A Merida Silex é o modelo específico para gravel da Merida. Esta segunda geração foi apresentada após o Campeonato do Mundo de gravel, cujo vencedor foi Matej Mohoric precisamente com este novo modelo da marca taiwanesa.
Tivemos a oportunidade de testar a nova versão que agora está mais polivalente, servindo para um pouco de tudo. A sua geometria é mais versátil e como tem versões em carbono os níveis de rigidez e reatividade são elevados, convertendo-a numa boa bicicleta para competir.
NOVA MERIDA SILEX, DUAS BICICLETAS NUMA SÓ
Ao contrário do que acontece noutras marcas, que possuem modelos específicos para competição em gravel e outros mais descontraídos para um gravel mais aventureiro e relaxado, a Merida apresenta todas essas possibilidades numa única bicicleta. Esta Silex tem tudo o que precisamos, seja qual for o nosso perfil ou necessidades.
Para tal, a nova Merida Silex está disponível com quadros de alumínio (modelos mais baratos) e de carbono (mais leves). Após as nossas primeiras voltas com ela ficámos imediatamente com a sensação de que é uma bicicleta com um comportamento muito eficiente, com um desempenho elevado e que rola extremamente bem. Tanto é a bicicleta ideal para quem vai dar os primeiros passos no gravel, como se destina aos que pretendem competir nesta nova disciplina.
Ao mesmo tempo é reativa, firme e ágil e a posição de condução não é agressiva. O tubo de direção é relativamente alto e o avanço é curto, o que permite uma posição confortável durante muitas horas, evitando tensões excessivas.
No fundo é uma bicicleta dois em um, já que tanto pode ser usada pelos mais competitivos, como pelos adeptos da aventura, satisfazendo a maioria dos utilizadores.
UMA GEOMETRIA QUE SE APROXIMA DO BTT
As principais alterações que a nova versão da Silex apresenta se compararmos com o modelo anterior, dizem respeito à geometria e à estrutura do quadro. Agora, a Silex tem um ângulo de direção bastante mais lançado, passando de 71 para 69,5º. Isto dá-nos confiança nas descidas e mais controlo em qualquer circunstância.
O espaço para as rodas e pneus é mais amplo, sendo agora possível usar pneus de 45 mm (com diâmetro de 700 mm). Deste modo, abre as potencialidades de utilização, independentemente do tipo de terreno.
O tubo de direção está mais baixo do que na Silex anterior, mas ao mesmo tempo a forqueta está mais alta, fazendo com que possamos usar pneus mais largos. Além disso, podemos instalar suspensões específicas de gravel, algo que não acontecia no modelo anterior.
A nova Silex é compatível com transmissão de dois pratos e também com o sistema monoprato. No caso da versão de prato duplo, podemos montar uma pedaleira compacta de estrada (do tipo 50x34), tal como aquele que Mohoric montou quando ganhou o Campeonato do Mundo de Gravel. No caso das opções de monoprato, a linha de corrente e a forma de aproximação da escora ao eixo de pedaleiro permitem instalar pratos de até 45 dentes.
Todos os modelos da Merida Silex são agora compatíveis com espigões telescópicos de 27,2 mm de diâmetro. Em todo o caso, somente o modelo topo de gama, o 10 k, traz este componente de série, ampliando assim o seu potencial e desempenho em zonas técnicas.
PEQUENOS DETALHES
Como se trata de um modelo polivalente, possui roscas no quadro para podermos montar suportes para alforges e guardalamas, se quisermos.
Lembramos que o quadro tem cablagem interna, o qual entra através do guiador pela base da direção até ao interior do quadro.
Os acabamentos do quadro são sublimes e inclui umas peças que ajudam a refrescar o disco de travão. Basicamente são peças em alumínio na forqueta e na escora esquerda (muito perto das pinças de travão) que ajudam a dissipar a temperatura nesta zona quando as travagens são muito intensas.
Outro dos detalhes é o aperto e ajuste do espigão de selim, que fica perfeitamente integrado no quadro, algo que esteticamente é muito elegante.
GAMA
Em Portugal vamos ter, pelo menos por enquanto, quatro modelos, um deles com quadro de alumínio e três versões com quadro de carbono. Nos próximos meses é possível que surjam mais opções.
Estes são os principais detalhes:
Silex 10k
Quadro de carbono / Grupo SRAM eTap-X01 AXS 12v / Espigão telescópico SRAM Reverb XLPR AXS / Rodas Reynolds Black Lable 25 mm de largura interna.
Silex 7000
Quadro de carbono / Grupo Shimano GRX820 12v / Rodas Reynolds Black Lable 25 mm de largura interna.
Silex 4000
Quadro de carbono / Grupo Shimano GRX400 10v / Merida Expert SL II alumínio, 23 mm de largura interna.
Silex 400
Quadro de alumínio / Grupo Shimano GRX400 10v / Merida Expert SL II alumínio, 23 mm de largura interna.
Poderás obter mais dados em www.merida-bikes.com.