Pioneira no mercado das bicicletas elétricas, a BH Bikes é das marcas que mais tem investido em novas tecnologias e conceitos inovadores. Esta nova iLynx é uma bicicleta elétrica de BTT leve, com tecnologias próprias da BH, incluindo o motor e a bateria, bem como a plataforma de amortecimento da BH Lynx normal. O curso disponível é exatamente o mesmo das versões não elétricas, ou seja, 100 e 120 mm.
Os mais de 10 anos de experiência neste setor permitiram à BH desenvolver o seu próprio motor, o BH 2ESMAG. É muito pequeno, leve (pesa 2,2 kg) e silencioso. Tem 250w e um torque máximo de 65 Nm.
O novo BH 2ESMAG não gera fricção adicional na transmissão quando pedalamos, portanto a partir de 25 km/h é possível aproveitar toda a força de pedalada. Tem um Q-Factor de 163 mm (o EP8 da Shimano, por exemplo, tem de 177 mm), o que se traduz numa posição de pedalada natural.
Além disso, o X Display oferece toda a informação necessária em andamento, com 4 modos de assistência que podem ser selecionados a partir do pequeno comando instalado na parte esquerda do guiador. Estes são os modos: ECO, ECO , Sport e Boost.
O seu ecrã LCD a cores é visível em condições de iluminação solar direta, e dispõe de compatibilidade ANT (Garmin) e Bluetooth. A sua localização, na nossa opinião, é acertada, afastada de possíveis toques, e tem o tamanho ideal.
A BH Bikes entra com esta iLynx no novo segmento de eBikes que visualmente estão muito próximas de uma BTT tradicional, algo que é patente nas imagens deste artigo. O pequeno motor e a bateria integrada no tubo diagonal, bem como o pequeno ecrã X Display são peças chave para conseguir esta harmonização.
O quadro da iLynx Race Carbon integra no seu interior uma bateria que proporciona 540Wh não extraível. O seu design permite que as formas do tubo diagonal visto lateralmente sejam praticamente idênticas à sua irmã Lynx sem motor. Com esta bateria integrada, a BH anuncia uma autonomia de até 130 km.
A BH criou uma bateria adicional denominada XPro, com a qual é possível ampliar a capacidade em 180Wh, chegando assim aos 720Wh totais. Esta bateria tem o formato de um bidon e possui uma conexão Plug & Ride, que se coneta com o portabidon XPro como se fosse um bidon tradicional, sem a necessidade de cabos, pois conta com um conector na parte inferior do portabidon. É uma solução que nos parece muito acertada e visualmente limpa.
Quanto ao quadro, é evidente que se assemelha muito ao Lynx apresentado há algumas semanas, surpreeendendo o seu novo sistema de integração de ferramentas FIT.
A adoção da tecnologia HICM (Hollow Core Internal Molding) na fibra de carbono permite chegar aos 2.050g anunciados pelo fabricante (peso do quadro).
A limpeza visual é uma tarefa na qual todos os fabricantes estão focados. A BH Bikes não ficou atrás e adotou a cablagem interna a partir da direção, graças ao Acros ICR.
A geometria já conhecida das anteriores Lynx foi melhorada e atualizada na versão mais recente. O sistema de amortecimento traseiro foi confiado ao conhecido e eficaz sistema Split Pivot, com uma nova configuração dos links, o que proporciona um funcionamento sensível no início do curso do amortecedor, passando depois a um comportamento mais progressivo em todo o curso.
Tal como na BH Lynx Race Evo, existem versões com 100 ou com 120 mm de curso, variando apenas o amortecedor. Na sua geometria destacam-se as escoras de somente 453 mm e um ângulo de direção de 67º, acompanhando de um reach amplo na parte dianteira.
A iLynx Race Carbon está disponível em 4 cores diferentes de série, contudo se pretendes ter uma bicicleta única, temos uma boa notícia para ti. A iLynx faz parte do programa BH Unique, com o qual é possível personalizar a sua estética, existindo nada mais nada menos do que 32.000 combinações de cor através do configurador online.
A gama iLynx race é composta por 4 modelos, 3 deles com 120 mm de curso e a mais "racing" de todas tem 100 mm. O modelo topo de gama pesa 16,8 kg, segundo a BH Bikes.
Poderás saber mais em https://www.bhbikes.com/pt_PT/bicicletas-eletricas/bicicletas-eletricas-de-montanha/ilynx-race.