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Specialized Creo 2 2024: mais polivalente do que nunca

A nova geração da Specialized Creo 2 é, no fundo, uma bicicleta que na sua génese nasceu como um modelo elétrico de estrada, mas que evoluiu claramente para uma bicicleta mais versátil, com grandes aptidões no Gravel.

MIGUEL ÁNGEL SÁEZ // FOTOS: SPECIALIZED

2 minutos

Eis a nova Specialized Creo 2 2024

A primeira geração da Creo foi a primeira bicicleta da Specialized com assistência elétrica focada no ciclismo de estrada. No entanto, esta nova versão é mais polivalente, com montagens adaptadas para o Gravel. De facto, esta segunda geração rompe com os trâmites da sua antecessora, sendo apta para tudo aquilo que quisermos. Trata-se de uma bicicleta mais versátil, mais eficaz, que tanto serve para ciclismo de estrada como para Gravel e inclusivé está apta para trilhos mais técnicos que não nos atreveríamos percorrer com outros bicicleta qualquer, como ficou comprovado no evento que a Specialized realizou no nosso país. 

PRINCIPAIS MELHORIAS

O motor é mais potente, a autonomia da bateria é maior e a aplicação foi otimizada, gerindo de modo mais eficaz o sistema de assistência à pedalada. Além disso, incorpora pequenas alterações na geometria, bem como uma relevante alteração da montagem, estando mais versátil do que nunca. Em termos concretos, a potência aumentou 32%, o torque cresceu cerca de 42% (pode chegar aos 320W graças ao novo motor, o SL 1.2) e a motorização é notavelmente mais silenciosa. 

A autonomia da bateria, como referimos antes, é maior. Esta bicicleta também tem à disposição um Range Extender que permite chegar aos 200 km, graças ao rácio melhorado entre a autonomia e o peso. A aplicação que gere o motor e a bateria, também sofreu melhorias, sendo mais fácil de usar, além de permitir uma personalização dos menús. 

O Future Shock foi revisto e o seu sistema hidráulico foi melhorado (está presente nos modelos topo de gama). 

Um aspeto que melhorou o seu comportamento em gravel foi sem sombra de dúvida a sua capacidade de filtrar as vibrações do terreno. Esta bicicleta incorpora uma otimização do famoso sistema de microsuspensão Future Shock que tem 20 mm de curso e 5 posições de précarga da mola, o qual está localizado debaixo do avanço da bicicleta. O sistema hidráulico também foi melhorado, no entanto só está disponível nos modelos Pro e S-Works, sendo de mola nas versões mais básicas. Além disso, todas as versões da Creo 2 trazem de série pneus de 47 mm, o que equivale a 1.5 numa BTT. Todos os modelos também trazem de origem espigões de selim telescópicos (com 50 mm de curso até ao tamanho M e com 75 mm nos tamanhos L e XL). 

A geometria sofreu algumas modificações. A mais importante é o ângulo do tubo da direção, que passa de 73º para 71º, deste modo a sensação de controlo da bicicleta nas descidas é muito melhor. Também se nota que a aderência e tração da bicicleta é superior face à versão anterior, bem como o comportamento em pisos degradados e secções técnicas. No asfalto o seu comportamento não é muito diferente ao de uma bicicleta de estrada. Graças à maior potência e binário do motor, podemos aplicar potência nos pedais e receber a assistência sem que os pneus de 47 mm causem muito atrito, embora o limite de 25 km/h dite um pouco aquilo que conseguimos fazer. Em todo o caso, a quebra de assistência é progressiva e não brusca. Não nos podemos esquecer de que a versão S-Works pesa 13 kg, um valor excelente para uma bicicleta elétrica, mesmo tendo em conta o facto de que tem uma montagem para Gravel, incluindo um espigão telescópico. 

 

 

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