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Testámos a nova Canyon Aeroad CFR Di2

A Canyon Aeroad de nova geração é mais leve e mais aerodinâmica. No fundo, é um modelo ainda mais completo com o qual podemos atingir velocidades muito elevadas.

José Luis Arce. Fotos: César Cabrera

6 minutos

Testámos a nova Canyon Aeroad CFR Di2

A Canyon renovou a sua bicicleta mais famosa a nível comercial e desportivo, a favorita do atual campeão do mundo Mathieu van der Poel e também utilizada pelos ciclistas das equipas Alpecin-Deceuninck, Canyon/SRAM Racing e Movistar Team. A quarta geração da Aeroad tem uma aerodinâmica melhorada, está mais leve e pretende ser a bicicleta mais rápida do pelotão profissional. O novo quadro é mais refinado e mais absorvente verticalmente, e reduziu a maioria das secções traseiras, mas com uma aerodinâmica superior na frente.

A perda de eficiência do vento na traseira é compensada por um ganho na frente graças a uma forqueta mais fina, permitindo que a nova Aeroad mantenha a sua elevada capacidade aerodinâmica enquanto melhora a sua relação peso/rigidez. O volume na zona do movimento pedaleiro e das escoras é reduzido e o perfil do tubo inferior também é menor, ganhando em comprimento para não perder a rigidez lateral na traseira. A junção entre as escoras e o tubo do selim também foi alterada para conseguir uma melhor distribuição da força máxima a que está sujeita.

O tubo inferior e o tubo da direção também foram aperfeiçoados, sendo a perda de rigidez compensada pelo engrossamento do tubo superior. O peso oficial do quadro em tamanho médio, com a pintura mais leve - denominada Stealth - e acessórios é de 960 gramas, menos 30 gramas que a geração anterior. A forqueta é 10 gramas mais leve, somando 40 gramas de poupança no total.

Esta peça foi afunilada, mantendo um perfil homogéneo, para melhorar o seu impacto aerodinâmico. Os dropouts da forqueta estão equipados com inserções de borracha para evitar danos quando a forqueta bate no chão, quer seja para retirar a bicicleta de um veículo ou para reparar um furo. O rolamento inferior da direção assenta num copo de titânio, e o rolamento superior Acros - feito de aço e cerâmica - é mais estanque e resistente. A direção recebe novos vedantes de rebordo duplo para uma melhor proteção.

MAIS NOVIDADES 

A Canyon presta muita atenção ao design, dando a esta nova geração elementos mais nítidos, mais refinados e mais agressivos. Os dropouts têm roscas ocultas, a fixação do desviador é agora removível, a escora direita tem uma placa de proteção e o íman necessário para os medidores de potência Shimano está integrado na escora, junto à estrutura do pedaleiro Press-Fit.

A secção mais pequena do tubo do selim significa que o espigão é menos perfilado. Agora tem uma nova cabeça de selim com dois ajustes independentes: um para a inclinação do selim e outro para o avanço e aperto do selim. Duas pequenas roscas permitem a fixação de acessórios, como uma luz de segurança ou uma bolsa, e o espigão de selim standard é oferecido com 10 mm de recuo, mas uma versão reta também estará disponível. O aperto do espigão do selim é mantido no lugar pela parte superior do top tube.

GEOMETRIA 

A Ultimate e a Aeroad partilham a mesma geometria, mas a forma mais retangular da Aeroad transmite rigidez, mas menos conforto. A sua relação stack/reach próxima de 1,4, o tubo da direção e o tubo superior relativamente longos e os ângulos moderados da direção e do selim denotam o seu carácter desportivo sem ser demasiado radical e suscetível de provocar reações bruscas.

As escoras são proporcionais aos tamanhos, mais longas nas bicicletas maiores do que nas mais pequenas, para que os ciclistas mais baixos beneficiem de uma traseira rígida e ágil, e os ciclistas mais altos tenham uma bicicleta mais estável quando andam a alta velocidade.

O novo cockpit, denominado PACE Bar, tem 20 mm de ajuste de altura, mais 5 mm do que anteriormente, e permite que a largura seja alterada de 37 para 42 cm em incrementos de 2,5 cm. As extremidades do guiador podem agora ser facilmente removidas por completo e, como novidade, podem ser substituídas por outras mais aerodinâmicas sem ter de remover as mangueiras dos travões. Esta alternativa é mais fechada, oferecendo três larguras ajustáveis - de 35 a 40 cm -, um drop menor - 105 mm em comparação com 130 mm - e um alcance 10 mm mais longo para as manetes em comparação com a curvatura clássica.

