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Sabias que é possível lubrificar a corrente enquanto pedalas?

O setor das bicicletas está em constante desenvolvimento e neste artigo mostramos-te alguns exemplos de sistemas que mantêm as bicicletas lubrificadas sem teres a necessidade de mexeres um dedo.

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Sabias que é possível lubrificar a corrente enquanto pedalas?

Ter a transmissão da bicicleta bem lubrificada, em concreto a corrente, não só evita problemas derivados do contato mecânico entre as várias peças implicadas, como o típico desgaste dos dentes ou a fadiga do material. Além disso, proporciona-nos um movimento mais fluido na nossa pedalada. 

Mas todos nós sabemos que manter um nível elevado de lubrificação na transmissão se torna cada vez mais difícil à medida que passam as horas, por exemplo num Granfondo, numa prova longa ou num raid que dura o dia inteiro com os amigos. A empresa alemã Rohloff tem uma solução para este problema já há vários anos, denominado sistema Lubmatic, uma espécie de goteiro instalado na escora superior do quadro, o qual através de umas bichas faz chegar o óleo à roldana do desviador e à corrente.

Com um conceito similar, a britânica Scottoiler, especialista em lubrificar motos e quads, também desenvolveu outro sistema, o qual sofreu bastantes atualizações até chegar ao modelo que se vende atualmente, o Cycle S1

Este sistema utiliza duas pilhas AAA para controlar a aplicação de óleo e pode ser programado em intervalos diferentes. Possui, inclusivé, um acelerómetro para detetar quando pedalamos e aplicar o óleo enquanto a corrente se move. 

 

A Movi-lub é outra marca que se une a este conceito, mas desta vez chega da Costa Rica. Neste caso, é o próprio biker que faz atuar o sistema bombeando o recipiente. 

 

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