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TESTE: Trek Powerfly FS+ 6

Devido à autonomia, conforto e facilidade de transporte, a Powerfly FX+ é uma das bicicletas capazes de te levar ao fim do mundo.

SANDRA CHAPA // FOTOS: CÉSAR CABRERA

Testámos a Trek Powerfly FS+ 6
Testámos a Trek Powerfly FS+ 6

A Trek Powerfly FS+ é uma bicicleta de Trail que foi projetada para aproveitar ao máximo a natureza. Cumpre e até excede as expetativas em todo o tipo de terrenos, e é aquele tipo de bicicleta que se converte na nossa amiga mais fiel, quer para quem está a começar a dar as primeiras pedaladas na montanha, quer para os que pretendem fazer bikepacking ou até para quem precisa de uma bicicleta de suspensão total para o dia a dia.

Estudio Trek Powerfly (4)

O conforto e a utilidade são os principais objetivos e qualidades, sem esquecer o facto de oferecer o máximo rendimento na montanha, algo que ficou patente na última remodelação que o quadro sofreu, no passado mês de Setembro de 2024. Se a anterior Powerfly FS+ era mais urbana, esta nova versão - a quarta geração da Powerfly - está mais focada no BTT. Tem um interessante quadro em alumínio, rodas de 29 polegadas a partir do tamanho médio, suspensões de 130 e 120 mm e um potente motor Bosch com bateria de 800 Wh.

Proporciona conforto e utilidade, sem esquecer o rendimento e a diversão no BTT.

O quadro é fabricado em Alpha Platinum, o melhor alumínio da Trek, e é robusto, como é possível visualizar sobretudo nas escoras. Se o analisarmos a partir da parte dianteira, encontramos uma direção cónica convencional, com cablagem interna guiada pelo tubo horizontal. Na ligação entre o tubo superior e inferior, estão bem visíveis soldas generosas, com uma estética "old school". 

Estudio Trek Powerfly (11)

O amortecedor Fox tem dois modos de funcionamento, aberto e fechado (neste caso, fica mesmo bloqueado). A suspensão dianteira também é uma Fox, mais precisamente a AWL HD Rail, mais focada no segmento das viagens e numa utilização mista urbana-campo. Tem uma boa absorção, mas é mais limitada do que o amortecedor quando andamos em ambiente puro de BTT. 

Estudio Trek Powerfly (28)

A geometria é muito cómoda. Como podemos ver claramente, é uma bicicleta curta, que permite pedalar durante longas jornadas sem desconforto, graças a uma postura neutra. O guiador elevado e o avanço curto - ambos bastante básicos, se compararmos com os restantes componentes - também ajudam neste campo. 

A geometria é muito confortável e permite pedalar durante horas sem sentirmos cansaço ou desconforto. 

A direção de 66º permite uma manobrabilidade ágil e direta, o que é perfeito nas nossas deslocações do dia a dia, embora se mostre algo nervosa em descidas rápidas. Em subidas, a posição de condução é boa, e as longas escoras traseiras contribuem para que a roda dianteira não perca o contato com o solo.

Accion Trek Powerfly 14

O sistema elétrico também se encarrega de proporcionar uma quantidade elevada de felicidade e alegria. No modo Turbo do motor Bosch Performance Line CX com 85 Nm, temos acesso a uma potência enorme que nos ajuda a subir, qualquer que seja a pendente e a única limitação está na aderência dos pneus ou na nossa própria técnica. Em termos gerais, este motor tem outros três modos habituais (Eco, com uma autonomia de 150 km, Tour+ e e-MTB). Graças a estes modos não temos de fazer nada, o próprio sistema regula a assistência em tempo real em função das necessidades, sendo o Eco o menos potente e mais conservador em termos de autonomia e o e-MTB o mais dinâmico, reativo e gastador. 

Estudio Trek Powerfly (12)

Após a última remodelação, a Trek converteu a Powerfly numa bicicleta mais focada no BTT.

