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Nova Santa Cruz Heckler com mais autonomia e opções

A renovada Santa Cruz Heckler está disponível com rodas de 29 polegadas e também em versão Mullet, com um quadro mais robusto e uma bateria com maior autonomia.

Carlos Pinto

3 minutos

Nova Santa Cruz Heckler com mais autonomia e opções

Não é nenhum segredo que a primeira versão da Heckler chegou um pouco tarde ao mercado, com características de certa forma obsoletas para a realidade da altura: rodas de 27,5 polegadas e uma bateria pequena de 500 Wh. Na altura, a Santa Cruz argumentou que pretendia oferecer uma e-bike diferente, mais leve e fácil de conduzir, com um comportamento próprio. Sem querer perder essa essência, mas adaptando-se aos novos tempos, a Santa Cruz apresentou a nova Heckler, um modelo equivalente à Bronson, mas com um motor, e que chegará ao mercado no Verão. 

 

A nova Heckler (denominada versão 2) é uma bicicleta elétrica de suspensão total com 160 mm de curso na suspensão e 150 mm no amortecedor. Traz rodas de 29 polegadas de série, motor Shimano EP8 e bateria Darfon de 720 Wh. O novo quadro pode levar um amortecedor de grandes dimensões ou um de mola. Este modelo estará disponível na versão com quadro em carbono CC, que é o carbono mais leve da marca, mas também no mais acessível carbono C, o que permite baixar o preço das versões de base. 

 

A Heckler 2 estreia um quadro totalmente novo, com cablagem interna, o que faz com que tenha um design bastante limpo e homogéneo. 

 

O tubo diagonal destaca-se pois aloja a bateria de grandes dimensões e tem um aspeto poderoso. É mais largo do que o anterior, por isso a estética difere. A bateria de 720 Wh que vem de origem em todos os modelos e versões, assegura uma grande autonomia. Pesa somente 100 gramas a mais do que a montada na Santa Cruz Bullit e embora não seja da Shimano, a garantia e a assistência estão a cargo da marca nipónica. A bateria pode ser retirada usando uma simples chave Allen de 4 mm. 

 

A parte central, onde o motor está fixo e onde passa o amortecedor, também tem um aspeto muito robusto, já que tal como as restantes bicicletas que a marca lançou recentemente, permite o uso de todo o tipo de amortecedores. Neste caso também foi tida a procupação de arranjar o máximo espaço possível para poder colocar um bidão de grandes dimensões, independentemente do amortecedor que se usar. O sistema de amortecimento continua a ser baseado no VPP (ponto de pivô virtual), que agora possui uma curva mais progressiva. 

Na imagem vê-se o interruptor On/Off e uma entrada USB para carregar acessórios

No que diz respeito à parte traseira, também é totalmente nova. Não é diferente de tamanho para tamannho, mas difere entre modelos, já que a Heckler 29" possui um basculante 15 mm mais comprido do que o da versão MX. 

 

A nova Heckler continua a ser uma bicicleta de Trail e não a podemos comparar com a Bullit, que é claramente uma super enduro. Mas agora podemos dizer, sem receios, que é mais agressiva e adapta-se a um maior leque de utilizadores. É um grau mais lançada do que o modelo anterior, possui um Reach maior e o link do sistema VPP possui um Flip Chip que permite variar o ângulo de selim e de direção, algo que o modelo anterior não tinha. 

Santa Cruz Heckler de Danny MacAskill, com uma montagem personalizada.

Os engenheiros da Santa Cruz não são muito apologistas de usar rodas 29" em bicicletas de tamanho S, sobretudo por dificultar a condução em zonas apertadas, por isso tomaram a decisão de montar 27,5" à frente e atrás nos quadros S. Nos restantes tamanhos estarão à venda versões MX (ou seja, mullet), com roda dianteira de 29" e traseira de 27,5" para aqueles que procuram a máxima destreza, bem como outra versão integralmente com rodas de 29", para aqueles que procuram velocidade e a máxima estabilidade. 

Santa Cruz Heckler 2022, versão com rodas de 29"
Santa Cruz Heckler 2022, versão com rodas mullet (29" / 27,5")

CARACTERÍSTICAS CHAVE

  • Disponível em versões com quadro C e CC.
  • Existem duas versões da Heckler. Com rodas de 29" ou MX (mullet) 27,5 atrás e 29" à frente.
  • Os tamanhos S só trazem rodas 27,5” tanto à frente como atrás.
  • Cor Gloss Avocado ou Maritime Grey.
  • Bateria Darfon E40G de 720wh.
  • Motor Shimano EP8.
  • 5 versões de equipamento disponíveis.
  • Novo quadro reforçado.
  • Flip Chip inferior no sistema de amortecimento.
  • Tubo diagonal sobredimensionado para alojar a nova bateria.
  • Possibilidade de utilizar amortecedores de grandes dimensões ou com mola.
  • 160 mm de curso na suspensão e 150 mm no sistema VPP traseiro.
  • Grande espaço central para poder levar um bidão de água.
  • Ângulo de direção mais lançado do que na versão anterior.
  • As versões de 29” possuem um basculante 15 mm mais comprido do que nas MX.
  • Largura máxima de pneus de 2,6” no caso da versão 29” e de 2,6” na MX.
  • Discos de 200 mm em todos os modelos.
  • Disponível no mercado europeu no final do Verão.
  • Os preços no mercado português ainda não estão disponíveis.

Poderás saber mais informações no site da Bicimax, www.bicimax.pt

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