A convite da Wilier, fomos a San Marino testar a nova Verticale SLR na companhia de ciclistas profissionais das equipas UCI WorldTour Astana Qazaqstan e Groupama-FDJ.
A nova Verticale SLR baseia-se num quadro de 720 gramas - já pintado e no tamanho M - o mais leve alguma vez fabricado pela marca italiana (exceto nos modelos com travões de aro), que ficou conhecida pelas vitórias épicas de Marco Pantani. De facto, subimos à montanha onde está uma placa em memória do "Pirata" no nosso primeiro dia de testes.
O quadro Verticale foi desenvolvido a partir do zero, aplicando e melhorando o que aprenderam com o anterior, que data de 2019. É 15% mais leve do que o 0 SLR e tem uma melhor relação rigidez/peso. A forqueta de carbono, mais leve 7,5%, tem uma nova parte superior com uma transição estudada das fibras de carbono nesta área delicada. Os rolamentos estão agora localizados mais dentro do quadro, proporcionando maior rigidez e leveza. Além disso, apresenta um novo laminado de carbono e outras novidades interessantes, como as escoras assimétricas - a escora direita tem uma secção mais pequena para dar lugar a uma combinação de pratos até 56/48 - e espaço para pneus até 32 mm.
Tem um apoio de desviador amovível, dropouts mais simples e rígidos, com um apoio de desviador específico para a montagem direta de mudanças Shimano, novas fixações de pinças de travão Flat Mount - que poupam quatro gramas - e um novo sistema de aperto do espigão de selim, mais firme e leve.
MONTAGEM EXCLUSIVA
O espigão de selim em carbono - dez gramas mais leve - está disponível com dois recuos (0 e 15 mm) e tem um pequeno orifício para fixar uma luz traseira, um acoplamento para um radar Garmin Varia ou um dorsal.
“A Verticale SLR é a bicicleta mais leve fabricada pela Wilier e é extremamente fácil acelerar e manobrar em qualquer circunstância"
Está equipada com rodas Miche Kleos RD 36, com aros de carbono unidirecional Toray T1000 e T700 tubeless, secção interna de 21 mm e perfil de 36 mm. Os cubos incluem rolamentos de cerâmica e utilizam eixos passantes leves. Os rolamentos do eixo pedaleiro Miche RD são também de cerâmica, com a particularidade de serem um cartucho prensado e roscado, para evitar possíveis folgas ou rangidos durante a pedalada.
O novo cockpit Wilier V Bar é um dos componentes mais importantes devido à sua inovadora ondulação na curva inferior, que o torna 30 mm mais estreito no topo - 15 milímetros de cada lado. Tem uma solução diferente para a angulação e está disponível em duas versões: com uma largura de 37 ou 40 cm e dois comprimentos de 90 ou 100 mm, ou também com 39 ou 42 cm de largura e com comprimentos de 110, 120, 130 ou 150 mm.
A tampa superior do cockpit é específica, e possui vedantes de borracha para esconder o canal de encaminhamento das mangueiras dos travões e um suporte integrado para o ciclocomputador, com a possibilidade de o fixar diretamente na coluna de direção - em vez de um espaçador. Estes são os mesmos elementos utilizados no modelo Filante e são compatíveis com as anilhas redondas convencionais.
DETALHES ADICIONAIS
As novas opções de guiador desempenham um papel decisivo na posição que adotamos, por isso a Wilier atualizou o seu conceito Accufit, que consiste numa tabela que tem em conta as medidas do guiador, o tamanho do quadro e os espaçadores de direção para estabelecer a distância aos dois principais pontos de contacto: C1 - manetes - e C0 - curva do guiador. Com todos estes dados, a Wilier consegue apenas 2 ou 3 mm de diferença, dependendo da combinação que fizermos.
A Wilier Verticale SLR tem uma geometria reformulada, com uma relação diferente entre a altura e o alcance do quadro, baseada na experiência e opinião dos ciclistas da equipa Groupama-FDJ. O resultado é uma bicicleta desportiva - ou de competição polivalente - com um carácter trepador e linhas aerodinâmicas que lhe permitem ser rápida mesmo quando o terreno é menos acidentado e a velocidade aumenta.
Este carácter versátil é percetível no seu comportamento, permitindo que seja conduzida com facilidade em troços sinuosos, mas com aquele carácter de uma bicicleta leve e ágil. Está disponível em seis tamanhos e em sete montagens distintas: a partir de 9.900 euros com o grupo Shimano Ultegra Di2 ou SRAM Force AXS, com medidor de potência por 500 euros adicionais e rodas Miche Kleos 36; até 13.000 euros equipada com Campagnolo Super Record WRL e rodas Miche Kleos RD36. Existem duas opções com Shimano Dura Ace Di2, por 12.200 euros ou 13.000 euros com medidor de potência, e outra com SRAM RED AXS por 13.000 euros.
PORMENORES
Guiador V Bar. O novo guiador Wilier oferece uma abertura de 15 mm de cada lado. Segundo a marca pesa 310 gramas na versão de 37 ou 40 cm de largura e 100 mm de comprimento.
Rodas Miche Kleos RD36. Incluem rolamentos de cerâmica RRC (Racing Replica Ceramic) e sistema tubeless Minihook. Pesam 1.455 gramas e proporcionam uma condução suave e dinâmica.
Espigão de selim com recuo de 0 ou 15 mm. A Wilier trabalhou muito na zona do espigão, dotando-o de uma nova abraçadeira com um novo revestimento de borracha. Além disso, o espigão é mais leve e permite fixar discretamente acessórios como uma luz ou um dorsal.
Vê aqui o vídeo do teste realizado pelo nosso colega José Luis Arce:
Pontos a favor: Leveza, manobrabilidade, rolamentos cerâmicos no eixo pedaleiro e nos cubos das rodas, qualidade da pintura e decoração.
Pontos a melhorar: O sistema de fixação no espigão de selim poderia ser melhorado (sai facilmente).