Estrear uns pneus novos é um dos grandes prazeres no mundo do BTT. Mais aderência, travagem otimizada, mais apoio em curva... mas, ao mesmo tempo, pode ser uma autêntica dor de cabeça se usares pneus tubeless e tiveres problemas ao selar o sistema. Na verdade, apesar de as bicicletas terem evoluído muito ao longo dos anos, a válvula Presta tem-se mantido praticamente sem alterações há quase um século. Até hoje.
A nova válvula Fillmore, patenteada pela Reserve (marca que pertence à Santa Cruz), representa um salto tecnológico, com um design que elimina o tradicinal e delicado núcleo da válvula, melhorando o fluxo do ar. A eliminação do núcleo das válvulas Presta tem duas intenções muito claras: aumentar o fluxo do ar e evitar a obstrução que o líquido selante produz. Ao aumentar o fluxo do ar, será mais fácil selar o sistema Tubeless. E ao eliminar o núcleo, podemos adicionar líquido selante diretamente sem a necessidade de desmontar nada, sem ter que usar ferramentas específicas. Ao mesmo tempo, evita que as bombas de rosca possam perder todo o ar da roda quando as retiras. E quando quisermos baixar a pressão de ar no meio de um trilho, basta desenroscar ligeiramente a cabeça da válvula e pressioná-la. Mais simples é impossível.
As válvulas Reserve Fillmore são compatíveis com qualquer aro de BTT de até 28 mm de altura e com qualquer sistema de enchimento de válvulas Presta. A partir de Dezembro poderás encontrá-las nas lojas por 44,60€ (pack com duas válvulas).
A Reserve é distribuída em Portugal pela Bicimax. Poderás saber mais detalhes em https://bicimax.pt/.