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Rodas de diferente diâmetro na mesma bicicleta? A UCI vai permitir apenas em DH e Enduro

Esta nova regra diz unicamente respeito a provas reguladas pela UCI.

Rodas de diferente diâmetro na mesma bicicleta? A UCI vai permitir apenas em DH e Enduro
Rodas de diferente diâmetro na mesma bicicleta? A UCI vai permitir apenas em DH e Enduro

 

No regulamento geral da União Ciclista Internacional há um artigo que define que tipo de bicicleta pode ser utilizada em provas UCI. O artigo 1.3.006 diz basicamente que "uma bicicleta é um veículo com duas rodas do mesmo diâmetro...". No entanto, essa norma não travou as diferentes propostas que surgiram ao longo dos anos pelos fabricantes. 

Em 1980, a marca japonesa Kuwahara tinha no seu catálogo um modelo com roda traseira de 24" e dianteira de 26", uma maneira de tornar as escoras mais curtas. Muitos anos depois, com a chegada das rodas 29", a Trek lançou a 69´r, uma bicicleta que combinava uma roda traseira de 26" e dianteira de 29", mas entretanto este modelo foi abandonado. 

¿Ruedas de diferente diámetro en la misma bici? La UCI lo permitirá sólo en DH y Enduro

Para além disso, com a chegada das rodas 27,5", existem várias bicicletas elétricas com roda traseira 27,5" e dianteira 29". 

A UCI abre a porta

Voltamos ao início, às restrições da UCI. Há apenas um par de dias este organismo acrescentou um parágrafo ao seu regulamento, que complementa o artigo 1.3.006: "Para provas de downhill e enduro, ao contrário da norma geral definida no artigo 1.3.006, as duas rodas podem ser de diferentes diâmetros...". Numa altura em que o debate entre as rodas 27,5" e 29" está no ar, a UCI abre assim a porta a que mais fabricantes optem por esta via (combinar rodas 27,5 e 29). 

¿Ruedas de diferente diámetro en la misma bici? La UCI lo permitirá sólo en DH y Enduro

E quais são as vantagens? As rodas 29" facilitam a passagem dos obstáculos, ajudam as suspensões a fazer o seu trabalho, ou seja, a manter a estabilidade da bicicleta e isso nota-se principalmente na dianteira. Por outro lado, as rodas 27,5" facilitam o design dos amortecedores e permitem encurtar a distância do pedaleiro e da roda traseira, o que permite produzir bicicletas mais compactas e fáceis de conduzir. Além disso, uma roda traseira 27.5" é mais sólida (e não nos podemos esquecer que é esta que sofre mais impactos). 

É por isto que as marcas estão a combinar as duas rodas numa só bicicleta. 

Será que os fabricantes vão colocar à venda mais opções com esta mistura de diâmetros nos próximos anos? Veremos...