comitium

Sabes quais são as mais-valias dos pratos ovais absoluteBlack?

Ainda existe algum desconhecimento acerca das mais-valias dos pratos ovais face aos convencionais, por isso, a marca absoluteBlack fez questão de demonstrar o que comprovam os estudos mais recentes.

A absoluteBlack explicou quais são os benefícios dos seus pratos ovais
A absoluteBlack explicou quais são os benefícios dos seus pratos ovais

Sabes quais são as mais-valias dos pratos ovais face aos redondos tradicionais? A Universidade de Primorska, na Eslovénia, fez estudos que revelam diferenças significativas:

  • 9% de incremento da força efetiva
  • 7% de redução do consumo de oxigénio
  • 15% de menor ventilação (em termos de respiração)
  • 10% de redução da frequência cardíaca

Além disso, há um aumento significativo dos índices de eficiência da pedalada. Uma das razões que pode explicar estas melhorias é a adaptação na cinemática da articulação do tornozelo. 

las base cientifica de los platos absolute black 22
 

QUAL É O MOTIVO QUE FAZ COM QUE OS PRATOS OVAIS FUNCIONEM?

Na prática, os pratos ovais premium têm efeitos positivos porque os ciclistas, durante a pedalada, não produzem uma força igual dado que a musculatura das pernas não consegue manter uma carga sempre estável (basta olhar para os dados de um potenciómetro para comprovar isso mesmo). 

Um prato circular não transfere o torque (força exercida) para a roda traseira de uma forma tão uniforme como um prato oval. De facto, os pratos ovais funcionam em conjunto com a fisiologia natural do corpo humano. Por um lado, otimizam a secção da pedalada onde a força é produzida e, por outro, minimizam a resistência quando não é exercida força. 

Consequentemente, aumentam a habilidade do ciclista rolar com uma entrega de potência mais suave, tornando a rotação das pernas em algo mais natural. 

 MO 3207
 

OS PRATOS OVAIS ABSOLUTEBLACK SÃO MELHORES DO QUE OS OUTROS?

Os pratos ovais de ciclismo da absoluteBlack transmitem a força de pedalada para a roda traseira de uma forma mais suave e fluida. Isto significa uma maior facilidade para gerar e manter uma cadência mais constante. 

Em BTT, os pratos ovais proporcionam uma maior tração na roda traseira em terrenos soltos e escorregadios. A localização dos pontos altos e baixos da secção oval em relação ao braço do cranque, bem como o facto de existir somente uma posição de montagem, torna os pratos ovais da absoluteBlack altamente eficazes. 

Como os pratos ovais reduzem os picos de carga nas articulações dos joelhos, os ciclistas que os usam sentem uma grande redução do stress nessa zona e isso ajuda a manter o nível de esforço durante mais tempo. Isto também faz com que a velocidade média possa ser superior. 

Além disso, ao simplificar o desenho, ou seja, identificando somente um local exato de alto rendimento, o processo de montagem e adaptação dos pratos ovais absoluteBlack é muito mais rápido e ajuda a tornar os pratos mais leves. 

 MO 7410
 

DEVEMOS USAR UM PRATO OVAL PEQUENO E UM GRANDE CIRCULAR OU DOIS OVAIS?

Não há qualquer inconviente em utilizar dois pratos de formato diferente de um ponto de vista mecânico e biomecânico. 

No entanto, os pratos ovais são mais eficazes em duas situações: em subidas e quando o movimento de pedalada não é perfeito. 

Os ciclistas profissionais e os semi-profissionais têm um movimento de pedalada quase circular, mas os restantes costumam ter dificuldades nesse aspeto. Ao mudar para pratos ovais, o movimento de pedalada é corrigido de uma forma eficaz. 

platos absolute black 1
 

ENTREVISTA A BORUT FONDA

Cada vez há mais ciclistas a utilizar pratos ovais, apesar de não ser uma tecnologia nova. Borut Fonda, chefe de recursos científicos da absoluteBlack respondeu a algumas das nossas dúvidas. 

borut fonda 1
 

O que é necessário para medir todas as forças envolvidas na pedalada?

A parte mais importante é um sistema com capacidade para medir 6 componentes de força/torque nos pedais. Este sistema deve estar sincronizado com um software de captura de movimento em 3D que permita captar os movimentos dos segmentos do corpo. Através do uso de alguns algoritmos avançados para a dinâmica inversa, podemos calcular as cargas articulares na extremidade inferior. No nosso laboratório científico temos todas as capacidades tecnológicas mencionadas e muitas mais, o que nos permite desenhar todos os nossos pratos com base em dados científicos objetivos. Já fizemos milhares de medições em diferentes estilos de condução até chegarmos aos produtos que temos atualmente. 

black 20
 

Alguns ciclistas estão bastante convencidos de que os "pratos ovais podem dar mais potência", mas você referiu que há ganhos em termos de eficiência. Pode aprofundar mais esse tema?

