Há menos de um ano, a Shimano renovou o seu grupo específico para gravel, o GRX de 12 velocidades, o qual passou a adotar as melhores tecnologias da marca nipónica e, claro, incorporou um design mais moderno. Provavelmente já leste o nosso teste na revista, no qual destacámos a sua ergonomia, fiabilidade e facilidade de utilização. Mas já se antevia que, mais tarde ou mais cedo, este grupo também passaria a usar o sistema eletrónico Di2.
O novo Shimano GRX Di2 RX 825 herda grande parte do hardware desenhado para a versão de cabo RX 820, incluindo o desviador traseiro com tecnologia Shadow RD+, que reduz a oscilação da corrente e melhora a comutação das mudanças, mas acrescenta todas as mais valias do sistema eletrónico.
As manetes, por exemplo, têm um design mais ergonómico, específico para gravel, e o seu apoio é mais confortável e seguro. O corpo da manete é mais elevado na parte dianteira e as capas que cobrem o corpo têm saliências, para maior aderência, mesmo que não usemos luvas. Além disso, a superfície das manetes de travão tem uma textura antideslizante.
A versão Di2 é a mesma adotada nos grupos eletrónicos mais recentes de estrada (Dura Ace, Ultegra ou 105), ou seja, não tem fios desde a manete até à central de comando que está alojada no desviador traseiro, o qual comunica com o desviador dianteiro através de um código encriptado.
Quanto ao fornecimento de energia, a Shimano tem um sistema diferente do utilizado pela SRAM. Ou seja, a marca nipónica aposta numa solução em que é alojada uma bateria na bicicleta, que alimenta por cabo tanto o desviador traseiro como o dianteiro. Quanto às manetes, têm pilhas CR1632 que possuem uma duração estimada de 3,5 a 4 anos. Estas pilhas podem ser encontradas à venda em qualquer grande superfície e são fáceis de substituir.
Estas manetes têm um nível de personalização bastante elevado. Há três botões Di2 por manete e o novo sistema permite a instalação de botões auxiliares (outra das vantagens das mudanças eletrónicas).
A utilização deste botões satélite, tanto na parte superior, como na zona curva ou inclusive nos extensores do guiador, permite manter a postura sem termos de mudar de posição de condução.
Tal como o terceiro botão das manetes GRX Di2, estes botões satélite podem ser configurados com várias funções, incluindo o acionamento dos desviadores, controlar luzes compatíveis, ciclocomputadores e, inclusive, servir de botão "lap" durante os treinos. Estas manetes pesam 415 gramas o par.
Esta versão Di2 permite incorporar as personalizações E-Tube Project com "Front Shift Next". Ou seja, através do nosso smartphone e da aplicação E-Tube Project, podemos escolher vários intervalos para o multi-shift, personalizar a função de cada botão da manete, programar os modos Syncro Shift e Semi-Syncro Shift e fazer microajustes.
Quanto à nova funcionalidade Front Shift Next, agora podemos programar qualquer botão Di2 de 12v para acionar o desviador dianteiro usando unicamente o mesmo botão. Assim, este botão permitirá subir do prato pequeno para o grande e posteriormente baixar do grande para o pequeno se o voltarmos a acionar.
Além de simplificar a utilização, o Shimano Front Shift Next permite libertar os botões das manetes para assim os podermos usar em outras funções. Este novo firmware não só será compatível com o GRX 825, como também estará disponível em toda a gama de estrada Shimano Di2.
COMPATIBILIDADES SHIMANO GRX DI2
A chegada do novo grupo Shimano GRX Di2 2x12v permite diferentes montagens, consoante os componentes que escolhermos. O novo desviador FD-RX825, que tem uma linha de corrente 2,5 mm maior do que o convencional para quadros com mais espaço para as rodas (e que pesa 142g), é compatível com duas opções de cranques: o modelo RX 820, com pratos de 48 e 31 dentes, ou o modelo RX 610, com pratos de 46 e 30 dentes.
Quanto ao desviador traseiro RX 825, inclui um botão multifunções que permite consultar o nível da bateria, emparelhar com o grupo através de bluetooth e entrar no modo de ajuste do desviador traseiro e dianteiro. Pesa 310 gramas e é compatível com duas cassetes da Shimano: a HG 710 com 11-36 dentes e com os modelos R9200, R8100 e R7100 com 11-34 dentes.
Qualquer destas combinações é compatível com as novas rodas Shimano de gravel, as WH-RX880, com uma largura interna de 25 mm. Têm um novo cubo com o sistema Direct Engagement e pesam 1.396g o par.
NOVOS PEDAIS SHIMANO GRX EDIÇÃO LIMITADA
Coincidindo com a apresentação do novo GRX Di2 2x12v, a Shimano também divulgou o lançamento de uma edição limitada dos pedais GRX. Têm uma ampla superfície de apoio e são bastante baixos em termos de perfil, para maior estabilidade.
Segundo a marca, estes pedais têm um design que permite reduzir a acumulação da lama, para que o encaixe e desencaixe dos sapatos seja sempre fácil.
Tal como todos os pedais Shimano SPD, os GRX de edição limitada contam com ajuste de tensão da mola, para podermos ajustar ao nosso gosto pessoal. A Shimano recomenda usar estes pedais (que pesam 342g) com os sapatos RX801, RX600 e XC702.
Lembramos que a Shimano é distribuída no nosso país pela Sociedade Comercial do Vouga. Poderás encontrar informações adicionais em bike.shimano.com.