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Testámos a décima geração da Giant TCR

Quase três décadas após a Giant TCR mudar o rumo das bicicletas de estrada, testámos em exclusivo a nova geração.

Miguel Ángel Sáez

5 minutos

Testámos a décima geração da Giant TCR

A primeira versão da Giant TCR (Total Compact Road) foi apresentada há 28 anos. Foi uma bicicleta de estrada revolucionária que implicou uma mudança drástica na indústria do ciclismo e, sobretudo, na maneira de desenhar os quadros. Tudo graças a uma geometria super compacta e inovadora naquela época. 

Se acompanhas a revista Ciclismo a fundo isto para ti não é novidade, mas se entraste nos meandros da modalidade há relativamente pouco tempo, se referirmos que foi a bicicleta usada pela equipa ONCE, talvez consigas lembrar-te das icónicas bicicletas usadas pela formação espanhola. Nessa altura, a TCR era o pináculo em termos de aerodinâmica, rigidez e manobrabilidade. 

DÉCIMA GERAÇÃO DA GIANT TCR

A sigla TCR sempre foi sinónimo de reatividade, leveza e velocidade. Estas características fizeram com que este modelo da Giant fosse uma das bicicletas mais vendidas (mais de um milhão de unidades em todo o mundo), tendo também sido usada por 10 equipas de topo. 

Esta nova geração mantém intacto o carácter de bicicleta explosiva e trepadora. Além disso, a marca taiwanesa melhorou aspetos como o peso, a rigidez e a aerodinâmica, fazendo com que seja, dentro do seu segmento, uma bicicleta realmente excecional. 

Esteticamente não é muito diferente da versão anterior, com o seu espigão de selim integrado e o pedaleiro sobredimensionado Powercore de 85 mm. Em todo o caso, a nova TCR deu um salto qualitativo impressionante, como provam os dados que iremos referir. 

A BICICLETA MAIS LEVE CONSTRUÍDA PELA GIANT

Durante a apresentação que decorreu na sede da Giant em Taichung, foram reveladas as principais melhorias, incluindo o peso. O quadro no tamanho M pesa somente 690g, ou seja, é 75g mais leve do que a geração anterior, portanto uma bicicleta topo de gama totalmente equipada pesa 6,4 kg. 

O processo de construção do quadro foi otimizado, nomeadamente o corte das fibras de carbono que passaram a adotar o sistema Cold Blade Cutting (corte a frio), o que proporciona uma maior precisão. Isto também permite uma poupança em termos de carbono. 

A superfície total da bicicleta também foi reduzida 2%, sendo agora um pouco mais estilizada, eliminando zonas desnecessárias. Além disso, as zonas centrais foram estruturalmente reforçadas, para um maior equilíbrio entre rigidez e leveza. 

O corte a frio dos painéis de carbono permite mais precisão, baixando ligeiramente o peso.  

A MAIS RÍGIDA CONSTRUÍDA ATÉ HOJE

As fibras de carbono estão configuradas de uma forma diferente neste novo quadro TCR, para maior rigidez. Para tal, foram usadas lâminas mais largas, o que reduz a sua sobreposição. 

Nesta décima geração da TCR, o quadro tem 270 painéis de carbono, ou seja, menos 10% do que na versão anterior. Além disso, o triângulo dianteiro forma uma estrutura única, o que proporciona rigidez e precisão na condução. 

A Giant também assegura que esta é a bicicleta mais eficiente que já produziu, sobretudo ao nível do rácio entre a força aplicada na bicicleta e o desempenho resultante, medido em velocidade de deslocação. 

RODAS CADEX MAX 40

Obviamente nesta equação entram as rodas Cadex, a marca de componentes que a Giant criou em 2019 e que representa o pináculo em termos de evolução. A versão topo de gama da Giant TCR vem montada com as novas rodas Cadex Max 40, que pesam somente 1.249 gramas e são totalmente fabricadas em carbono. 

Têm 40 mm de perfil, são aerodinâmicas, têm uma largura interna de 22,4 mm, o que permite instalar pneus largos e curvar melhor. 

Apesar de os raios também serem de carbono, podem ser reapertados a partir da parte interna do aro. Os raios da direita são independentes dos da esquerda, por isso em caso de queda ou acidente não será necessário substituir toda a roda, como acontece em alguns modelos de marcas rivais. 

