A Lux é uma referência no mundo do XC e é a bicicleta usada por Mathieu van der Poel nas provas de XCO. Trata-se do modelo de suspensão total para cross-country/maratonas da marca alemã e, seguindo a tendência do mercado, passou a ter disponível a versão Downcountry ou, como chamamos na nossa redação, Super XC. Assim, a Lux Trail destaca-se por ter um triângulo dianteiro próprio, com mais curso disponível tanto à frente como atrás e uma geometria específica para as descidas.
NÃO SÃO IGUAIS
Embora o quadro da Lux e da Lux Trail pareçam iguais - pois partilham o mesmo basculante traseiro - a verdade é que o triângulo dianteiro é diferente. A marca alemã desenvolveu um quadro próprio para a versão de 120 mm, com uma geometria diferente na qual o ângulo de direção foi relaxado cerca de 2,5º, passando a ter 67,5º e o reach foi aumentado cerca de 20 mm por tamanho de quadro (25 mm no tamanho M). O quadro no tamanho M pesa 1.905g.
O curso das suspensões da Lux Trail é diferente da Lux tradicional. Ou seja, na Trail o amortecedor tem 110 mm e na suspensão 120 mm. Além disso, inclui de série um espigão telescópico em todos os modelos, guiador mais comprido de 760 mm, avanço mais curto (60 mm) para se adaptar ao reach e aros mais largos (30 mm de largura interna), com pneus 2.35 e 2.4".
GAMA LUX TRAIL
A gama Lux Trail é composta por três modelos com um preço de entrada de 3.299 euros e em breve será incluído o modelo CF 9 edição especial Emily Batty por 5.799 euros.
Lux Trail CF 6
É o modelo mais barato da gama, traz uma transmissão Shimano SLX de 12 velocidades, suspensão Fox 34 Step Cast Performance, amortecedor Fox Float DPS Performance Elite, espigão telescópico Fox Transfer SL de 100 mm e travões Shimano SLX M7100. Custa 3.299 euros e está disponível em duas cores.
Lux Trail CF 7
O modelo intermédio tem uma transmissão Shimano Deore XT de 12 velocidades, suspensão Fox 34 Step Cast Performance Elite, amortecedor Fox Float DPS Performance Elite, espigão telescópico Fox Transfer SL de 100 mm e travões Shimano XT M8100. Custa 4.299 euros e está disponível em duas cores.
Lux Trail CF 8
Por enquanto, a versão topo de gama é esta. Inclui uma transmissão SRAM GX Eagle AXS de 12 velocidades, suspensão Fox 34 Step Cast Performance Elite, amortecedor Fox Float DPS Performance Elite, espigão telescópico Rock Shox Reverb AXS de 125 mm e travões SRAM Level TLM. Custa 5.299 euros e também está disponível em duas cores.
Poderás saber mais em www.canyon.com.