Não é nenhum segredo que a primeira versão da Heckler chegou um pouco tarde ao mercado, com características de certa forma obsoletas para a realidade da altura: rodas de 27,5 polegadas e uma bateria pequena de 500 Wh. Na altura, a Santa Cruz argumentou que pretendia oferecer uma e-bike diferente, mais leve e fácil de conduzir, com um comportamento próprio. Sem querer perder essa essência, mas adaptando-se aos novos tempos, a Santa Cruz apresentou a nova Heckler, um modelo equivalente à Bronson, mas com um motor, e que chegará ao mercado no Verão.

A nova Heckler (denominada versão 2) é uma bicicleta elétrica de suspensão total com 160 mm de curso na suspensão e 150 mm no amortecedor. Traz rodas de 29 polegadas de série, motor Shimano EP8 e bateria Darfon de 720 Wh. O novo quadro pode levar um amortecedor de grandes dimensões ou um de mola. Este modelo estará disponível na versão com quadro em carbono CC, que é o carbono mais leve da marca, mas também no mais acessível carbono C, o que permite baixar o preço das versões de base.

A Heckler 2 estreia um quadro totalmente novo, com cablagem interna, o que faz com que tenha um design bastante limpo e homogéneo.

O tubo diagonal destaca-se pois aloja a bateria de grandes dimensões e tem um aspeto poderoso. É mais largo do que o anterior, por isso a estética difere. A bateria de 720 Wh que vem de origem em todos os modelos e versões, assegura uma grande autonomia. Pesa somente 100 gramas a mais do que a montada na Santa Cruz Bullit e embora não seja da Shimano, a garantia e a assistência estão a cargo da marca nipónica. A bateria pode ser retirada usando uma simples chave Allen de 4 mm.

A parte central, onde o motor está fixo e onde passa o amortecedor, também tem um aspeto muito robusto, já que tal como as restantes bicicletas que a marca lançou recentemente, permite o uso de todo o tipo de amortecedores. Neste caso também foi tida a procupação de arranjar o máximo espaço possível para poder colocar um bidão de grandes dimensões, independentemente do amortecedor que se usar. O sistema de amortecimento continua a ser baseado no VPP (ponto de pivô virtual), que agora possui uma curva mais progressiva.

Na imagem vê-se o interruptor On/Off e uma entrada USB para carregar acessórios
No que diz respeito à parte traseira, também é totalmente nova. Não é diferente de tamanho para tamannho, mas difere entre modelos, já que a Heckler 29" possui um basculante 15 mm mais comprido do que o da versão MX.

A nova Heckler continua a ser uma bicicleta de Trail e não a podemos comparar com a Bullit, que é claramente uma super enduro. Mas agora podemos dizer, sem receios, que é mais agressiva e adapta-se a um maior leque de utilizadores. É um grau mais lançada do que o modelo anterior, possui um Reach maior e o link do sistema VPP possui um Flip Chip que permite variar o ângulo de selim e de direção, algo que o modelo anterior não tinha.

Os engenheiros da Santa Cruz não são muito apologistas de usar rodas 29" em bicicletas de tamanho S, sobretudo por dificultar a condução em zonas apertadas, por isso tomaram a decisão de montar 27,5" à frente e atrás nos quadros S. Nos restantes tamanhos estarão à venda versões MX (ou seja, mullet), com roda dianteira de 29" e traseira de 27,5" para aqueles que procuram a máxima destreza, bem como outra versão integralmente com rodas de 29", para aqueles que procuram velocidade e a máxima estabilidade.


CARACTERÍSTICAS CHAVE
- Disponível em versões com quadro C e CC.
- Existem duas versões da Heckler. Com rodas de 29" ou MX (mullet) 27,5 atrás e 29" à frente.
- Os tamanhos S só trazem rodas 27,5” tanto à frente como atrás.
- Cor Gloss Avocado ou Maritime Grey.
- Bateria Darfon E40G de 720wh.
- Motor Shimano EP8.
- 5 versões de equipamento disponíveis.
- Novo quadro reforçado.
- Flip Chip inferior no sistema de amortecimento.
- Tubo diagonal sobredimensionado para alojar a nova bateria.
- Possibilidade de utilizar amortecedores de grandes dimensões ou com mola.
- 160 mm de curso na suspensão e 150 mm no sistema VPP traseiro.
- Grande espaço central para poder levar um bidão de água.
- Ângulo de direção mais lançado do que na versão anterior.
- As versões de 29” possuem um basculante 15 mm mais comprido do que nas MX.
- Largura máxima de pneus de 2,6” no caso da versão 29” e de 2,6” na MX.
- Discos de 200 mm em todos os modelos.
- Disponível no mercado europeu no final do Verão.
- Os preços no mercado português ainda não estão disponíveis.
Poderás saber mais informações no site da Bicimax, www.bicimax.pt.