Estivemos em Bilbao, no coração do País Basco, em meados de Junho, a testar a nova versão da Orbea Orca. A marca espanhola tem um historial impressionante que remonta a 1847, construindo, ano após ano, bicicletas para todo o tipo de vertentes.
Fomos recebidos de braços abertos e tivemos à nossa disposição uma ampla gama de bicicletas e produtos que se destacam pela indiscutível qualidade.
Aproveitámos esta viagem para visitar a sede da Orbea em Mallabia e conhecer em primeira mão o processo de fabrico destas bicicletas.
Para além de visitarmos a fábrica, mostraram-nos as novidades tecnológicas e os inúmeros controlos de qualidade que todos os seus produtos são submetidos nos diferentes passos de produção.
Em Ochagavía (Navarra) tivemos a oportunidade de testar a impactante Orbea Orca OMX M10iLTD PWR. A primeira coisa que salta à vista é a sua leveza e o comportamernto em subidas, mas também em descidas, bem como a sua capacidade de absorver as irregularidades do terreno. É o tipo de bicicleta em que se nota quando aceleramos.
No dia seguinte continuámos a testar esta bicicleta numa volta de 70 km com 1.600 metros de desnível, subindo Larrau e Tapla.
ORBEA ORCA OMX
O quadro OMX pesa somente 750g no tamanho 53 e a forqueta 360g. Por sua vez, o quadro OMR pesa 1.030g e a forqueta 410g. O modelo OMX é fabricado com fibras de carbono T1000 e T800.
Inclui uma transmissão Shimano Dura Ace Di2 (com pratos de 52-36 dentes e cassete de 11-30 dentes), o que simboliza precisão na comutação das mudanças. A Orbea emprega peças de maior tamanho no quadro, mas reduziu o número de sobreposições, o que permitiu poupar peso. Isto implicou a redução de 90 peças, além de evitar o excesso de epoxi na união das peças de carbono, eliminando material desnecessário.
Uma característica distintiva da Orca é o design Powerspine. Como a parte inferior do quadro tem de suportar a maioria das cargas de torção e laterais durante a pedalada, a disposição do tubo de direção, diagonal e escoras permite poupar peso em outras partes sem comprometer a rigidez nem a capacidade de resposta. Durante os nossos testes, verificámos quão ágil e rápida é a nova Orca, graças em parte às escoras traseiras mais curtas e à menor distância entre eixos. Além disso, as secções arrendondadas do quadro contribuíram para reduzir as vibrações, poupando energia durante as voltas mais longas.
Quanto à aerodinâmica, a Orbea fez um trabalho fantástico. A cablagem interna ICR foi cuidadosamente desenhada para reduzir a resistência ao vento e a forma da forqueta também foi pensada para minimizar a resistência aerodinâmica. Através do programa MyO, os ciclistas têm opções adicionais para personalizar a ergonomia e selecionar rodas e guiadores mais aerodinâmicos, dando prioridade assim à aerodinâmica nas suas preferências. A integração de componentes OC é outro dos aspetos que temos de destacar. Os espigões topo de gama possuem um sistema de acoplamento universal, que se adapta a carris de carbono ou de alumínio, redondos ou ovais.
Os novos guiadores oferecem ergonomia e existem versões com flare, para um maior espectro de utilizadores.
Em termos de rodas, a Orca beneficia da nova gama Oquo, disponível em carbono ou alumínio e com três níveis distintos: LTD, Team e Pro. Estas rodas têm perfis diferentes, dependendo das preferências de cada ciclista. Têm uma largura interior de 21 mm, e podem ser montados diversos tipos de pneus.
No caso da OMX vinha com pneus com carcaça de algodão e o conforto bem como a aderência são sublimes. A Orbea Orca OMX vem equipada com as rodas RP 35 LTD Minihook, cujo peso é de 1.370g.
A Orca está disponível em sete tamanhos, do 47 ao 60, e as opções de cor são variadas, tanto na OMR como na OMX, sendo possível personalizar.
Em suma, a nova Orbea Orca OMX é uma combinação impressionante de inovação, leveza, rigidez e aerodinâmica. Graças ao seu design cuidadosamente pensado e à sua capacidade de personalização através do programa MyO, a Orbea conseguiu criar uma bicicleta trepadora excecional que satisfaz as exigências dos ciclistas mais apaixonados.
ORBEA ORCA OMR
Também tivemos a oportunidade de testar a nova Orca OMR M35i. Esta versão destaca-se pela fibra de carbono de módulo intermédio. Embora não seja tão leve e rígida como a versão OMX, esta fibra é extremamente elástica, o que faz com que o quadro absorva mais as vibrações em estradas algo degradadas ou gretadas.
Além disso, o composto da carcassa do pneu, elaborado em nylon, oferece uma maior capacidade para absorver impactos em comparação com os pneus de algodão tradicionais. Este modelo está equipado com rodas Team Minihook com 35 mm de perfil e pesam 1.465g. No fundo, estas rodas Oquo são rígidas, reativas e oferecem um grande controlo. Em qualquer tipo de terreno, demonstraram uma grande estabilidade, proporcionando confiança mesmo em curvas fechadas e descidas mais técnicas.
Apesar de ligeiramente mais pesada do que a OMX, a Orca OMR não decepciona em termos de desempenho. Aliás, o seu peso adicional proporciona uma maior confiança nas descidas, onde a estabilidade e o controlo são fundamentais.
Este modelo vem equipado com um grupo Shimano 105 Di2, cassete 11-34 dentes e pratos 50-34 dentes. O seu funcionamento é muito eficiente, oferecendo mudanças precisas e silenciosas.
Quanto ao sistema de travagem, a Orca OMR M35i tem travões de disco hidráulicos Shimano R7170 que proporcionam um desempenho fiável nas decidas.
Uma das maiores vantagens desta bicicleta é a sua versatilidade. Embora seja uma bicicleta de gama média/alta de alto desempenho, é possível personalizá-la e convertê-la numa máquina de gama alta com algumas modificações de componentes, sem a necessidade de investir num modelo topo de gama.
A nossa visita à Orbea foi inesquecível. Ficámos impressionados com a qualidade, dedicação e profissionalismo de toda a equipa. Poderás conhecer mais pormenores acerca da gama da Orbea em orbea.com.