Há cada vez mais ciclistas a percorrer longas distâncias e para todos eles, existe uma bicicleta ideal, pensada ao detalhe para proporcionar conforto, mas sem prejudicar a performance e o peso geral. Afinal de contas, quanto mais confortáveis estivermos, mais velocidade poderemos imprimir, mais quilómetros percorreremos, mais felizes estaremos e mais agradável será o trajeto.
A nova versão inclui o Future Shock 3.0, um micro-amortecedor hidráulico na parte dianteira (embutido na direção) que pode ser ajustado e personalizado e que devido às melhorias é mais duradouro. Tem 20 mm de curso sem atrito, com um funcionamento suave, permitindo ajustar a pré-carga à firmeza desejada consoante o tipo de terreno ou preferências pessoais.
Para além deste sistema de amortecimento dianteiro, atrás inclui a tecnologia Aftershock. Basicamente o espigão de selim em carbono em forma de D denominado Pavé está mais exposto, aumentando a sua flexão, junto com um grampo rebaixado. Tudo isto com um movimento controlado.
Segundo a marca e comparando com as marcas rivais, a Roubaix SL8 é 53% mais suave do que a concorrente mais próxima. Tudo isto, mantendo a agilidade, rigidez, transferência de potência e condução precisa.
Quanto à geometria, é relaxada, ajudando a aliviar a pressão das mãos, braços e ombros, o que é ideal tanto para ciclistas profissionais como amadores. Se ainda não sabes o que significa esta geometria explicamos sucintamente: tem um alcance mais curto, um Stack mais alto, um tubo de direção mais relaxado e uma maior distância entre eixos. A grande novidade no caso da nova Roubaix SL8 é um espaço maior para os pés, de modo a não embater nas rodas quando usamos pneus mais volumosos. Isto foi alcançado aumentando 10 mm no centro dianteiro.
A nova versão está mais suave em termos de comportamento na estrada, mas também mais aerodinâmica e leve, adotando algumas das aprendizagens obtidas na Aethos. Inclui suportes para adicionar um terceiro porta-bidon, uma bolsa no tubo horizontal e guarda-lamas, além de possibilitar a utilização de pneus até 38c, aumentando a sua polivalência.
Para além de tudo isto que mencionámos, a forqueta tem um novo formato, o tubo diagonal foi rebaixado, a parte dianteira do quadro foi melhorada para otimizar a aerodinâmica e as escoras traseiras estão numa posição ainda mais baixa. A disposição das fibras de carbono também foi melhorada, reduzindo ligeiramente o peso do quadro (50 gramas). Por falar em carbono, agora a Roubaix SL8 utiliza o 12r, o mais elitista da marca californiana. Deste modo, o modelo Roubaix SL8 S-Works no tamanho 56 pesa agora 7,3 kg, um valor surpreendente numa bicicleta de endurance com estas características.
E como agora podem ser montados pneus mais largos (até 38c), o espectro de utilização está mais alargado, podendo ser usado inclusive em gravel.
Há sete montagens distintas, com preços que começam nos 2.460 euros da Roubaix e vão até aos 12.350 euros da S-Works Roubaix. Poderás encontrar mais detalhes em www.specialized.com.