Estas rodas Cadex estão equipadas com os também novos pneus Cadex Race GC Tubeless, que pesam 219g e têm um composto de borracha duradouro. 

Segundo os testes realizados na Alemanha num túnel de vento, a nova TCR permite poupar 5,6 watts (a 40 km/h) graças à sua aerodinâmica. E nas mesmas condições, com estas rodas, poupa 6,6 watts. 

PRIMEIRAS SENSAÇÕES

Tivemos a oportunidade de testar a nova TCR nas estradas nos arredores de Taichung (Taiwan). Neste caso, testámos a versão topo de gama, a TCR Advanced SL 0, uma bicicleta fabricada com o melhor carbono e com uma montagem de sonho (transmissão Shimano Dura-Ace R9200-P com medidor de potência incluído e as espetaculares rodas Cadex MAX 40). 

É uma bicicleta super rápida e ágil, mas acima de tudo muito leve e rígida. As rodas proporcionam uma rigidez muito elevada e nota-se a qualidade e a ausência de atrito, sendo também muito reativas quando temos de mudar de direção. 

Por falar em condução, é uma bicicleta muito ágil e fiável, que permite dirigir de maneira quase milimétrica. Isto nota-se principalmente em estradas com curvas, onde a manobrabilidade é essencial. 

Por isso, não a catalogamos exclusivamente como uma bicicleta para subidas, dado que as suas características não se resumem a este aspeto, são mais dinâmicas. 

Em todo o caso, em subidas não tem rival. Na versão topo de gama que pesa 6,4 kg, é super rápida e muda de ritmo facilmente. Nesse aspeto está inequivocamente entre as melhores do mundo. 

A rolar em piso plano atinge facilmente velocidades muito elevadas, e nesse aspeto as novas rodas Cadex desempenham um papel muito importante. 

Rola com grande destreza e não fica muito atrás da sua irmã Propel, a bicicleta mais aerodinâmica da marca. 

Como é hábito na Giant, a gama TCR está disponível em dois níveis de quadro, com carbonos distintos em termos de leveza e desempenho. 

O topo de gama é o Advanced Composite SL. Este quadro está construído com carbono de alto módulo, o mais avançado da Giant. Tem também a melhor resina, fibras contínuas e a técnica de corte a frio dos painéis de carbono. Estruturalmente é o único que possui o espigão de selim integrado e o triângulo dianteiro fabricado numa só peça. 

O segundo nível é o Advanced Composite. Esta opção de quadro tem um triângulo dianteiro dividido em três peças, o tubo diagonal, o tubo de selim e o tubo superior. O carbono usado é de boa qualidade, mas de módulo ligeiramente inferior ao usado no Composite SL. Em todo o caso, proporciona um bom rácio em termos de peso/rigidez. E não possui espigão de selim integrado. 

Estes são os modelos disponíveis:

Giant TCR Advanced SL 0

Quadro Advanced Composite SL / Transmissão Shimano Dura-Ace com potenciómetro ou com SRAM Red eTap AXS / Rodas Cadex MAX 40

Preço: 10.799 € (Shimano) 

Giant TCR Advanced SL 1

Quadro Advanced Composite SL / Transmissão Shimano Ultegra ou SRAM Force eTap AXS / Rodas Giant SLR 040

Preço: 7.299 € (Shimano) 7.449 € (SRAM)

Giant TCR Advanced Pro 0

Quadro Advanced Composite / Transmissão Shimano Ultegra ou SRAM Force eTap AXS / Rodas Giant SLR 040

Preço: 5.699 € (Shimano) 6.049 € (SRAM)

Giant TCR Advanced Pro 1

Quadro Advanced Composite / Transmissão Shimano 105 ou SRAM Rival eTap AXS / Rodas Giant SLR 1 40

Preço: 4.149 € (Shimano) 4.549 € (SRAM)

Giant TCR Advanced 0

Quadro Advanced Composite / Transmissão SRAM Rival eTap AXS / Rodas Giant SLR 2 36

Preço: 3.499 €

Giant TCR Advanced 1

Quadro Advanced Composite / Transmissão Shimano 105 Di2 / Rodas Giant P-R2

Preço: 2.999 €

Giant TCR Advanced 2

Quadro Advanced Composite / Transmissão Shimano 105 / Rodas Giant P-R2

Preço: 2.449 €

 

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