Conselhos de compra

TESTE: GPS Garmin Edge 1050

Testámos o Garmin Edge 1050, um GPS que inclui um novo chassis e possui um altifalante que permite ouvir as instruções de navegação bem como sinais sonoros.

WWW.MOUNTAINBIKES.PT

3 minutos

Testámos o GPS Garmin Edge 1050

A Garmin tem vindo a consolidar ao longo dos anos a sua posição de líder no segmento dos ciclocomputadores GPS com diferentes modelos que se tornaram verdadeiras referências, desde o Edge 205 que apareceu há quase 20 anos, passando pelo Edge 800 em 2010, o primeiro com mapas a cores e touchscreen, o mítico 1030 lançado em 2017 ou o 530/830 que apareceu em 2019, antes de chegar ao recente Edge 1040 e aos Edge 540 e 840 que chegaram ao mercado há apenas dois anos em ambos os casos, os seus primeiros dispositivos com função de carregamento solar. Obviamente, durante todos estes anos assistimos a outros lançamentos menores e melhorias em modelos existentes, embora a maior parte da sua gama se reflita nestas versões mencionadas acima.

A Garmin Iberia convidou-nos a ir a Barcelona para conhecer em exclusivo o novo Edge 1050, que inclui várias melhorias e novas funcionalidades para continuar a manter a sua posição de referência em dispositivos de gama alta. A primeira coisa que chama a atenção no Edge 1050 quando pegamos nele não é o seu peso, mas as suas formas angulares que se afastam dos modelos anteriores. Pouco depois de o segurarmos nas mãos, e de forma intuitiva, vemos que os dois botões inferiores mudaram. A Garmin optou por botões de metal muito nítidos quando operados, juntamente com a tampa de borracha que cobre a porta de carregamento USB-C, como sempre. Também nos chamou a atenção o facto de o sistema de fixação ser finalmente amovível e substituível por alguns pequenos parafusos em caso de queda ou choque.

Está equipado com um ecrã tátil LED de 3,5” que pode ser ajustado de acordo com a luz ambiente. Todos os gráficos foram melhorados e a navegação no dispositivo é mais rápida do que nos dispositivos anteriores. A Garmin afirma que a resistência à água IPX7 é igual à do Edge 1040 e, o que é mais importante, permite até 60 horas de duração da bateria no modo económico e 20 horas no modo intensivo com consumo máximo de bateria. Tem ligações ANT, Bluetooth e Wi-Fi.

Uma das inovações mais marcantes do Edge 1050 é o seu altifalante integrado, que permite indicações de navegação. E, como curiosidade, traz uma campainha de bicicleta integrada com o som das “sinetas” tradicionais, algo que não deve ser descurado. As indicações áudio, tal como num smartphone, podem ser escolhidas entre diferentes opções, masculinas ou femininas. Dispõe ainda de uma nova função que permite avisar se surgirem perigos ao longo do percurso, quer sejam animais, obras na estrada, etc., à semelhança da aplicação Waze, que muitos de nós utilizamos no carro. Estes avisos são automaticamente comunicados a outros utilizadores Garmin que circulem na zona. Após um determinado período, e se os utilizadores não continuarem a comunicar o incidente, por exemplo, gravilha numa curva ou um carro avariado numa berma, este aviso desaparece do nosso ecrã. Outra novidade é que podemos ver graficamente o tipo de terreno em que andámos, quer seja montanha ou estrada.

Em termos de navegação, podemos agora criar rotas diretamente no dispositivo ponto a ponto (como se fosse a partir do Garmin Connect) ou enviar uma localização a partir da aplicação de mapas iOS e esta criará uma rota direta para o destino. Há mais novidades, como a possibilidade de apagar ou descarregar mapas através de WiFi, para otimizar o espaço ou ter apenas as zonas que nos interessam, assim como atualizá-lo. Encontrar as tuas rotas é agora mais fácil e intuitivo, com a possibilidade de escolher por distância ou outros filtros. O Edge 1050 inclui ainda planos de treino gratuitos, que podem ser utilizados para te preparares para uma competição ou para atingires objetivos pessoais. Oferece sessões personalizadas que têm em conta o desempenho e a recuperação de um ciclista, tornando cada treino mais inteligente e eficaz. Com o PowerGuide no novo Garmin, podes fazer com que tenha em conta variáveis como o vento e a resistência, personalizando o teu percurso e a forma como chegas ao fim do mesmo. Uma das opções é poder ver ao vivo no teu ecrã a “classificação” ou os tempos do troço que estás a fazer, ou receber os resultados no próprio GPS. Outras contribuições do Edge 1050 são a inclusão do Garmin Pay para fazer pagamentos diretamente com o dispositivo, ou a possibilidade de partilhar ficheiros com outros Garmins de forma muito fácil.

O melhor. Novas funcionalidades e rapidez do sistema

A melhorar. Preço elevado.

[CARACTERÍSTICAS] Até 60 horas de autonomia, ecrã táctil de 3,5”. [OPÇÕES] Apenas uma versão a cores [PESO] 161 g, mais elevado do que o 1040 (126 g) devido a uma bateria ligeiramente maior e a um chassis metálico. [PREÇO] 749,99 EUROS. [+ INFO] www.garmin.com

Etiquetas:

Relacionados