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TESTE: Specialized Chisel Shimano

A nova Specialized Chisel inclui as melhorias tecnológicas introduzidas nos novos modelos de XC da marca graças a um tratamento mais evoluído do alumínio. Será que se trata de uma Epic 8 a um preço mais acessível?

Jose Luis Arce / Ivan Mateos // FOTOS: JCD Fotografia

5 minutos

Testámos a Specialized Chisel Shimano

Nos últimos dois anos, a Specialized desenvolveu muito as suas bicicletas de cross country de competição, especialmente com a chegada da Epic World Cup - destinada a substituir quase por completo a rígida Epic HT - e da Epic 8. No entanto, todas elas têm uma coisa em comum, para além do nome: são fabricadas apenas em carbono, com opções distintas em termos de preço, mas apenas no “ouro negro”. É por isso que a Specialized lançou a nova Chisel, uma bicicleta de suspensão total que vem reforçar o catálogo com um quadro de alumínio que tem um preço e características muito competitivas.

Não é igual a uma Epic 8, mas está muito próxima, e proporciona o conhecido efeito Specialized de adaptação imediata. 

A nova gama é composta por seis modelos, dois deles são hardtails. Os preços das versões de suspensão total oscilam entre 2.300€ e 3.600€, as versões rígidas oscilam entre os 1.400€ e 1.750€. A que testamos é a versão mais básica, montada com Shimano, embora a Specialized também tenha uma configuração SRAM. A bicicleta tem mudanças Shimano Deore, com uma cassete de 12 velocidades, e travões M4100 de duplo pistão e disco dianteiro de 180 mm. A suspensão é uma RockShox Recon com controlo de bloqueio direto na perna da suspensão. O amortecedor X-Fusion também tem um botão de controlo da compressão. Ambas as suspensões são discretas, mas proporcionam conforto.

Também aumentam o peso do conjunto, especialmente no caso da frente, com as suas barras de aço. No cômputo geral, a montagem da Chisel oferece todo o desempenho necessário, embora a gama de preços signifique que os componentes não podem ostentar materiais ou designs leves, o que prejudica o excelente peso do quadro. 

LEVEZA AO MÁXIMO 

A leveza é um dos aspetos que a Specialized mais valoriza e na apresentação deste modelo fez questão de a catalogar como a bicicleta de alumínio mais leve da sua classe. De todas as peças que compõem o quadro, uma das principais é o tubo do selim, fabricado numa só peça com o pedaleiro, através de hidroformagem, o que permitiu dispensar todas as camadas de soldadura que normalmente se encontram nesta zona num quadro de alumínio convencional. O mesmo acontece com os pontos de articulação do braço oscilante e do link, que também foram moldados com esta técnica, resultando numa zona intermédia da bicicleta muito leve.

Esta é a tecnologia D'Aluisio Smartweld, uma técnica patenteada da Specialized (em homenagem ao seu criador, Chris D'Aluisio) que se foca na forma como os tubos hidroformados e as suas soldaduras se sobrepõem, especialmente em áreas sob alta tensão, distribuindo melhor a pressão no material e permitindo o aligeiramento sem reduzir a resistência. A Specialized refere que o quadro pesa 2.720g, ou seja, é 18,4% mais leve que o seu concorrente mais próximo. A título de exemplo, o quadro Scott Spark Alloy pesa cerca de 3.290g (570g a mais) e o Trek Top Fuel Alloy sensivelmente 3.740g, mais 1.020g que o Chisel.

A Specialised anuncia que o quadro Chisel FS (2.720 g) é o mais leve e mais rápido no seu segmento em alumínio

INSPIRAÇÃO EPIC

O sistema de amortecimento Ride Dynamics e a geometria progressiva são claramente inspiradas na Epic 8, com a possibilidade de uma ligeira alteração geométrica através do Flip-Chip. Durante o seu desenvolvimento, a posição de pedalada foi objeto de grande atenção, razão pela qual o tubo do selim é muito vertical (atinge 75,5 graus). Também tem um ângulo de direção de 66,5 graus e um Reach de 445 mm no tamanho M, um valor não excessivamente longo, mas também não demasiado curto.

