Neste artigo explicamos as reais diferenças entre o sistema tubeless - que é atualmente o mais usado em Portugal - e o tubular, ainda minoritário neste país à beira mar plantado.
O sistema tubeless consiste num pneu com sistema aberto, ou seja, praticamente igual a um normal, mas com uma borracha impermeável ao ar e com flancos/rebordos específicos que selam o sistema em contato com o aro.
Na prática, monta-se tal e qual um pneu normal, mas não leva uma câmara de ar no seu interior, e em vez disso deve-se colocar líquido selante (o aro deve ter fitas especiais para evitar que o ar saia). Na prática, se tudo estiver bem selado, o líquido tapa imediatamente os furos que apareçam em segundos.
Por sua vez, o sistema Tubular baseia-se num pneu com um formato fechado, ou seja, é um tubo que se cola no aro com um produto especial (o próprio aro é específico, muito mais plano na zona de contato com o pneu).
Os tubulares são muito mais caros e complexos em termos de montagem, por isso não são os mais utilizados no BTT. No ciclismo de estrada, sobretudo nos escalões profissionais, são muito usados. A vantagem dos tubulares é que, como o aro é plano, o furo por "snake bite" praticamente desaparece, por isso podem ser adotadas pressões mais baixas, obtendo assim mais aderência e absorção.