Conselhos de compra

TESTE: Mondraker Crusher RR

Será que já existe uma e-bike Mondraker com motor, desviador e travões Shimano e suspensão Öhlins? Sim, existe e é a Crusher, com ADN da Crafty e algumas melhorias em relação à sua irmã gémea.

Julio Vicioso // Fotos: César Cabrera

5 minutos

Já testámos a Mondraker Crusher RR

Lançada depois da Crafty, a Crusher é composta por três modelos, todos equipados com a última geração dos motores Shimano EP8 ou EP801. Atualmente, o mercado das eMTB é dominado pela presença dos motores Bosch em várias marcas, incluindo a Mondraker, que é um dos parceiros do fabricante alemão, e pelos motores Brose específicos que equipam a Turbo Levo da Specialized.

A Shimano tem-se posicionado nesta batalha como “a outra marca”, mas tem argumentos de sobra para promover o seu produto, embora ainda precise de se esforçar mais a divulgar a qualidade dos seus motores, algo que nem a melhor campanha de marketing consegue. A Mondraker viu claramente que a lacuna existe e, sob o molde de sucesso da conhecida Crafty, criou uma irmã gémea, que pode ou não ser mais bonita, dependendo do teu gosto pessoal.

QUASE IGUAIS

A gama Crusher é composta por três modelos, e a versão mais básica custa 5.999 euros, equipada com suspensão FOX 38 e transmissão SRAM GX. O modelo intermédio, Crusher R, dá um salto qualitativo graças à suspensão Öhlins, um desviador traseiro SRAM X01 e travões SRAM Code (custa 7.299 euros). O modelo topo de gama é o que pudemos testar na BIKE, no qual para além da suspensão Öhlins, a Mondraker conseguiu aquela que é provavelmente a sua bicicleta equipada com mais componentes Shimano de toda a gama, já que juntamente com o EP8, podemos encontrar os cranques XT, o desviador traseiro Shimano Deore XT Di2, ou os travões Deore XT de 4 pistões. 

Como curiosidade, a Crusher RR tem o sistema FreeShift da Shimano, que permite que a corrente seja posicionada no carreto que programamos quando paramos num semáforo, por exemplo, e assim podermos sempre reiniciar o andamento na mudança que quisermos.

NÃO MUDES O QUE FUNCIONA 

A base da Crusher é o seu quadro em fibra de carbono Stealth em todo o triângulo principal, combinado com um triângulo traseiro em alumínio, que dá vida aos seus 150 mm de curso graças a um amortecedor Öhlins TTX Air. É inegável que o Shimano EP8 fica muito bem neste quadro refinado, conseguindo formas mais compactas e reduzindo a “barriga” que o Bosch GEN4 provoca na Crafty devido ao seu maior tamanho. Tivemos a sorte de ter experimentado também o EP801 antes de a Shimano lançar a sua atualização de firmware “específica para competição”, concebida para dar mais “genialidade” ao seu motor, por isso pudemos pedalar com ambas as especificações durante semanas. 

Estas melhorias são muito úteis, sobretudo se o EP801 quiser competir com a Bosch, já que em certos aspetos a Shimano é superior à sua concorrente. Um deles, e o mais evidente, é o seu tamanho mais compacto, o que lhe permite integrar-se melhor em qualquer bicicleta. Além disso, a presença de magnésio nesta segunda geração permite um melhor controlo da temperatura e um fornecimento constante da potência oferecida pelo motor. Além disso, o argumento do peso joga a favor do motor japonês (pesa cerca de 2,6 kg).

UMA CRAFTY COM MOTOR SHIMANO? SIM, É A CRUSHER!

Eletrónica em ambos os lados do guiador, com o comando Shimano SW-EN600-L no lado esquerdo e o comando do desviador traseiro Di2 no lado direito. Ambos são muito ergonómicos e o modo de controlo é intuitivo e fácil de usar.

 

ENDURO E ALL MOUNTAIN 

É difícil definir a Crusher numa única categoria. De facto, tanto a poderíamos catalogar como uma ebike de All Mountain como de Enduro. Para além das categorias, a Crusher é a bicicleta elétrica que recomendaríamos a um amigo que gosta de fazer tudo.

Claro que é uma bicicleta de 150-160mm com a qual te podes lançar em percursos de enduro, e para isso não tens de mudar nada da forma como a bicicleta está montada de série, nem mesmo os pneus, uns Maxxis Minion DHF 2.6. As suspensões Öhlins são uma das mais-valias desta Crusher, um elemento diferenciador para quem quer e pode ter suspensões que elevam as prestações desta Mondraker. 

ALEGRIAS E NÃO SÓ...

Talvez seja algo que só nos tenha acontecido, mas já tivemos outras bicicletas Mondraker nas nossas mãos que tiveram algum rangido na direção que parece vir da caixa Acros montada pela marca. Esta caixa de direção tem também um twist lock, que não nos convenceu particularmente, embora reconheçamos o seu lado prático dado que evita pancadas e danos no tubo superior do quadro.

