Conselhos de compra

Ganhaste o Euromilhões e agora queres comprar os componentes mais caros?

Procurámos os componentes mais exclusivos que podes encontrar no mercado e que podem fazer parte daquela que pode ser a bicicleta mais cara de todas.

Revista BIKE

4 minutos

Ganhaste o Euromilhões e agora queres comprar os componentes mais caros?

Todos nós estamos sempre a pensar em formas de melhorar a nossa bicicleta com pouco dinheiro, em aligeirar sem ter de penhorar a casa, em optar por componentes de carbono em vez de alumínio, etc. 

Tudo isto é muito bonito, mas a realidade é que os bons componentes custam dinheiro e por uma vez na vida vamos esquecer este aspeto e pensar em grande. Neste artigo demonstramos que com a carteira recheada conseguimos montar o que quisermos, como se fossemos jogadores de futebol. E sem excentricidades, como banhos a ouro ou diamantes nas tampas das válvulas. Apenas escolhemos peças que qualquer um de nós consegue comprar em lojas físicas, se ganhássemos o Euromilhões.

1. Válvulas Tyrewiz.
Começamos a casa pelo telhado. E como temos a carteira a abarrotar, porque motivo não haveríamos de analisar os detalhes mais pequenos? Em vez de usarmos umas simples válvulas UST que custam entre 5 a 12 euros cada uma, podíamos montar umas válvulas com sensor de pressão que custam 160 euros. A Quarq, que pertence à SRAM, criou estas válvulas inteligentes, similares às TPM dos automóveis, que nos indicam a pressão de ambas as rodas numa aplicação que pode ser descarregada no telemóvel. 

Achas que não é suficiente? Acrescenta 10 euros e coloca estas tampas KCNC de alumínio na cor que quiseres. 

2. Rodas Syncros Silverton SL.
Se vais montar essas válvulas numas rodas que deixem as pessoas de boca aberta, nada melhor do que umas fabricadas a 100% em carbono e numa única peça, como estas Syncros Silverton. Pesam somente 1.250g em 29 polegadas e custam cerca de 3.500 euros

3. Suspensão Trust Message.
Esta suspensão tem um sistema de funcionamento articulado que consegue reduzir as fricções internas existentes uma suspensão hidráulica normal e trabalha de forma mais eficaz perante as forças de travagem, minimizando a interferência na qualidade e na precisão do amortecimento. Este exclusivo componente custa 2.400 euros

4. Telemetria Shockwiz.
Esta tecnologia da Tyrewiz, um sistema doméstico de telemetria para as suspensões de bicicletas, indica-nos como regulá-las e melhora os ajustes, para que consigamos tirar mais partido em função do uso que lhe damos. Custa 419 euros.

5. Guiador Gemini Pröpus.
A marca Gemini, sedeada em Barcelona, tem um design e acabamentos de topo, sendo este kit avanço/guiador integrado fabricado à mão. A produção é limitada, o que eleva o seu preço: 650 euros.  

6. Espigão de selim JBG2 SZTYCA DPS.
Um espigão de selim telescópico não pode faltar e neste caso falamos de um modelo superleve e impronunciável: JBG2 SZYCA DPS. O seu design é algo espartano, com cablagem externa, mas responde a uma necessidade imperativa de todos os que fazem BTT: baixar o peso o mais possível. Pesa 240 gramas, o que é um valor inferior a muitos dos espigões telescópicos do mercado. É fabricado em fibra de carbono e tem 60 mm de curso. O seu preço ronda os 1.000 euros

7. Grupo eletrónico SRAM Eagle AXS XX1.
O grupo topo de gama da SRAM custa cerca de 2.200 euros e poderás saber mais aqui no site (basta procurar nos Conselhos de Compra e no artigo exclusivo que publicámos na revista BIKE número 6). E se acrescentarmos um potenciómetro, se retirarmos os cranques originais (-571 euros) e os substituirmos por uma das soluções mais leves e minimalistas, os Race Face Next SL com potenciómetro integrado no eixo, o preço final fica em quase 2.800 euros

8. Rolamentos e roldanas Ceramicspeed.
Espera, que podemos transformar ainda mais a transmissão Eagle. Se somares 570 euros colocando umas roldanas Titanium Eagle da marca Ceramic Speed, com rolamentos cerâmicos e uma construção que promete uma duração três vezes superior, ficarás com uma bicicleta ainda melhor. E não acaba aqui... Soma pelo menos 270 euros, dependendo do eixo pedaleiro que usares. 

9. Travões Trickstuff Maxima.
Toda esta fortuna requer travões potentes para que não andemos a espalhar notas em cada curva que encontremos. A marca alemã Trickstuff tem uns travões minimalistas e que foram desenhados para serem os mais potentes do mercado. Custam 1.000 euros

10. Selim Selle Italia SLR C59. Este é um dos selins mais exclusivos do mercado. É também dos mais leves, pois pesa 61 gramas. Esta obra de arte custa 450 euros

11. Parafusos em titânio. Encontrarás no mercado parafusos de vários tipos. Nós escolhemos os da marca KCNC. Custam entre 6 e 10 euros cada. Portanto conta com pelo menos 13,60 euros (dois parafusos). 

12. Portabidon Arundel. Portabidons exclusivos há muitos e embora não nos podemos assegurar que este seja o mais caro, desde logo tem um espaço entre os mais exclusivos. Custa 65 euros e pesa somente 25 gramas. 

13. Pedais Cranck Brothers Candy 11. A cor dourada é sinónimo de poder, do êxito e do glamour. Estes Candy 11 com eixo em titânio custam 450 euros

14. Quadro FRM Anakin Full ST. Por esta altura o preço dos teus componentes já superou os 13.000 euros, e ainda nos falta o mais importante: o quadro. Um dos mais caros é este Anakin de suspensão total que já ostenta várias temporadas na lista dos mais exclusivos. É construído em Itália, é fabricado em carbono unidirecional com fibras de Zylon e o seu peso com amortecedor incluído é de 1.950 gramas. Custa nada mais nada menos do que 4.800 euros e inclui guiador, avanço e espigão de selim. 

15. Campaínha Knog Oi LuxeN. Quem tem a carteira recheada não se preocupa com miudezas. Mas se o teu objetivo é que os outros vejam a tua bicicleta de 18.000 euros, então tens de ter uma campaínha à maneira. Custa 33 euros e mais alguns trocos. Provavelmente até vais pagar com uma nota de 50...

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