comitium

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

A Mondraker apresentou a sua tecnologia exclusiva MIND, um sistema de registo e controlo telemétrico das suspensões que permite um ajuste e acompanhamento bastante preciso.

Revista BIKE

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões
Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

O salto tecnológico que a Mondraker acabou de apresentar é muito relevante. Após anos de desenvolvimento, a marca completa o seu terceiro patamar evolutivo, após o sistema Zero Suspension e o Forward Geometry. O MIND é um sistema conceptualmente e tecnologicamente inovador e vai permitir aos fãs do Enduro uma aproximação às vantagens da eletrónica e o seguimento preciso das voltas de BTT.

Neste vídeo, o staff da Mondraker explica-nos em detalhe como funciona.

O MIND é um sistema que será integrado em todos os modelos Foxy Carbon e Crafty Carbon e que consta de quatro dispositivos sem fios, dois em cada suspensão. A unidade principal fica oculta no tubo da direção, tem GPS com conetividade própria, e inclui um sensor que lê a intensidade do campo magnético através do íman localizado na parte superior da suspensão. Esta leitura, de 100 dados por segundo, vai registando o que acontece na suspensão ao longo da volta, e o mesmo acontece no amortecedor traseiro com o sensor localizado no eixo de rotação principal, estando o íman alojado no link do sistema Zero. Não existe a possibilidade de cruzar dados quando duas Mondraker rolam juntas, já que cada sistema está emparelhado e codificado.

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

 

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

 

O registo que estes sensores fazem durante a volta de bicicleta é sincronizado com o Smartphone carregado com a app myMondraker (disponível para Android e iOS), assim no final da volta, ou em qualquer momento, teremos à disposição, além de todas as funcionalidades típicas de um dispositivo GPS, como a distância, tempo, etc, um registo da atividade das nossas suspensões, sendo possível, por exemplo, selecionar um evento concreto da suspensão (um forte afundamento num salto) e consultar esse afundamento, o equilíbrio entre o amortecedor e a suspensão, ou até o tempo e distância que estivemos no ar (num salto).

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

 

Poder comparar as diferentes linhas que escolhemos numa descida em particular e analisar como é que as suspensões se comportaram, permite-nos tomar decisões, já que podemos cruzar na nossa análise todos os dados da suspensão junto com os da distância, tempo... Assim, podemos optar por outra linha ou fazer ajustes diferentes na suspensão, não baseando unicamente - como acontecia até agora - exclusivamente nas nossas sensações. Além disso, podemos visaualizar esta análise no PC ou no portátil.

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

 

AJUSTE DAS SUSPENSÕES

Uma das principais razões que levaram ao desenvolvimento do MIND por parte da Mondraker foi facilitar o ajuste das suspensões por parte do utilizador. Muitas vezes, um ajuste inadequado retira as potencialidades do sistema de amortecimento. O MIND permite ajustar o sag da bicicleta e os clicks de recuperação e compressão de maneira precisa. Dois leds localizados na parte inferior da unidade principal, junto à parte inferior da testa, indicam-nos, quando andamos, se o sag é o adequado ou se temos de adicionar ou retirar pressão tanto na suspensão (indicado na parte esquerda) como no amortecedor (na parte direita).

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

 

A bateria é recarregável por USB através de um carregador fornecido com a bicicleta, com o qual podemos carregar simultaneamente o dispositivo traseiro e dianteiro, sendo a duração estimada da bateria de 20 horas em uso contínuo e mais de 15 dias em modo de espera. Pesa somente 199g (o conjunto).

CONETIVIDADE

Através do myMondraker, é possível publicar as nossas voltas no Strava e partilhar os dados do nosso rendimento desportivo com os nossos contatos no Facebook. Além disso, os utilizadores podem registar a sua garantia, comunicar diretamente com o seu agente favorito Mondraker e consultar as notícias mais recentes da marca.

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

 

O MIND incorpora um sistema de alarme e antifurto. Após a ativação do alarme, se a bicicleta sofrer algum movimento, o utilizador receberá um aviso no smartphone. No caso de roubo da bicicleta, a Mondraker ajudará a rastrear a sua posição.

A tecnologia MIND vai ser integrada inicialmente nos modelos de performance da Mondraker - gama Foxy Carbon e Crafty Carbon de 2021 - disponíveis exclusivamente no mercado europeu (incluindo no Reino Unido e na Suíça). Além do mais, a Mondraker planeia incluir o sistema numa ampla gama de modelos de XC, DH, Enduro e Trail nos próximos anos.

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

 

A Foxy Carbon 2021 e a Crafty Carbon 2021 con o hardware MIND incorporado estarão disponíveis através dos distribuidores da Mondraker.

Poderás saber mais em https://mondraker.com/es/es/mind.

Arquivado em:

Os melhores videos