Ter a transmissão da bicicleta bem lubrificada, em concreto a corrente, não só evita problemas derivados do contato mecânico entre as várias peças implicadas, como o típico desgaste dos dentes ou a fadiga do material. Além disso, proporciona-nos um movimento mais fluido na nossa pedalada.
Mas todos nós sabemos que manter um nível elevado de lubrificação na transmissão se torna cada vez mais difícil à medida que passam as horas, por exemplo num Granfondo, numa prova longa ou num raid que dura o dia inteiro com os amigos. A empresa alemã Rohloff tem uma solução para este problema já há vários anos, denominado sistema Lubmatic, uma espécie de goteiro instalado na escora superior do quadro, o qual através de umas bichas faz chegar o óleo à roldana do desviador e à corrente.
Com um conceito similar, a britânica Scottoiler, especialista em lubrificar motos e quads, também desenvolveu outro sistema, o qual sofreu bastantes atualizações até chegar ao modelo que se vende atualmente, o Cycle S1.
Este sistema utiliza duas pilhas AAA para controlar a aplicação de óleo e pode ser programado em intervalos diferentes. Possui, inclusivé, um acelerómetro para detetar quando pedalamos e aplicar o óleo enquanto a corrente se move.
A Movi-lub é outra marca que se une a este conceito, mas desta vez chega da Costa Rica. Neste caso, é o próprio biker que faz atuar o sistema bombeando o recipiente.