Estivemos na Madeira a testar a mais recente novidade da Specialized, a nova Turbo Levo de quarta geração, e tivemos a felicidade de aproveitar os fantásticos trilhos desta ilha para colocar à prova uma das bicicletas mais aguardadas da marca californiana. E, tal como aconteceu com a primeira versão, a espera valeu a pena.
O êxito da Turbo Levo no mercado nacional (foi eleita a ebike do ano em Portugal várias vezes), mas também no mercado internacional tem a ver com um conjunto muito equilibrado, sofisticado e eficiente. Uma das mais valias da Turbo Levo ao longo dos anos tem sido o seu motor, com uma entrega de potência muito natural, seja qual for o modo de assistência usado.
Atualmente, a Levo é um dos principais modelos da marca de Morgan Hill e embora tenha uma geometria que todos apreciam, o motor já precisava de uma atualização. Por isso mesmo, e dada a importância deste modelo no contexto atual, o fundador da marca, Mike Sinyard, esteve presente, como se pode ver nesta imagem.
Nesta quarta geração da Turbo Levo, a Specialized - como já referimos noutro artigo -, apresentou dois motores: o Turbo 3.1 com 111 Nm e 720 watts (exclusivo da S-Works) e uma versão com 101 Nm e 666 watts, para os modelos Comp, Expert e Pro. Basicamente é o mesmo motor, com o mesmo peso, mas com mais potência no caso do S-Works devido a alterações no firmware.
Uma das novidades é o facto de este motor deixar de ter uma polia e embora seja fabricado pela Brose, foi desenvolvido de raiz pela Specialized, no seu departamento de ebikes na Suíça. É ligeiramente mais pesado do que o da versão anterior (o anterior pesava 2.980g e o novo pesa 3.150g), no entanto é 20% mais pequeno, provoca menos ruído e é 27% mais potente.
As bobinas internas de cobre são revestidas e as engrenagens de aço receberam um tratamento chamado Double Diamond com duas finalidades: reduzir o ruído e aumentar a longevidade. A temperatura do motor, essencial para o funcionamento adequado, é um dos fatores-chave deste 3.1, cuidadosamente projetado para manter a entrega de potência mesmo em condições extremas de temperatura.
FACE AO MOTOR ANTERIOR, É MELHOR OU PIOR?
Se compararmos dados e métricas, percebemos facilmente que o novo motor é muito melhor. O motor da terceira geração tinha 580 watts de potência máxima, enquanto o novo chega aos 720. Este gráfico é perfeitamente explicativo.
Este pico de potência permite enfrentar subidas com a certeza de que o motor vai responder eficazmente.Também vimos alguns gráficos que mostram a capacidade de tração, relacionando a qualidade de assistência com a nova geração de pneus. Mas isto tudo, claro, depende da capacidade técnica do utilizador.
-
O encapsulamento da bobina CoreCoat melhora a dissipação de calor, aumenta a durabilidade e garante um desempenho ultrassilencioso e confiável.
-
As engrenagens totalmente metálicas, duas vezes maiores, são menos suscetíveis à expansão térmica, proporcionando desempenho consistente durante todo o percurso.
-
O tratamento de superfície HardDrive cria um acabamento endurecido e ultra suave nas engrenagens, garantindo um funcionamento duradouro, eficiente e silencioso.
-
O chassis desacoplado do lado da transmissão minimiza as vibrações estruturais para um desempenho mais silencioso e refinado.
BATERIAS
Um bom motor, se não tiver uma boa bateria, não serve de muito. Neste caso, tanto a bateria como o motor foram desenvolvidos pela Specialized, portanto trabalham em uníssono.
Os quatro modelos existentes, Comp, Expert, Pro e S-Works, partilham a mesma bateria de 840 Wh em todos os tamanhos. Existe a opção de comprar uma bateria de 600 Wh que é mais pequena, leve (3.35 kg) e mais curta, portanto possibilita usar a parte superior da zona de armazenagem.
Também existe um Range Extender (pesa 1 kg) de 280 Wh que se instala diretamente no porta-bidon.
A bicicleta funciona perfeitamente com acesso só a este Extender, reduzindo a potência a 50% (aparece um ícone na parte inferior direita do Master Mind), embora mantenha os 111 ou os 105 Nm em função do modelo.
