A Aurum é a marca de Alberto Contador e Ivan Basso, dois dos melhores ciclistas dos últimos tempos, que iniciaram este projeto após a sua retirada do ciclismo profissional. A Aurum tem apenas três modelos à venda: Magma e Essentia, ambos para estrada, e Manto para Gravel.
A Aurum Magma foi a primeira bicicleta desta marca, e pouco depois surgiu a Essentia, uma bicicleta mais barata, mas com a mesma inspiração, diferindo no tipo de carbono utilizado no seu fabrico. Utiliza 300 a 350 lâminas de fibra de carbono pré-impregnada com epóxi, que é colocada manualmente num molde de aço onde o compósito é curado. No interior, são colocadas espumas EPS revestidas a látex, que atuam como suporte para a prensagem do carbono e que são removidas quando a estrutura está endurecida, deixando um acabamento interior liso sem excesso de material.
A Essentia utiliza carbono de módulo intermédio, reforçado com fibras de alto módulo em áreas chave que requerem maior rigidez. Além disso, são adicionadas peças de carbono 3K em locais críticos, em torno de orifícios ou ângulos sob carga. A rigidez provém principalmente do seu tubo inferior de grandes dimensões, com secções mais retangulares no tubo da direção e na zona do pedaleiro, que adota o padrão 386EVO, semelhante a um Press Fit BB30, mas mais largo - 86,5 mm em vez de 68 mm - de modo a ter mais superfície para unir o tubo inferior, o que significa maior rigidez.
As escoras inferiores de secção retangular são outro aspeto que contraria a torção ao pedalar. As escoras superiores são finas e, contrariamente à tendência atual, estendem-se até ao tubo superior, com um ponto de flexão que, juntamente com a disposição do carbono, proporciona alguma capacidade de absorção. O mesmo princípio é aplicado na parte dianteira, com pernas da forqueta muito finas. A aerodinâmica também é tida em conta, e esta recai sobre a forma perfilada do tubo diagonal na parte inferior e na secção dianteira reduzida oferecida pela forqueta. O quadro Magma Essentia pesa 1.025 g - pintado e no tamanho 54 - e a forqueta pesa 350 g. Tem espaço para montar pneus até 30 mm e é compatível com transmissões mecânicas.
SABIAS QUE...
As Aurum são bicicletas de elevado gabarito e performance, quer pelos seus quadros, quer pela escolha de componentes de marcas prestigiadas para as suas configurações exclusivas, sempre equipadas com transmissões eletrónicas Shimano Dura-Ace Di2 ou Ultegra Di2, SRAM Red AXS ou Force AXS, rodas Lightweight, ENVE, Zipp ou Mavic, componentes ENVE, Zipp, Deda ou Ritchey, e rolamentos Ceramic Speed, cujo preço começa nos 6.000 euros e vai quase até aos 12.500 euros. A Essentia tem dez configurações com Shimano Ultegra Di2 e dez com SRAM Force AXS, variando entre 6.000 e 7.000 euros. A Aurum é a bicicleta oficial da equipa UCI ProTeam Eolo-Kometa, que já conquistou duas vitórias no Giro d'Italia.
COMPONENTES
Está equipada com componentes Zipp SL Speed - avanço e espigão de selim - e guiador SL-70 Ergo, todos em carbono. O guiador, oval na parte superior e com um ligeiro recuo, oferece uma aderência agradável, e o espigão de selim redondo de 27,2 mm de diâmetro está disponível numa grande variedade de modelos, mesmo sem recuo.
As mangueiras de travão entram no quadro na parte superior frontal do tubo da direção, logo abaixo do avanço, através de um orifício frontal coberto por uma tampa de plástico amovível com dois parafusos allen de 2 mm, facilitando o encaminhamento. A secção de cabos exposta está bem escondida e permite substituir o avanço ou o guiador sem ter de desmontar qualquer outra parte da bicicleta, simplificando bastante este processo, que é complexo nas atuais bicicletas com integração total de cabos. A substituição ou atualização de componentes é fácil com este design parcialmente integrado.
O segundo melhor grupo da SRAM - o Force AXS - permite ter uma transmissão eletrónica sem fios fiável e travões de disco hidráulicos. Cada componente tem a sua própria fonte de energia: pilhas CR2032 em cada manete de mudanças - que duram cerca de dois anos - e as suas próprias baterias no desviador traseiro ou no desviador dianteiro, que duram cerca de 25 horas. Recarregam-se rapidamente e podem ser trocadas sem ferramentas. Outra vantagem é o facto de se poder transportar sempre uma sobresselente - ocupa pouco espaço - pelo que é difícil ficar completamente sem mudanças. A lógica de funcionamento do eTap é muito intuitiva; com o botão esquerdo passa-se para as mudanças baixas (carretos grandes) e com o botão direito passa-se para as mudanças mais altas (carretos pequenos) e, premindo ambos os botões em simultâneo, muda-se de cremalheira. A modulação e a potência de travagem são adequadas, com discos de 160 mm à frente e 140 mm atrás.