Para além de uma vantagem teórica de até 14 watts quando se pedala a 45 km/h na mesma posição, há também a mudança ergonómica: as manetes são mais inclinadas para o interior e as pontas são mais proeminentes para o exterior, com uma abertura lateral - denominada flare - de 19º, dando maior liberdade de movimento ao balançar a bicicleta para os lados quando se pedala de pé.

O conjunto PACE BAR tem um sistema de fixação central chamado Gear Groove, onde podes colocar um suporte para o teu ciclo computador, telemóvel ou o inovador acessório de triatlo ou contrarrelógio PACE T-Bar, ideal para os triatletas ou ciclistas terem uma única bicicleta para várias especialidades. O conjunto composto por quadro, forqueta, direção, avanço, guiador e espigão de selim pesa 2.070 gramas. Graças ao novo design do quadro Aeroad, a Canyon pode agora instalar rodas de perfil mais baixo, de 62 a 50 mm, o que reduz o peso em mais de 200 g e melhora a aerodinâmica, facilitando as acelerações e as subidas.

VELOCIDADE MÁXIMA 

Esta Canyon Aeroad CFR com o Shimano Dura-Ace Di2 inclui medidor de potência e rodas DT Swiss ARC 1100 de 50 mm. Pesa exatamente 7.05 kg no tamanho S, sem pedais e acessórios, mas com pneus tubeless, válvulas e selante. A alavanca de bloqueio do eixo da roda inclui uma cabeça torx T25 com a qual podemos apertar todos os componentes e pesa 32g.

Cada grade de bidon Lightweight Carbon pesa 14g, a luz traseira integrada 24g e o suporte do ciclocomputador 31g. A nova Aeroad partilha a geometria Pro Sport com a Ultimate. É fácil de manobrar, nobre, mas não desajeitada, responde com agilidade e mantém a inércia em terrenos rápidos, tornando-se equilibrada e versátil. É mais leve e mais confortável, e mantém a sua aerodinâmica e rigidez. 

Tem espaço para pneus até 32 mm, embora a Canyon opte por um pneu dianteiro de 25 mm - mais aerodinâmico e mais leve - e um traseiro de 28 mm - mais cómodo e volumoso - para distribuir o peso na bicicleta. A marca alemã opta pela especialização e mantém no seu catálogo três tipos de bicicletas de estrada, todas renovadas em apenas duas temporadas: a Endurace de granfondo, a trepadora Ultimate e esta Aeroad, ao contrário de outras marcas que optam por fundir num só modelo as suas bicicletas trepadoras e aero.

A Canyon afirma que esta nova versão da Aeroad é, uma vez mais, a bicicleta mais rápida do pelotão profissional, com uma vantagem aerodinâmica de 2,5 watts sobre a sua rival mais próxima, após comparação no túnel de vento da GST a uma velocidade simulada de 45 km/h, com rodas DT Swiss ARC 1100 de 50 mm equipadas com pneus Schwalbe Pro One TLE de 25 mm e 28 mm, com as pernas de um manequim e sem bidons.

Está disponível em seis modelos segmentados em dois níveis. O CFR - Canyon Factory Racing - vem equipado com o grupo Shimano Dura-Ace Di2 ou com o novo SRAM Red AXS, e o CF SLX, cujo quadro é cerca de cem gramas mais pesado, dispõe de quatro configurações com transmissões eletrónicas - Shimano Ultegra Di2 ou 105 Di2, e SRAM Force AXS ou Rival AXS - e um preço muito competitivo graças ao seu modelo exclusivo de venda online.

DETALHES

  • PONTEIRAS AERO. A rosca dos eixos passantes está escondida dentro dos dropouts do quadro e da forqueta, substituindo a proteção da geração anterior para conseguir uma estética minimalista e um desempenho superior.
  • PACE BAR. O novo cockpit Performance Adaptive permite um maior ajuste lateral e vertical, sendo possível substituir as suas extremidades por outras mais aerodinâmicas e, graças à fixação central Gear Groove, fixar extensores de triatlo.
  • INTEGRAÇÃO MÁXIMA. O íman que acompanha o medidor de potência Shimano está perfeitamente integrado na escora direita. Se a tua Aeroad não tiver um medidor de potência, podes retirar o íman do interior da escora, removendo o eixo pedaleiro.

Aspetos positivos: Polivalência + Mais leve e aerodinâmica + Personalização do guiador integrado PACE Bar.  

Aspetos a melhorar: O cockpit integrado limita outras opções + Não inclui Aero drops 

DADOS

  • Preço: 8.949 € 
  • Peso: 7,05 kg (tamanho S, sem pedais) 
  • Grupo: Shimano Dura-Ace Di2 
  • Rodas: DT Swiss ARC 1100 Dicut 

Poderás encontrar mais informações em canyon.com

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