E, finalmente, entre as limitações que encontramos na Crusher está a sua bateria não removível, embora saibamos que tem os seus defensores e detratores, mas é um facto relevante e que o futuro comprador tem de avaliar. Em todo o caso, há muitos mais pontos positivos, com um pacote global excecional, tanto a nível conceptual (Shimano+Öhlins) como a nível de comportamento, que fazem da Crusher uma bicicleta com uma avaliação muito elevada. 

A SUA BATERIA TEM 720WH E SE OTIMIZARMOS A ASSISTÊNCIA, A CRUSHER PERMITE GRANDES AUTONOMIAS.

ÖHLINS 

Uma das características distintivas da Mondraker Crusher nesta versão é a adoção da marca sueca Öhlins, tanto à frente com a suspensão RXF38 como com o amortecedor traseiro TTX Air que possui uma patilha de compressão de alta velocidade com modo “climb” (semi-bloqueado), compressão de baixa velocidade, rebound e pré-carga de ar. 

RESPOSTA DA SHIMANO: NOVO FIRMWARE

A Shimano lançou recentemente o novo firmware Race Specific, que consiste em dar um carácter mais “racing” aos seus motores EP801 e EP600. Com esta nova atualização, o nível máximo de assistência do motor é agora ainda mais elevado, atingindo um nível de assistência de 400% com facilidade quando nos deslocamos no modo BOOST. A partir do ecrã, podemos passar entre 7 níveis de assistência (1 de 7 em ECO - cor azul no ecrã), 2 a 6 em TRAIL (cor verde no ecrã) e 7 ou máximo com 400% de apoio à nossa pedalada em BOOST (cor amarela no ecrã). Todas as bicicletas produzidas desde o passado mês de julho de 2024 têm este novo firmware, enquanto os motores anteriores a essa data terão de ser atualizados através de um Shimano Service Center ou de um revendedor autorizado. Também já foi atualizada a aplicação para smartphone E-TUBE PROJECT Cyclist da Shimano que permite a personalização das definições diretamente.

Graças a esta configuração “Race Ready”, a Shimano dá mais “força” aos seus sistemas Steps no modo BOOST e podes personalizar a forma como o sistema EP801 corta a assistência quando atinges os 25 km/h, quer queiras uma redução mais natural para um corte suave ou queiras maximizar a assistência até atingires o corte. Na bicicleta que testámos, encontrámos sempre uma pequena diferença entre 25,4/25,6 km/h, e não excluímos que se trate de um caso isolado.

Pensando também no lado mais competitivo, e ao estilo do seu concorrente direto Bosch, agora a assistência é prolongada quando paramos de pedalar, como se fosse um apoio extra quando deixamos de exercer força, ao subir degraus, por exemplo. A duração deste modo de assistência alargada pode ser personalizada entre curta, média e longa, para que possa ser ajustada de acordo com o terreno, as necessidades específicas da corrida ou o que se adequar ao nosso estilo de condução.

O melhor: A sua cor castanha é espetacular ao vivo. Desempenho geral. Suspensão. 

A melhorar: A direção Acros e o seu batente de rotação não nos convencem.

 

FICHA TÉCNICA

  • Quadro: Stealth Air Carbon triângulo frontal, Stealth Alloy triângulo traseiro.
  • Amortecedor: Öhlins TTX Air 205X65mm.
  • Suspensão: Öhlins RXF 38 M.2 29, 160mm, TTX18 cartucho Twin Tube.
  • Pedaleiro: Shimano Steps XT 165mm.
  • Desviador: Shimano Deore XT M8150-GS Di2 12v.
  • Manípulo de mudanças: Shimano XT Di2 .
  • Cassete: Shimano Deore XT M8100, 10-51 12v.
  • Corrente: Shimano Deore XT M8100.
  • Travões: Shimano Deore XT 4 pistões, Ice-Tech 203mm Center Lock.
  • Direção: Acros AZF-601 R1 Block Lock 120°.
  • Avanço: ONOFF Krypton FG 30mm.
  • Guiador: ONOFF Krypton Carbon 1.0, elevação: 25mm, largura: 800mm.
  • Punhos: ONOFF Desert.
  • Selim: FIZIK Terra Aidon X5 145mm.
  • Espigão de selim: ONOFF Pija120-150mm.
  • Rodas: Mavic E-Deemax S 29.
  • Pneus: Dianteiro Maxxis Minion DHF 29x2,6; traseiro Maxxis Minion DHF 29x2,6.
  • Peso: 23,50 kg (tamanho M, sem pedais).
  • Tamanhos: S, M, L, XL.
  • Preço: 8.299€.

Poderás encontrar mais informações em mondraker.com.

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