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Já testámos a nova Specialized Creo 2

Tivemos a oportunidade de testar a segunda geração da Specialized Creo, uma bicicleta que surgiu inicialmente como uma bicicleta de estrada, mas que agora está mais versátil do que nunca, com aptidões para gravel. 

Miguel Ángel Sáez

Já testámos a nova Specialized Creo 2
Já testámos a nova Specialized Creo 2

Depois de testarmos esta nova Creo 2, temos mesmo de redefinir totalmente o nosso conceito de diversão. A nova Creo 2 deixou-nos completamente rendidos, mostrando que é uma bicicleta cheia de capacidades, sendo ao mesmo tempo muito rápida e mais divertida do que esperávamos. Queres saber porquê? Continua a ler.

A nova Creo é a segunda geração da que foi a primeira bicicleta da Specialized com assistência elétrica destinada a ciclismo de estrada. Esta primeira geração apareceu em 2019 e embora tivesse um espaço amplo para as rodas e alguns dotes que a tornavam idónea para off-road, foi catalogada sobretudo como uma bicicleta para asfalto.

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Ao longo destes 4 anos, a Creo evoluiu e está mais polivalente, com montagens adaptadas ao gravel e com melhorias ao nível dos comandos remotos no guiador para controlar o display, permitindo - por exemplo - modificar a informação apresentada no ecrã sem termos de tirar as mãos do guiador. 

TESTE

A versão agora apresentada rompe todos os parâmetros da anterior e está a um nível claramente superior e inédito. Aliás, o seu espectro de utilização é o mais alargado até à data, sendo uma bicicleta capaz, eficiente e versátil, que serve tanto para ciclismo, gravel - inclusive em terrenos técnicos - e cidade. 

Foi isso mesmo que comprovámos no teste em Cascais e Sintra. 

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PRINCIPAIS MELHORIAS

As principais melhorias estão no motor, que é mais potente do que a versão anterior e na bateria, que proporciona mais autonomia. Além disso, a aplicação foi otimizada e em termos de geometria foram feitas pequenas alterações, além de a montagem estar mais refinada e mais orientada para uma utilização em gravel. 

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A potência do motor subiu 32% e o torque 42% (face ao modelo de primeira geração), proporcionando até 320W adicionais graças à evolução do SL 1.2. Este motor é muito mais silencioso, graças ao aumento da sua rigidez, oferecendo menos possibilidades de surgirem vibrações internas em andamento. 

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A autonomia da bateria também aumentou e quem pretender mesmo assim aumentar essa autonomia para fazer uma viagem ou travessia, pode recorrer a um Range Extender. Deste modo, a nova Creo 2 oferece uma autonomia que pode chegar aos 200 km, graças a uma melhor relação entre peso, consumo e gestão interna. 

MAIS GRAVEL

Como referimos, a nova versão tem mais aptidões no gravel, sendo mais prática e divertida, tudo isto graças a uma melhoria a filtrar as vibrações do terreno. 

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Para tal, foi otimizado o famoso sistema de amortecimento Future Shock, o qual possui 20 mm de curso e 5 posições de pré-carga da mola (este sistema está localizado debaixo do avanço da bicicleta). O sistema hidráulico foi revisto e melhorado, mas a versão 3.3 está disponível somente nos modelos PRO e S-Works, enquanto as versões mais básicas da Comp incluem as versões 3.1 e 3.2). E de série, todas as Creo 2 trazem pneus de 47 mm. 

Para além disso, todos os modelos incluem espigões telescópicos com 50 mm de curso até ao tamanho M e com 75 mm nos tamanhos L e superiores, aumentando o seu rácio de ação, incluindo em secções muito técnicas, e distanciando este modelo dos restantes existentes no mercado.

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A geometria da Specialized Creo 2 sofreu algumas modificações. A mais importante é o ângulo do tubo de direção que agora está mais lançado, passando de 73 para 71º. Na prática, isto faz com que a sensação de controlo nas descidas seja muito melhor. 

Creo 2 Geo Chart

A aplicação que gere o motor e a bateria foi otimizada, sendo mais intuitiva e fácil de navegar, além de permitir uma personalização dos menus. 

Os primeiros quilómetros que percorremos com ela confirmaram os nossos presságios. O maior controlo em termos de condução é percetível, bem como o aprumo. Tem uma aderência muito acima do normal e rola muito bem, não só em pisos compactos, mas também em secções técnicas e por cima de obstáculos (como raízes e pedras), proporcionando uma grande confiança. Tudo com muita fiabilidade e sem ruídos estranhos. 

Specialized Creo 2 04A62Specialized Creo 2 2 (Specialized Creo 2 )

Em asfalto, não perdeu capacidades face à sua antecessora. Graças à maior potência do motor e ao binário, podemos mover facilmente os pneus de 47 mm, sabendo de antemão que temos como limite de assistência os 25 km/h, sendo essa transição muito progressiva. Não nos podemos esquecer que a versão S-Works pesa 13 kg, um valor excelente tendo em conta a montagem do tipo gravel com espigão telescópico incluído.  

Em andamento ficamos com a sensação de que podemos fazer o que quisermos, e escolher a estrada ou o percurso de terra que pretendermos, sendo ao mesmo tempo uma sensação excitante e divertida. Tanto podemos rolar a alta velocidade em trilhos de terra ou estradões mais técnicos, mantendo o conforto graças ao Future Shock, aos pneus largos e à geometria progressiva, como podemos experimentar singletracks que requerem mais astúcia, com raízes e pedras, tornando a experiência de gravel ainda mais entusiasmante. De facto, esta Creo 2 eleva mesmo a fasquia neste segmento de mercado. 

Specialized Creo 2 04A6294 (Specialized Creo 2 )

É rápida, tem uma grande autonomia, é fácil de conduzir, é segura mesmo em zonas técnicas e tem uma grande capacidade de absorção. Pode-se pedir mais a uma bicicleta que tanto serve para o asfalto como para a serra? Definitivamente não. 

Podes obter mais informações em specialized.com

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