comitium

TESTE sapatos Scott MTB Comp Boa

Testámos uns dos sapatos da Scott com melhor relação qualidade/preço. Se não queres gastar uma fortuna e já ter acesso a um aperto BOA L6 e a uns sapatos bem construídos e com acabamentos de qualidade, vê estes Comp da Scott.

Alexandre Silva

TESTE sapatos Scott MTB Comp Boa
TESTE sapatos Scott MTB Comp Boa

Os MTB Comp Boa são a proposta de gama média para a vertente de XC por parte da Scott. Nesta gama já temos direito a aperto BOA L6, uma sola mista de nylon, compósito de fibra de vidro e borracha Sticki Race, um composto mais aderente que facilita a nossa vida quando metemos os pés no chão!

A parte superior do sapato é em Poliuretano sintético com perfurações para ventilação. A zona da biqueira e do calcanhar são devidamente reforçadas com um material mais duro e resistente à abrasão. E no geral, formam um conjunto discreto, nesta cor preta, que certamente agradará a muitos, pois combina com qualquer equipamento ou cor de bicicleta. Para os mais atrevidos, a Scott disponibiliza outras combinações de cor

image1
 

O revestimento da sola é composto por borracha convenientemente batizada de Sticki Race, ou não fosse o objetivo aderir melhor que uma borracha convencional. E de fato é fácil perceber isso mesmo. Durante o tempo em que testámos estes Scott, tivemos de desmontar em zonas em que o terreno nem sempre oferecia aderência suficiente (como pontes em madeira molhada, zonas de pedra e raízes com a humidade caraterística de Sintra e aquelas zonas de lama em Monsanto).

Onde alguns sapatos mais “racing” normalmente nos deixam “em sentido”, com estes Comp sentimos mais confiança em pisos escorregadios. Não é marketing, funciona mesmo!

A sola em nylon e fibra confere um índice de rigidez 6, um bom compromisso entre a transmissão de potência e um pouco de conforto e flexibilidade quando caminhamos. O conforto é igualmente garantido pelo formato do sapato, relativamente simples para poder “albergar” diferentes formatos de pés - sem ser demasiado específico para um formato ou outro. O nível de acolchoamento é elevado, contribuindo para o grande conforto que proporcionam, mesmo fora da bicicleta e ao fim de várias horas em cima deles. O reverso da medalha é que no pico do verão não serão os mais indicados. A ventilação existe, mas é apenas suficiente agora, com as temperaturas mais baixas. Acima dos 30 graus de temperatura ambiente será melhor compensar com umas meias muito finas ou ter um par de sapatos mais fresco caso sofram com calor nos pés. 

image2
 

Todas estas caraterísticas e o modo como resultam na prática, fazem com que estes Comp sejam indicados para quem procura um sapato para um uso XC a Trail, em que algum/bastante tempo é passado fora da bike a tentar transpor alguns obstáculos ou zonas escorregadias e irregulares em que temos de passar desmontados; para quem procura conforto em utilizações longas e não está muito preocupado em ter um sapato muito leve ou rígido; e para quem quer já ter as vantagens de um aperto BOA e uma sola de qualidade por um preço acessível.

Ficha técnica:

  • Peso: 755g o par (sem cleats, tam. 45)
  • Preço: 119,99€
  • Tamanhos disponíveis: 40 a 48
  • Cores: azul metálico/preto; preto mate/amarelo sulfúrico; preto mate/prata; verde terra/preto; vermelho/preto
  • Site: www.jasma.pt 

 

Pontos a favor:

  • Conforto elevado
  • Aderência da sola
  • Estética cuidada 
  • Acabamentos 

Pontos a rever:

  • Poderão ser um pouco quentes no Verão

Arquivado em:

TESTE EXCLUSIVO: Scott Patron eRide

Relacionado

TESTE EXCLUSIVO: Scott Patron eRide

TESTE óculos Scott Sport Shield

Relacionado

TESTE óculos Scott Sport Shield

Teste: nova Scott Spark 2022

Relacionado

Teste: nova Scott Spark 2022

Teste Scott Addict eRide 10 (com vídeo)

Relacionado

Teste Scott Addict eRide 10 (com vídeo)