Estivemos nos Pirenéus onde tivemos a oportunidade de ver e testar em exclusivo o novo cockpit VIBE EVO da Pro. Fabricado em fibra de carbono T700, tem um design compacto, uma estrutura plana na parte superior e está preparado para as exigências modernas, permitindo ocultar totalmente a cablagem e possibilitando a colocação de botões de comutação no repousa mãos superior, bem como nos drops (sprint shifter).
O design deste cockpit (avanço e guiador numa só peça) foi otimizado relativamente ao modelo anterior, sendo mais ergonómico e aerodinâmico. Deste modo, colocar as mãos nos drops provoca uma sensação mais natural e menos forçada, o que prolonga o conforto e otimiza o desempenho.
A parte superior do guiador inclui agora uma banda de silicone em cada lado (estas bandas são substituíveis) e visam aumentar o conforto do nervo ulnar, bem como proporcionar aderência.
Quanto às medidas disponíveis, em termos de comprimento estará no mercado em 38, 40 e 42 cm e e termos de avanços em 105, 115 e 125 mm .
A PRO assegura que este guiador estará disponível com vários ângulos e que a sua polivalência é elevada. Foi desenhado de modo a poder ser instalado em bicicletas com direções sobredimensionadas e tradicionais, existindo para tal um adaptador específico.
Para além disso, podem ser acoplados - através de um adaptador de alumínio - GPS, luzes ou câmeras de ação. O acoplamento é feito na parte de baixo do cockpit.
Também foi desenvolvido um grip ergonómico em TPU que proporciona mais conforto e controlo nos drops.
No total, o cockpit pesa 390g (sendo mais leve do que a versão anterior) e já está disponível no mercado português.