Estudio Trek Powerfly (27)

Mesmo que coloquemos alforges ou abusemos dos modos de assistência mais potentes, não teremos problemas com a autonomia, porque a Trek equipou esta bicicleta com a maior bateria da Bosch, a de 800 Wh, sendo também possível adicionar um extender Bosch Powermore de 250 Wh. Podemos retirar a bateria se a quisermos carregar remotamente, através do sistema RIB, que a liberta facilmente através de uma chave de segurança. A parte exterior está protegida com uma capa de plástico e borracha, e o próprio motor também possui uma proteção de plástico. A escora direita está muito bem isolada de ruídos e pancadas, com um protetor de borracha. O resultado é fantástico e nas descidas o protetor filtra os toques da corrente, além disso, o próprio motor não emite qualquer ruído. 

Estudio Trek Powerfly (30)

Se a tua intenção é usar a bicicleta para viajar (transportar carga) ou para uma utilização no dia a dia, estás com sorte. Tanto no quadro como na suspensão encontrarás diferentes pontos de fixação. No basculante, para além do guarda-lamas integrado, também existem roscas para fixar um rack e na escora esquerda podemos montar um descanso. O eixo traseiro tem uma alavanca com chave allen integrada que permite apertar os parafusos dos pivôs do sistema de amortecimento. E a suspensão inclui roscas para fixar uma luz, guarda-lamas e rack para alforges. 

Accion Trek Powerfly 04

Quanto ao restante equipamento, traz um espigão de selim telescópico, para estarmos mais confiantes nas descidas, travões Shimano SLX com discos de 203 mm que funcionam muito bem e uma transmissão de 12 velocidades com desviador Shimano XT, bem como uma cassete generosa (10-51 dentes). As rodas são tubeless ready, para não nos preocuparmos com os furos. Como podemos ver, é uma bicicleta confortável, completa em todos os sentidos, ideal para nos divertirmos na serra, sem grandes pretensões técnicas, e que se destina a longas jornadas ou pequenas voltas ao fim de semana. 

VÊ AQUI O VÍDEO:
 

 

ACTIVE BRAKING PIVOT

Na parte traseira, há um elemento fundamental, que é a articulação concêntrica entre as escoras inferiores e superiores, o ABP ou Active Braking Pivot. Este ponto tenta separar a influência da travagem no sistema de amortecimento, evitando que o amortecedor fique rígido, o que poderia limitar a sua absorção durante o simples ato de travar. De facto, é notória a ação do ABP, dado que a roda traseira parece ficar mais próxima do chão, ressalta menos e tem menos tendência a derrapar, o que no fundo é um ponto adicional de segurança. Além disso, os pneus de duplo composto Bontrager oferecem uma aderência bastante elevada.

EL DETALLE Estudio Trek Powerfly (31)

O melhor: É muito confortável e super versátil. Além disso, tem um elevado nível de autonomia. 

A melhorar: O guiador e o avanço são de qualidade inferior, tendo em conta os restantes componentes.

FICHA TÉCNICA

  • QUADRO: Alumínio Alpha Platinum. 120 mm de curso.
  • AMORTECEDOR: Fox Float Rhythm.
  • SUSPENSÃO: Fox AWL Rail HD. 130 mm de curso.
  • MOTOR: Bosch Performance Line CX.
  • CRANQUES: E*thirteen E*spec Plus, 160 mm.
  • BATERIA: Bosch PowerTube 800Wh.
  • DISPLAY: Bosch Purion 200.
  • DESVIADOR: Shimano Deore XT.
  • MANÍPULOS: Shimano Deore SLX.
  • CASSETE: Shimano Deore. 11-51d. 12 vel.
  • CORRENTE: Shimano M6100.
  • TRAVÕES: Shimano M6120. Discos 203mm.
  • DIREÇÃO: FSA IS-2.
  • AVANÇO: Bontrager Comp, 31,8 mm. 50 mm.
  • GUIADOR: Bontrager Comp. 40 mm altura, 780 mm largura.
  • SELIM: Bontrager Verse P3.
  • ESPIGÃO DE SELIM: Fox Transfer. 150 mm.
  • CUBOS: Shimano TC500.
  • RODAS: Bontrager Line TLR 30.
  • PNEUS: Bontrager Gunnisson Pro XR, 29x2,40”
  • PESO: 25,25 Kg (tamanho M, com pedais)
  • TAMANHOS: S, M, L, XL
  • CORES: Branco ou negro.
  • PREÇO: 5.079€
geometria
 

 

Poderás encontrar mais informações em trekbikes.com

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