Nota-se que tentaram encontrar um equilíbrio semelhante ao da sua suspensão, em que o seu perfil cinemático ao nível do Leverage Ratio e do anti-squat ficou a meio caminho entre a nova Epic 8 e a anterior Epic EVO, tentando garantir que o desempenho a pedalar é muito bom e ajuda a bicicleta a avançar rapidamente quando carregamos nos cranques. Além disso, também visa adotar um comportamento lúdico quando queremos espremer ao máximo os 110 mm de curso traseiro (em conjunto com os 120 mm da suspensão). 

Vem montada com um espigão de selim telescópico, suspensão de 120 mm e pneus 29x2,35”. 

SPECIALIZED CLÁSSICA

A Chisel FS tem o comportamento clássico de qualquer Specialized: quando nos montamos nela pela primeira vez, sentimo-nos super confortáveis. A combinação da geometria e do sistema de amortecimento típico das bicicletas Epic com o quadro de alumínio cria uma bicicleta realmente rápida, reativa e divertida. Mesmo com esta especificação básica, é um ótimo modelo para os principiantes em XC irem mais rápido e mais longe. E com um quadro “leve” como base, pode ser facilmente atualizada para um BTT de competição, removendo peças de aço (como a suspensão) e instalando rodas mais leves, por exemplo. 

O DETALHE: FLIP CHIP

Tal como a Epic, a Chisel tem um Flip Chip para alterar a geometria. Localizado na fixação inferior do amortecedor, ao mudares a posição do Flip Chip da posição High para a Low, a pedaleira desce 6mm, e o ângulo de direção reduz 0,5 graus para proporcionar um comportamento mais estável e ágil nas descidas.

O melhor: Muito completa no seu conjunto. Bom quadro como base. 

A melhorar: Traz pneus com câmara-de-ar.

ASPETOS RELEVANTES:

  • Amortecedor traseiro eficiente, com um elevado valor de anti-squat que mantém a roda junto ao solo. A absorção nas descidas é correta, linear, com um comportamento adequado e que garante o máximo conforto desde que não seja utilizada de forma agressiva. 

 

  • O braço oscilante, ligeiramente flexível entre escoras superiores e inferiores, evita o uso dos habituais rolamentos e parafusos no pivot, com a poupança de peso e simplicidade técnica que isso implica. Estamos à espera de ver a sua durabilidade a longo prazo, já que o alumínio é um material mais suscetível à fadiga do que o carbono. 
  • Um detalhe de alto nível é o guarda-lamas simples, mas eficaz, que protege o espaço entre o braço oscilante e o tubo inferior. A passagem dos cabos, que transita de um lado para o outro neste ponto, está coberta, evitando assim a entrada de lama ou água no quadro. O protetor de borracha da escora é feito à medida.

 

FICHA TÉCNICA

QUADRO: Alumínio M5 D’Aluisio Smartweld.
AMORTECEDOR: X-Fusion PRO-02. 40x190 mm.
SUSPENSÃO: RockShox Recon Silver RL. 120 mm curso.
PEDALEIRO: Cranques de alumínio. 170 mm. Prato 32 dentes.
DESVIADOR: Shimano Deores.
MANÍPULO: Shimano Deore.
CASSETE: Shimano Deore. 10-51.
CORRENTE: KMC X12EPT.
TRAVÕES: Shimano M4100. Discos 160 mm.
AVANÇO: Specialized. 7º. 60 mm.
GUIADOR: Specialized alumínio. 760 mm. 20 mm elevação
PUNHOS: Specialized Trail.
SELIM: Specialized Power Sport 143.
ESPIGÃO DE SELIM: TranzX Dropper. 125 mm curso.
CUBOS: Shimano MT410-B. 28 raios.
RODAS: Specialized alumínio. 27 mm interno.
PNEUS: Specialized Ground Control T5 2,35” / Specialized Fast Trak Control T5 2,35”.
PESO: 13,77 kg (tamanho M, sem pedais).
TAMANHOS: XS / S / M / L / XL.
PREÇO: 2.300 €.

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