comitium

TESTE capacete Lazer Cage Kineticore

O novo capacete Kazer Cage surge com vontade de criar impacto no mercado através de alguns princípios e credenciais únicos. Começa por ser o primeiro capacete integral a obter a classificação máxima no Instituto Virginia Tech, o que significa que cumpre com distinção os critérios de proteção da cabeça contra impactos não só lineares como rotacionais.

Alexandre Silva

TESTE capacete Lazer Cage Kineticore
TESTE capacete Lazer Cage Kineticore

O sistema de aperto usa uma fivela magnética, desenvolvida pela Fidlock, marca que criou também a conhecida “grade” de bidon que consiste apenas numa pequena peça e respetivo bidon. O aperto é fácil e intuitivo e o próprio íman ajuda a fechar sem termos de saber exatamente o que estamos a fazer. E para abrir também é fácil, basta deslizar lateralmente para lados opostos as duas partes da fivela. 

Estruturalmente, conta com um revestimento externo em fibra de vidro reforçado com carbono. Além disso, temm certificação ASTM para DH. A proteção do queixo é fixa, bem como a pala. E isso, como veremos adiante, é o único senão deste capacete. 

O sistema de proteção contra impactos deste capacete é o Kineticore. De há uns anos a esta parte, os capacetes começaram a empregar tecnologias que protegem a cabeça, nomeadamente o cérebro, contra a força rotacional que é exercida quando o capacete (que está em movimento) embate numa superfície que está fixa (o solo). O MIPS é um dos mais conhecidos, e no caso da Lazer a solução encontrada foi criar blocos de espuma EPS que se deformam permitindo uma desaceleração gradual da cabeça. Chama-se Kineticore e uma das suas vantagens é estar integrada no capacete, não sendo portanto um elemento adicionado à posteriori. E, segundo a marca, poupa-se peso e plástico e ganha-se em ventilação. Se quiseres ver um video a explicar o funcionamento deste sistema, vai a https://www.lazersport.com/pt/kineticore/impacto-rotacional.

Lazer 3
 

O Cage está abrangido pelo programa de substituição em caso de colisão. Num período de 3 anos após a compra do capacete, qualquer utilizador poderá comprar um novo com desconto de 50% entregando o exemplar danificado na queda. 

LEVE, VENTILADO E CONFORTÁVEL

Estes são os principais atributos do Cage. Para garantir ventilação, conta com várias aberturas e o próprio forro não é excessivo. É suficiente para ser confortável e para sentirmos que não estamos em contato com nenhuma superfície dura do capacete. E por isso é daqueles capacetes que não precisamos de retirar da cabeça quando temos de regressar ao topo da subida. Talvez no verão, com muito calor, seja melhor. Mas fora isso aguenta-se bem sem nos fazer suar. Ergonomicamente é confortável e, para se adaptar a pequenas diferenças de morfologia pessoal, conta com dois conjuntos de esponjas da zona lateral maxilar, um ligeiramente mais espesso que o outro para que o ajuste seja ideal. 

Lazer 2
 

NO TERRENO

O fato de ser leve (890g no tam. M testado) e bem ajustado, faz com que se mantenha sempre no sítio mesmo nas descidas mais trepidantes. E a segurança está garantida pelo resultado obtido nos testes já mencionados no início. Não o utilizaríamos em puro DH (apesar de ser certificado para isso) apenas pelo feeling. Nesse aspeto nós, e a maioria dos riders, prefere capacetes mais fechados e robustos. Resta apenas mencionar o aspeto menos positivo deste capacete; o fato de a pala não ser ajustável. A posição em que está não representa um problema na maioria das situações. Mas quando vamos a descer trilhos inclinados e queremos olhar um pouco mais adiante, a pala corta-nos o campo de visão. Não é dramático, mas incomoda nessas situações e por isso deve ser mencionado. Olhando para a concorrência, a maioria ou tem pala ajustável ou, quando é fixa, vem num ângulo mais pronunciado para ampliar o campo de visão. 

Em termos de goggles, experimentámos com diferentes modelos e nenhum foi um problema em termos de compatibilidade. Não sendo desenhado para andar com óculos, existe bastante espaço para as hastes entrarem com facilidade e sem se fazerem sentir. 

Em suma, o Cage é um capacete muito bem desenhado, super seguro, leve e confortável, com um preço competitivo e com tecnologias e características de topo. Só fica penalizado pela questão da pala. 

Destaques positivos: Estética, acabamentos, leveza, ventilação, tecnologias e fivela intuitiva.

Pontos a melhorar: Pala não ajustável interfere com campo de visão

Preço: 279.99 Euros 

Distribuidor: Sociedade Comercial do Vouga (scvouga.pt)

Site: www.lazersport.com 

Arquivado em:

Lazer apresenta o novo capacete integral Cage KinetiCore

Relacionado

Lazer apresenta o novo capacete integral Cage KinetiCore

Novos capacetes Coyote e Impala da Lazer

Relacionado

Novos capacetes Coyote e Impala da Lazer

Lazer apresenta um novo capacete: o Jackal

Relacionado

Lazer apresenta um novo capacete: o Jackal

Lazer Century - Edição especial

Relacionado

Lazer Century - Edição especial

TESTE capacete Scott ARX

Relacionado

TESTE capacete Scott ARX