Para a Fox, o Trail é uma espécie de "terra de ninguém", uma vertente do BTT situada entre a leveza e a velocidade do XC e a absorção e a agressividade do Enduro. Tanto pode englobar bicicletas de 100 mm com uma geometria relaxada e componentes robustos como bicicletas de suspensão total com suspensões de 140 mm com geometria progressiva. Quer o teu estilo se incline para um lado ou para o outro - ou seja, para o XC ou para o Enduro -, a Fox tem uma suspensão para ti. A gama 34 foi otimizada, bem como os amortecedores, marcando ainda mais as diferenças nas duas tendências, graças à incorporação de novas tecnologias e a um design completamente novo, sendo mais visível nos modelos 34.
A GORDA OU A MAGRA
O chassis de todas as versões do modelo 34 é totalmente novo. Está disponível em 2022 em duas versões, a com o chassis standard com as novas tecnologias, desenhada como uma suspensão de Trail mais robusta, e a versão com chassis 34 SC (Step Cast), mais leve e mais compacta, para um Trail mais orientado para o Down Country, Maratonas e XC, com uma redução de peso a rondar os 127 gramas face à versão anterior.
Ambas as versões incorporam canais traseiros, que comunicam com a parte superior e inferior, fazendo que o óleo possa fluir normalmente, para uma lubrificação otimizada da parte superior (aneis de espuma e retentores), mas também para que o ar possa circular. Desta forma, durante a compressão, o excesso de pressão do ar que costuma ficar preso entre as pernas e as bainhas na parte inferior é reduzido, reduzindo o seu efeito na curva de compressão da suspensão.
Tal como na suspensão 36 como na 38, a ponte agora está numa posição mais baixa e aberta, sendo mais sólida. Tanto na 34 como na 34 SC, a cabeça é mais larga, na zona onde o rolamento da direção é apoiado. Passa de 51 para 58 mm, para uma melhor integração com a tendência atual.
Internamente recebeu alguns retoques na câmara de ar EVOL, dotada agora de uma câmara negativa maior, dando um susporte à suspensão na zona intermédia do curso. Além disso, na 34 SC o volume desta câmara pode ser regulado através de espaçadores internos. A 34 contará - em exclusivo nesta gama - com o sistema hidráulico Grip2, já implementado na temporada passada.
FOX 34SC FACTORY FIT4:
>Novas pernas SC.
>Nova câmara de ar EVOL.
>Sistemas hidráulicos: FIT4, GRIP. Comando de bloqueio PTL 3-pos
>Cursos disponíveis: 100mm - 120mm.
>Diâmetro da roda: 29”.
>Offset: 44mm e 51mm.
>Versões: Factory (Kashima) e Performance.
>Peso: 1.496 g.
>Preço: 1.195 - 1.499€.
FOX 34 FACTORY GRIP2:
>Novas pernas.
>Nova câmara de ar EVOL.
>Sistemas hidráulicos: FIT4, GRIP2.
>Cursos disponíveis: 130mm - 140mm.
>Diâmetro de roda: 29”.
>Offset: 44mm e 51mm.
>Versões: Factory (Kashima), Performance Elite, e Performance.
>Peso: 1.698 g.
>Preço: 1.335 - 1.425€.
AR OU MOLA?
Habitualmente os amortecedores no Trail costumam ser de ar, mas os de mola começam a ganhar cada vez mais adeptos. Primeiro, este sistema passou do DH para o Enduro, e agora também está a ser muito bem recebido pelos fãs do Trail e do All Mountain. Em qualquer caso, a Fox introduziu dois novos amortecedores para Trail, o Float X a ar (que substitui o Float X2) e o DHX de mola. O corpo e o pistão são novos, com válvulas de alto fluxo para dominar os impactos mais fortes e incluem um depósito extra bem como compressão de elastómero MCU.
Nos dois novos amortecedores, a letra "X" refere-se à circulação interna do óleo de apenas uma via, tanto para a compresão como para a recuperação (em comparação com os X2 que contam com 2 vias independentes - uma para compressão e outra para recuperação). São amortecedores mais simples, mas altamente eficientes e com duas novidades:
1) Câmara externa ou reservatório adaptado ao comprimento do amortecedor. Estarão disponíveis 4 tamanhos: S, M, L e XL. Quanto maior for o amortecedor, mais óleo e maior será a câmara IFP (pistão flutuante) que necessita. Antes apenas existia 1 tamanho.
2) Curso ajustável, através de espaçadores. Por exemplo, um amortecedor de 230 mm de comprimento poderá ser ajustado a 57,5mm, 60mm, 62,5mm ou 65mm.
Incorporam um manípulo rápido de 2 posições para endurecer rapidamente a compressão e obter uma pedalada eficiente e um novo botão de ajuste da compressão em baixa velocidade numerado, de 12 posições.
Para facilitar o ajuste, a posição da válvula de ar foi reposicionada no Float X, enquanto o botão de recuperação do DHX, que habituamente fica pouco acessível, agora pode ser regulado à mão, com uma chave allen ou introduzindo uma ferramenta ou um utensílio fino num dos encaixes laterais no próprio regulador.
FOX DHX:
>Novo corpo e pistão.
>Câmara de ar maior.
>Anel de ajuste de pré-carga de mola com clics.
>MCU.
>Ajuste de compressão 2 posições (aberto/fechado).
>Depósito externo otimizado à medida do amortecedor.
>Versões: Factory.
>Preço: 759€
FOX FLOAT X:
>Novo corpo e pistão.
>Câmara de ar maior.
>Válvula de ar reposicionada.
>MCU.
>Ajuste de compressão de 2 posições (aberto/fechado).
>Depósito externo otimizado à medida do amortecedor.
>Versões: Factory (êmbolo Kashima) e Performance Elite.
>Preço: 699 - 799€.
Mais informações em www.bicimax.pt