Primeiro devemos estabelecer a terminologia correta. "Mais potência" pode ser interpretado adequadamente quando atingimos uma maior potência máxima durante um sprint. Embora no passado tivesse ficado demonstrado que os pratos ovais podem melhorar o desempenho nos sprints, este não é o principal benefício. Voltando à pergunta original, na realidade a eficácia e a eficiência na pedalada são os principais ganhos. Com os nossos pratos ovais, os ciclistas obtêm 9% de melhoria na pedalada ao aplicar menos força nos pedais. Essencialmente, geram menos força muscular numa determinada potência. Isto permite pedalar com mais potência, mas mantendo o mesmo esforço que antes. Tudo isto também faz com que a eficência seja superior (ou seja, a relação entre o trabalho mecânico e o gasto de energia). E demonstrámos que os ciclistas melhoram a sua eficiência quando usam os nossos pratos. 

Ouvimos várias vezes que os pratos ovais podem provocar uma sensação de pedalada "mais redonda" do que os próprios pratos redondos. Isto é possível?

Essa é uma grande pergunta. De facto, depois das primeiras voltas de habituação começamos a ter a sensação de que a pedalada volta a ficar mais fluida e suave. Isto deve-se principalmente ao perfil de potência, que não é constante. Os seres humanos não estão desenhados para entregar o mesmo torque/perfil quando estão a pedalar e, portanto, há picos de potência, onde a soma de todos os componentes musculares e não musculares (inércia e peso da perna) entram na equação, provocando mais potência. Quando estamos a pedalar sentados, vemos esse pico por volta dos 109 graus de ângulo do cranque. Fazer coincidir o diâmetro do prato com esse perfil de potência dá como resultado uma pedalada mais suave. 

Estes pratos destina-se a alguém em específico ou podem ser usados por todos?

A pergunta é simples, mas a resposta nem tanto. Desenhámos os nossos pratos ovais para melhorar a capacidade de pedalar mais facilmente nas subidas, ir mais rápido, cansar menos e colocar menos carga nos joelhos. Tudo isto remete ao tema da efetividade da pedalada que mencionei noutra pergunta anterior. Quanto mais treinamos, melhor fica a nossa pedalada. O problema é que nem todos somos ciclistas profissionais, temos vidas ocupadas e só algumas pessoas têm a possibilidade de andar de bicicleta durante mais de 12 horas por semana ao longo de vários anos, obtendo assim uma pedalada fluida e quase perfeita. Esses sortudos são, na sua maioria, ciclistas profissionais ou pessoas que levam o ciclismo muito a sério. Não podemos melhorar muito a sua pedalada porque já é boa, por isso nessa categoria trata-se essencialmente de ganhos marginais. Por outro lado, se nos focarmos nos ciclistas amadores, aqueles que só conseguem pedalar entre 1 a 6 horas por semana, vemos que podem melhorar significativamente a sua pedalada. Os pratos ovais podem tornar estas pessoas mais eficientes e isto, por só só, já é um ganho. Tenho muitos anos de experiência em investigação e desenvolvimento e após testes a milhares de ciclistas de diferentes níveis, posso afirmar que após surgir o cansaço, a sua eficácia e eficiência diminuem consideravelmente. Por isso, de certa forma, os pratos ovais beneficiam todos.

Quer acrescentar alguma coisa?

Sim. As pessoas devem fazer as suas próprias investigações, ler as opiniões dos ciclistas e perguntar aos que usam pratos ovais qual é a sua opinião. Mas nada se compara a experimentá-los. Aliás, oferecemos uma garantia de reembolso de 30 dias para que possam experimentar. 

A absoluteBlack é distribuída em Portugal pela COMET: www.cometbikeparts.com.

Poderás saber mais detalhes em https://absoluteblack.cc/.

Arquivado em:

Chegaram as cores arco-íris ao prato oval Absolute Black

Relacionado

Chegaram as cores arco-íris ao prato oval Absolute Black

COMET é o novo distribuidor da absoluteBLACK em Portugal e Espanha

Relacionado

COMET é o novo distribuidor da absoluteBLACK em Portugal e Espanha

MET e Bluegrass passam a ser distribuídos pela Comet

Relacionado

MET e Bluegrass passam a ser distribuídos pela Comet

Comet criou o programa "Embaixador interno XLC"

Relacionado

Comet criou o programa "Embaixador interno XLC"

4 conceitos básicos acerca dos pratos ovais

Relacionado

4 conceitos básicos acerca dos pratos ovais

Pratos ovais, uma invenção com mais de um século

Relacionado

Pratos ovais, uma invenção com mais de um século