As rodas Zipp 303s e os pneus Challenge Strada Pro TLR de 27 mm - tipo tubular aberto - deslizam suavemente graças ao sistema tubeless, que permite a condução sem câmara de ar a baixas pressões - menos de 5 bar ou 72 PTI - e também devido às carcaças flexíveis de 300 TPI dos pneus. As paredes do aro, feitas de carbono, não têm rebordo interno - hookless - o que proporciona uma ligação mais homogénea com os pneus, oferecendo menos resistência ao vento. A sua secção interior larga de 23 mm - uma tendência que se está a tornar normal - ajuda os pneus a ganhar volume, atingindo 29 mm uma vez montados, e a distribuir melhor a carga sobre eles. Tudo isto se traduz numa condução mais agradável. Trata-se de um conjunto de rodas fiável, adaptado à configuração e ao caráter desta bicicleta, com a versatilidade de um perfil de 45 mm e um peso muito aceitável: 1.530 g para as rodas e 285 g para cada pneu.
GEOMETRIA
Para o desenvolvimento desta bicicleta o ponto de partida foi a distância entre a linha vertical do eixo dianteiro e a diagonal traçada pela direção, em contacto com o solo - que determina a estabilidade ou o equilíbrio da direção de uma bicicleta. Tem escoras curtas, ideais para a sua reatividade, um pedaleiro baixo que proporciona estabilidade e ângulos comuns que não oferecem surpresas. A sua relação “reach/stack” varia entre 1,36 e 1,51, que está dentro da norma nas bicicletas desportivas com um tubo de direção alto -140 mm no tamanho 54, 150 mm incluindo a tampa superior -. Podemos sempre recorrer a avanços com uma angulação negativa pronunciada se quisermos baixar muito o guiador para conseguir uma posição ainda mais desportiva.
A Aurum Magma Essentia é uma bicicleta eficiente e versátil para qualquer terreno
TECNOLOGIA
A Experience Carbon Technology - ECT - engloba todos os conhecimentos aplicados no desenvolvimento dos quadros Aurum. Uma combinação de formas e secções tubulares trabalhadas com software de dinâmica de fluidos, número, tipo e posicionamento das folhas de fibra de carbono, análise de elementos finitos e a sensibilidade e experiência de Alberto Contador e Ivan Basso. A Magma (ECT-10) utiliza seis tipos de carbono em comparação com os cinco da Essentia (ECT-9), que não tem fibras de ultra-alto módulo (UHM), é 8% menos rígida e ligeiramente mais pesada, mas partilham o mesmo design, geometria e método de fabrico, que é adaptado a cada tamanho para que todas transmitam a mesma sensação.
COMPORTAMENTO
O comportamento vivo e desportivo, mas equilibrado, faz com que a Magma se adapte a uma grande variedade de percursos e de ciclistas, fundindo dois conceitos de bicicleta num só. É eficiente, prática, versátil e de linhas sóbrias e elegantes, com características e atributos muito presentes nos dias de hoje: aerodinâmica, leveza, cablagem interna, eixos passantes de 12 mm, fixações de travões de disco Flat Mount e aperto de selim oculto. Muitos pormenores estéticos foram cuidados, como a tampa superior da caixa de direção e do avanço, os apertos dos discos ou os eixos, todos com o selo Aurum, bem como a inclusão de rolamentos Ceramic Speed no movimento pedaleiro.
É uma bicicleta sem excentricidades, bem pensada, com um equipamento muito harmonioso e coerente, o que a torna uma aposta segura. Dispõe ainda de um programa de substituição em caso de acidente, que é claramente uma mais-valia.
VEREDICTO FINAL
É uma bicicleta à frente do seu tempo, combinando características de subida e aerodinâmicas num único modelo, proporcionando o melhor de dois mundos.
PONTUAÇÃO (DE 0 A 10)
- Estabilidade 8
- Travagem 9
- Conforto 8
- Cicloturismo 7
- Competição 9
FICHA TÉCNICA
- Quadro em fibra de carbono ECT-9
- Forqueta ECT-9 em fibra de carbono
- Tamanhos 48, 51, 54, 54, 56, 58 e 61
- Cores Branco, azul claro, vermelho, cinzento
- Pedaleira SRAM Force DUB, pratos 48/35
- Desviador dianteiro SRAM Force AXS
- Desviador traseiro SRAM Force AXS
- Mudanças SRAM Force AXS
- Corrente SRAM Force FlatTop
- Rodas Zipp 303s
- Cassete SRAM Force, 10-33
- Pneus Challenge Strada Pro TLR, 27 mm
- Travões SRAM Force. Discos Paceline 160/140 mm
- Guiador Zipp SL-70 Ergo
- Avanço Zipp SL Speed
- Espigão de selim Zipp SL Speed
- Selim Prologo Scratch M5 Nack
- Peso 7,78 kg (tamanho 54, sem pedais)
- Preço 6.799 euros
- Aurum Bikes, support@aurumbikes.com
- Site www.aurumbikes.com