A autonomia é gigante, dado que se adicionarmos aos 840Wh da bateria os 280 Wh do extender, ficamos com 1.120 Wh! Isto significa que é possível fazer voltas de 67 km com 3.000 metros de desnível, o que corresponde a andar cerca de 5h30.
As células agora funcionam a 50 volts e contam com memória dupla, o que as torna mais seguras e permite usar toda a potência do motor até que fique sem carga, sem a redução de assistência como acontecia nos modelos anteriores. Além disso, o desviador traseiro SRAM AXS também recorre à energia dessa bateria e, mesmo se ficarmos sem carga, ainda podemos ter acesso a centenas de passagens de mudanças.
MASTER MIND “APPLE”
O novo display Master Mind da Turbo Levo lembra à primeira vista um relógio Apple. Trata-se de uma nova versão 50% maior, que dispensa parafusos e está embutido no tubo horizontal à pressão. E não te preocupes, é muito fácil desmontá-lo, nem sequer são precisas ferramentas.
Este display indica o nível de carga da bateria, o modo de assistência atual, dados das nossas voltas e métricas de rendimento pessoal, sendo possível configurar ao nosso gosto.
Como não poderia deixar de ser, graças ao MicroTune podemos variar a percentagem da assistência, mas a grande novidade é o Dynamic MicroTune, um modo extra em que ao carregarms no comando remoto durante dois segundos temos acesso à potência máxima de forma imediata e com a suavidade característica do motor Specialized. Também permite emparelhar outros dispositivos por Bluetooth.
Agora as Turbo Levo possuem o modo AUTO, embora mantenham os tradicionais ECO, TRAIL e TURBO. Como sempre, são completamente personalizáveis a partir da aplicação da marca e na própria bicicleta, graças ao comando remoto.
O novo comando remoto incorpora um joytisck que possibilita deambular entre os modos e confirmar as opções nos diferentes menus.
COMO É QUE SE COMPORTA?
Tem uma entrega de potência muito natural, como é característica na marca, mas graças ao novo firmware e, sobretudo, aos sensores, subiu um patamar em termos de rendimento. É esta a grande diferença do motor Specialized face aos outros, parece que lê o nosso pensamento.
Quanto ao ruído, confessamos que o do modelo SL nunca nos convenceu, mas nesta nova geração é mais silencioso. Como as bobinas do motor estão de certa forma encapsuladas e as engrenagens têm um novo tratamento, nota-se um maior cuidado em manter um som mais baixo e diferenciador. E quanto tempo foi testado este motor? Fez mais de 400.000 ciclos de testes e percorreu mais de 110.000 km em contexto real.
Não podemos esquecer um detalhe curioso, o novo OverRun, que prolonga a assistência do motor quando deixamos de pedalar, o que é muito prático em zonas técnicas onde nem sempre conseguimos dar aos pedais ora porque nos estamos a equilibrar, ora porque estamos a passar por cima de obstáculos. E agora este modo é regulável (há três opções).
ÉS TU, MAS MAIS RÁPIDO... E SEGURO
Se já tens uma Turbo Levo, podemos resumir em poucas palavras: esta continua a ser uma Turbo Levo, é geometricamente quase idêntica e a nível visual prescinde do Side Arm no triângulo principal. A zona do motor é menos volumosa, para um aspeto mais ligeiro e é a primeira eMTB com SWAT incorporado na parte dianteira do tubo diagonal. Aliás, se andares só com o Range Extender e abdicares da bateria principal, ficas com espaço suficiente para levar - literalmente - a dispensa inteira.
A nova Levo 4 continua a manter as suas enormes possibilidades de regulação geométrica, com ajustes nas escoras traseiras, direção e amortecedor, tal como acontecia na versão anterior, e mantém o conceito mullet (29 polegadas na roda dianteira e 27,5 na traseira) com pneus 2.4.
Tem 150 mm de curso atrás, e a magia deve-se ao amortecedor com tecnologia Genie. Na parte dianteira tem 160 mm.
No cômputo geral, a Specialized voltou a colocar no mercado uma bicicleta difícil de igualar. É verdade que a concorrência é cada vez maior, mas nenhuma marca no mercado tem a capacidade de desenvolver um produto de raiz com esta qualidade. Qual será a resposta da concorrência? Em breve saberemos....
VÊ AQUI O VÍDEO: