comitium

Já foi apresentada a nova BH AtomX Carbon

A BH desenvolveu o seu conceito X-System e aplicou-o com mestria na nova AtomX Carbon.

Miguel Lorenzo

Já foi apresentada a nova BH AtomX Carbon
Já foi apresentada a nova BH AtomX Carbon

A nova AtomX Carbon que a marca espanhola BH acabou de apresentar mantém os princípios fundamentais do seu design, com as vantagens conhecidas de todos e evoluiu alguns aspetos para a máxima integração dos componentes e para uma limpeza das suas linhas. 

bh atomx
 

As suas linhas são mais suaves e o chassis é mais compacto e elegante. O novo design do quadro de carbono Ballistec de alto módulo utiliza a tecnologia HCIM (Hollow Core Internal Molding), conseguindo reduzir o peso até aos 2.3 kg. Mantém o X-System, que facilita a extração da bateria e mantém a solidez do tubo diagonal, podendo assim adotar paredes mais finas e reduzir o seu tamanho (o tubo tem menos 18 mm), tornando-o mais compacto e leve. 

bh atomx6
 
bh atomx19
 

Isto não significa que a bateria fornecida de origem tem menos capacidade. Vem de série com uma bateria com 720 Wh, sistema Brose com assistência de até 410% e torque de 90 Nm, com capacidade de trabalhar em altas cadências (de 90 a 120 rpm). É um motor mais leve do que nas gerações anteriores (pesa 2,9 kg) e permite personalizar os seus modos de assistência através da aplicação BH iConnect

bh atomx20
 

Para o controlo da assistência, foi adotado um comando compacto e minimalista denominado iRemote. Tem três botões e permite gerir os modos de forma intuitiva, incluindo um sistema de luzes LED que nos informa acerca do estado da bateria e do nível de assistência. A conetividade Bluetooth e ANT+ faz com que possamos emparelhar um dispositivo Garmin. 

bh atomx carbon3
 

MAIS RÍGIDO E INTEGRADO

Graças à forma de integração da bateria, o triângulo dianteiro é 20% mais rígido e a zona da direção é 80% mais rígida. Quanto ao sistema de amortecimento, herda as tecnologias mais recentes implementadas noutros modelos da marca, como a utilização de um eixo sobredimensionado no ponto de rotação principal e rolamentos autocentrados

bh atomx carbon14
 
bh atomx carbon15
 

A integração é outro dos pilares da BH AtomX Carbon. Além da integração da bateria, os parafusos do link foram ocultados de modo a proporcionar uma estética mais limpa nessa zona. O aperto do espigão de selim também foi totalmente integrado no quadro e não é visível. 

bh atomx carbon13
 

O quadro inclui cablagem completamente interna a partir do tubo da direção. Além disso, este modelo inclui o sistema BlockLock da Acros, que evita que o guiador bata no tubo superior, através de uma limitação da rotação (150º). 

bh atomx carbon 18
 

As novas formas da BH AtomX Carbon permitem usar um porta-bidon convencional na sua posição habitual no tubo diagonal. Também pode ser usada uma multi-ferramenta FIT, localizada no interior do tubo da direção. 

GEOMETRIA

Com o sistema Split Pivot, a nova BH AtomX Carbon passa a ter uma geometria diferente, com um reach maior, um tubo de selim mais vertical (76º) e umas escoras mais curtas (somente 454 mm), junto com um ângulo de direção mais relaxado (65º). E como novidade face ao modelo anterior, está disponível em 4 tamanhos, incluindo o SM. 

bh atomx carbon17
 

Além disso, está disponível em duas versões, com cursos de 140 e 160 mm no amortecedor traseiro. 

bh atomx carbon16
 

5 modelos fazem parte da gama AtomX Carbon, com preços a começar nos 6.699€. Poderás saber mais detalhes clicando aqui

 

 

Arquivado em:

AtomX Carbon, a primeira eBike personalizável da BH

Relacionado

AtomX Carbon, a primeira eBike personalizável da BH

GravelX Carbon: a primeira gravel de carbono da BH

Relacionado

GravelX Carbon: o primeiro modelo de carbono para gravel da BH

Lynx Race e Ultimate, as renovadas armas de XC da BH

Relacionado

Lynx Race e Ultimate, as renovadas armas de XC da BH

Nova BH iLynx: Tecnologia e autonomia

Relacionado

Nova BH iLynx: Tecnologia e autonomia

Os melhores videos