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Nova Wilier Verticale SLR

A nova Verticale SLR substitui a 0 SLR - a bicicleta de estrada mais leve do catálogo da Wilier - e torna-se o seu modelo mais competitivo.

José Luis Arce. Fotos: Wilier

4 minutos

Nova Wilier Verticale SLR

A convite da Wilier, fomos a San Marino testar a nova Verticale SLR na companhia de ciclistas profissionais das equipas UCI WorldTour Astana Qazaqstan e Groupama-FDJ. A Wilier é uma das três únicas marcas de bicicletas do mundo que apoia atualmente duas equipas profissionais, com ciclistas como o promissor trepador Lenny Martinez, que obteve a primeira vitória com o novo modelo na Mercan'Tour Classic Alpes-Maritimes.

A nova Verticale SLR baseia-se num quadro de 720 gramas - já pintado e no tamanho M - o mais leve alguma vez fabricado pela marca italiana (exceto nos modelos com travões de aro), que ficou conhecida pelas vitórias épicas de Marco Pantani. De facto, subimos ao pico comemorativo do Pirata no nosso primeiro dia de testes.

O quadro Verticale foi desenvolvido a partir do zero, aplicando e melhorando o que aprenderam com o anterior, que data de 2019. É 15% mais leve do que o 0 SLR e tem uma melhor relação rigidez/peso. A forqueta de carbono, mais leve 7,5%, tem uma nova parte superior com uma transição estudada das fibras de carbono nesta área delicada.

Os rolamentos estão agora localizados mais dentro do quadro, proporcionando maior rigidez e leveza. Além disso, apresenta um novo laminado de carbono e outras novidades interessantes, como as escoras assimétricos - a escora direita tem uma secção mais pequena para dar lugar a uma combinação de pratos até 56/48 - e espaço para pneus até 32 mm.

Tem um apoio de desviador amovível, dropouts mais simples e rígidos, com um apoio de desviador específico para a montagem direta de mudanças Shimano, novas fixações de pinças de travão Flat Mount - que poupam quatro gramas - e um novo sistema de aperto do espigão de selim, mais firme e leve.

MONTAGEM EXCLUSIVA

O espigão de selim em carbono - dez gramas mais leve - está disponível com dois recuos (0 e 15 mm) e tem um pequeno orifício para fixar uma luz traseira, um acoplamento para um radar Garmin Varia ou um dorsal. Está equipada com rodas Miche Kleos RD 36, com aros de carbono unidirecional Toray T1000 e T700 tubeless, secção interna de 21 mm e perfil de 36 mm.

Os cubos incluem rolamentos de cerâmica e utilizam eixos passantes leves. Os rolamentos da pedaleira Miche RD são também de cerâmica, com a particularidade de serem um cartucho prensado e roscado, para evitar possíveis folgas ou rangidos durante a pedalada.

O novo guiador Wilier V Bar é um dos componentes mais destacados devido à sua inovadora ondulação na curva inferior, que o torna 30 mm mais estreito no topo - 15 milímetros de cada lado. Tem uma solução diferente para a angulação que estamos habituados a encontrar noutros guiadores e que está disponível em duas versões: com uma largura de 37 ou 40 cm e dois comprimentos de 90 ou 100 mm, ou também com 39 ou 42 cm de largura e com comprimentos de 110, 120, 130 ou 150 mm.

Foi utilizado um sistema de aperto de parafusos independente com porcas e parafusos cilíndricos para permitir que o laminado de fibra de carbono fique mais integrado à volta do tubo da forqueta. Tem uma tampa superior específica, vedantes de borracha para esconder o canal de encaminhamento das mangueiras dos travões e um suporte integrado para o ciclocomputador, com a possibilidade de o fixar diretamente na coluna de direção - em vez de um espaçador. Estes são os mesmos elementos utilizados no modelo Filante e são compatíveis com as anilhas redondas convencionais. 

MAIS DETALHES 

As novas opções de guiador desempenham um papel decisivo na posição que adotamos, sendo que a Wilier atualizou o seu conceito Accufit, que consiste numa tabela que tem em conta as medidas do guiador, o tamanho do quadro e os espaçadores de direção para estabelecer a distância aos dois principais pontos de contacto: C1 -  manetes - e C0 - curva do guiador. Com todos estes dados, a Wilier consegue apenas 2 ou 3 mm de diferença, dependendo da combinação que fizeres.

A Wilier Verticale SLR tem uma geometria reformulada, com uma relação diferente entre a altura e o alcance do quadro, baseada na experiência e opinião dos ciclistas da equipa Groupama-FDJ. O resultado é uma bicicleta desportiva - ou de competição polivalente - com um carácter trepador e linhas aerodinâmicas que lhe permitem ser rápida mesmo quando o terreno é menos acidentado e a velocidade aumenta.

Este carácter versátil é percetível no seu comportamento, permitindo que seja conduzida com facilidade e docilidade em troços sinuosos, mas com aquele carácter de uma bicicleta leve e ágil.

Está disponível em seis tamanhos, tem sete configurações: a partir de 9.900 euros com o grupo Shimano Ultegra Di2 ou SRAM Force AXS, com medidor de potência por 500 euros adicionais e rodas Miche Kleos 36, até 13.000 euros equipada com Campagnolo Super Record WRL e rodas Miche Kleos RD36. Existem duas opções com Shimano DuraAce Di2, por 12.200 euros ou 13.000 euros com medidor de potência, e outra com SRAM RED AXS por 13.000 euros.

DETALHES

  • Guiador V Bar: O novo guiador Wilier oferece uma abertura de 15 mm de cada lado, com um novo design que abre as pontas com uma onda na curva do guiador. Segundo a marca pesa 310 gramas na versão de 37 ou 40 cm de largura e 100 mm de comprimento.
  • Miche Kleos RD36: os rolamentos de cerâmica RRC (Racing Replica Ceramic), a absorção do sistema tubeless Minihook e o seu peso de 1.455 gramas oferecem pouca resistência, transmitindo uma condução suave e dinâmica.
  • Espigão de selim com recuo de 0 ou 15 mm. A Wilier trabalhou muito na intersecção do espigão com uma nova abraçadeira, um novo revestimento de borracha e um espigão mais leve, que permite fixar discretamente acessórios como uma luz ou um dorsal. 

Poderás encontrar mais informações em www.wilier.com.

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