para conseguir manobrá-la melhor. Atenção! Um tamanho mais pequeno que o teu não só tem o tubo horizontal mais próximo da tua zona genital, como o avanço é mais curto, a distância entre eixos é menor, etc. Usar uma bicicleta mais pequena pode prejudicar-te em certas situações, fazendo com que possas capotar em secções muito inclinadas.
7. Não me sinto nada confortável nesta bicicleta. Por vezes, tudo está bem, mas o problema somos nós, pois comprámos algo que não corresponde às nossas expectativas ou pura e simplesmente porque no momento da compra ficámos deslumbrados. Tal como um Ferrari pode ser um autêntico inferno no trânsito do dia a dia, uma bicicleta cara de XCO pode ser um inferno para um betetista que no fundo pretende conforto e segurança nos seus trilhos favoritos, maioritariamente passeios calmos e tranquilos.
8. O miúdo está a crescer. Temos de comprar uma bicicleta que dure muitos anos. Este erro típico é conhecido de todos. O tamanho é fundamental, mas nas crianças incide diretamente no seu desenvolvimento corporal, além de que evitará lesões devido a posturas inadequadas.
9. A minha namorada vai começar a pedalar e vou dar-lhe a minha. Serve perfeitamente. É salutar pedalar em casal, no entanto não devemos cometer o erro de emprestar uma bicicleta a alguém que, quase de certeza, não tem a mesma fisionomia e especificidades. Experimenta calçar uns sapatos que não são do teu tamanho ou conduzir um carro que não tem o banco e espelhos ajustados ao teu gosto pessoal. A probabilidade de a tua namorada querer repetir essa volta de bicicleta será diminuta, mas aumentará exponencialmente se pedalar numa bicicleta que esteja adaptada ao seu gosto, como se fosse uma luva. Está provado que as mulheres que começaram com boas experiências (bicicletas ajustadas à sua fisionomia e gosto pessoal), mesmo que sejam bicicletas baratas, vão querer continuar a andar de bicicleta e mais cedo ou mais tarde compram uma melhor.
10. A loja faz-me um preço muito bom pela bicicleta, mas é um tamanho acima do meu. Provavelmente na loja vão dizer-te que ao mudar o avanço e o espigão tudo ficará resolvido, mas pode não acontecer. Não dizemos que não te vais adaptar, mas o problema será quando experimentares uma bicicleta muito mais barata que a tua mas do teu tamanho e deres conta que estás muito mais confortável. Será nessa altura que vais perceber que a poupança que fizeste inicialmente não valeu a pena.