A nova versão da bicicleta de contrarrelógio Cervélo P5 foi desenvolvida em conjunto com ciclistas de topo, vencedores da Volta a França, bem como triatletas de elite. Segundo a marca, está mais rápida, mais ajustável e mais confortável do que nunca.
É 5 watts mais rápida do que a versão anterior e grande parte dessa melhoria deve-se às rodas. Há mais espaço na forqueta, para poderem ser utilizadas rodas mais largas e mais rápidas, como as Reserve 77/88. Além disso, em conjunto com pneus de 29 mm, estas rodas não só são mais rápidas, como proporcionam menos resistência ao rolamento. Aliás, o quadro permite montar pneus de até 34 mm.

Se olharmos para a parte frontal da P5 vemos que é diferente da concorrência. A nova extremidade dianteira fabricada numa única peça, introduzida pela primeira vez no modelo S5, é mais simples de montar e ajustar. O stack é agora ajustável até 40 mm, enquanto a altura da barra de base desce 10 mm para minimizar a área frontal. O novo riser aumenta a capacidade de ajuste da inclinação, de 0 a 30 graus, em incrementos de 5 graus.
Quanto aos extensores, têm novos apoios de braços e almofadas mais largas, mais altas e mais espessas que as anteriores. É definitivamente mais confortável, mas também inspira mais confiança. Uma maior área de superfície permite um melhor controlo, o que resulta em mais tempo na posição mais aerodinâmica possível.
O novo design do espigão de selim fastback reduz a rigidez vertical em cerca de 22%, mantendo a rigidez lateral necessária para a transferência de potência.

A P5 está disponível em três montagens, uma com Shimano Ultegra Di2 (9.550 euros), outra com Shimano Dura-Ace Di2 (12.710 euros) e uma com SRAM Red AXS (13.580 euros).
É possível comprar o kit composto pelo quadro, forqueta, cockpit, extensores e espigão de selim por 5.850 euros.
NOVA P-SERIES
Para além da P5 de contrarrelógio, a marca deu a conhecer a nova P-Series, específica para Triatlo. Aliás, as semelhanças entre ambas são notórias a todos os níveis, mas inclui características próprias para as provas de Triatlo, como a forqueta com tubo de direção em forma de "D" e o avanço redondo, que possibilitam uma maior personalização dos extensores.

Além disso, tem uma maior distância entre as rodas e pneus, redução da resistência aerodinâmica e melhor encaminhamento dos cabos. Uma novidade este ano na P-Series é o espaço de arrumação no quadro, que foi concebido para a câmara de ar, uma pequena multi-ferramenta e algumas botijas de CO2. A tampa é de fácil abertura, com ou sem o bidon no lugar, basta rodar o fecho e puxar.

Quanto à geometria, o stack máximo aumentou, e foram incluídos espaçadores para elevar a barra de base a essa altura. Para além do novo armazenamento no quadro, todas as P-Series continuam a incluir a Smartpak 400, a bolsa do tubo superior, que torna o abastecimento na bicicleta muito mais simples sem sacrificar a aerodinâmica.
O preço começa nos 4.170 euros e vai até aos 8.150 euros. Também é possível comprar o quadro à parte por 4.070 euros.
Poderás encontrar informações adicionais em www.bicimax.com.