Depois de testarmos esta nova Creo 2, temos mesmo de redefinir totalmente o nosso conceito de diversão. A nova Creo 2 deixou-nos completamente rendidos, mostrando que é uma bicicleta cheia de capacidades, sendo ao mesmo tempo muito rápida e mais divertida do que esperávamos. Queres saber porquê? Continua a ler.
A nova Creo é a segunda geração da que foi a primeira bicicleta da Specialized com assistência elétrica destinada a ciclismo de estrada. Esta primeira geração apareceu em 2019 e embora tivesse um espaço amplo para as rodas e alguns dotes que a tornavam idónea para off-road, foi catalogada sobretudo como uma bicicleta para asfalto.
Ao longo destes 4 anos, a Creo evoluiu e está mais polivalente, com montagens adaptadas ao gravel e com melhorias ao nível dos comandos remotos no guiador para controlar o display, permitindo - por exemplo - modificar a informação apresentada no ecrã sem termos de tirar as mãos do guiador.
TESTE
A versão agora apresentada rompe todos os parâmetros da anterior e está a um nível claramente superior e inédito. Aliás, o seu espectro de utilização é o mais alargado até à data, sendo uma bicicleta capaz, eficiente e versátil, que serve tanto para ciclismo, gravel - inclusive em terrenos técnicos - e cidade.
Foi isso mesmo que comprovámos no teste em Cascais e Sintra.
PRINCIPAIS MELHORIAS
As principais melhorias estão no motor, que é mais potente do que a versão anterior e na bateria, que proporciona mais autonomia. Além disso, a aplicação foi otimizada e em termos de geometria foram feitas pequenas alterações, além de a montagem estar mais refinada e mais orientada para uma utilização em gravel.
A potência do motor subiu 32% e o torque 42% (face ao modelo de primeira geração), proporcionando até 320W adicionais graças à evolução do SL 1.2. Este motor é muito mais silencioso, graças ao aumento da sua rigidez, oferecendo menos possibilidades de surgirem vibrações internas em andamento.
A autonomia da bateria também aumentou e quem pretender mesmo assim aumentar essa autonomia para fazer uma viagem ou travessia, pode recorrer a um Range Extender. Deste modo, a nova Creo 2 oferece uma autonomia que pode chegar aos 200 km, graças a uma melhor relação entre peso, consumo e gestão interna.
MAIS GRAVEL
Como referimos, a nova versão tem mais aptidões no gravel, sendo mais prática e divertida, tudo isto graças a uma melhoria a filtrar as vibrações do terreno.
Para tal, foi otimizado o famoso sistema de amortecimento Future Shock, o qual possui 20 mm de curso e 5 posições de pré-carga da mola (este sistema está localizado debaixo do avanço da bicicleta). O sistema hidráulico foi revisto e melhorado, mas a versão 3.3 está disponível somente nos modelos PRO e S-Works, enquanto as versões mais básicas da Comp incluem as versões 3.1 e 3.2). E de série, todas as Creo 2 trazem pneus de 47 mm.
Para além disso, todos os modelos incluem espigões telescópicos com 50 mm de curso até ao tamanho M e com 75 mm nos tamanhos L e superiores, aumentando o seu rácio de ação, incluindo em secções muito técnicas, e distanciando este modelo dos restantes existentes no mercado.
A geometria da Specialized Creo 2 sofreu algumas modificações. A mais importante é o ângulo do tubo de direção que agora está mais lançado, passando de 73 para 71º. Na prática, isto faz com que a sensação de controlo nas descidas seja muito melhor.
A aplicação que gere o motor e a bateria foi otimizada, sendo mais intuitiva e fácil de navegar, além de permitir uma personalização dos menus.
Os primeiros quilómetros que percorremos com ela confirmaram os nossos presságios. O maior controlo em termos de condução é percetível, bem como o aprumo. Tem uma aderência muito acima do normal e rola muito bem, não só em pisos compactos, mas também em secções técnicas e por cima de obstáculos (como raízes e pedras), proporcionando uma grande confiança. Tudo com muita fiabilidade e sem ruídos estranhos.
Em asfalto, não perdeu capacidades face à sua antecessora. Graças à maior potência do motor e ao binário, podemos mover facilmente os pneus de 47 mm, sabendo de antemão que temos como limite de assistência os 25 km/h, sendo essa transição muito progressiva. Não nos podemos esquecer que a versão S-Works pesa 13 kg, um valor excelente tendo em conta a montagem do tipo gravel com espigão telescópico incluído.
Em andamento ficamos com a sensação de que podemos fazer o que quisermos, e escolher a estrada ou o percurso de terra que pretendermos, sendo ao mesmo tempo uma sensação excitante e divertida. Tanto podemos rolar a alta velocidade em trilhos de terra ou estradões mais técnicos, mantendo o conforto graças ao Future Shock, aos pneus largos e à geometria progressiva, como podemos experimentar singletracks que requerem mais astúcia, com raízes e pedras, tornando a experiência de gravel ainda mais entusiasmante. De facto, esta Creo 2 eleva mesmo a fasquia neste segmento de mercado.
É rápida, tem uma grande autonomia, é fácil de conduzir, é segura mesmo em zonas técnicas e tem uma grande capacidade de absorção. Pode-se pedir mais a uma bicicleta que tanto serve para o asfalto como para a serra? Definitivamente não.
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