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Exclusivo: já testámos a nova Cannondale Scalpel 2024

A nova geração da Cannondale Scalpel foi apresentada ontem, mas nós já tivemos a oportunidade de a testar em exclusivo nacional. Trata-se de uma bicicleta que agora passa a ter 120 mm de curso em toda a gama, com uma geometria atualizada, mas mantendo a mesma essência competitiva de sempre. 

Miguel Ángel Sáez

4 minutos

Já testámos a nova Cannondale Scalpel 2024

A nova Cannondale Scalpel já chegou ao mercado. Após meses de especulação, foi finalmente apresentada a nova geração de um dos modelos mais cobiçados no mercado nacional de XCO e Maratonas. Trata-se de uma bicicleta que ao longo dos seus mais de vinte anos de existência não só se converteu numa das mais vencedoras nas provas internacionais, mas também uma das mais vendidas na sua categoria. 

O novo modelo tem uma geometria totalmente renovada, mais curso na suspensão e no amortecedor, maior integração dos componentes e maior simplicidade mecânica. Tudo isto mantem a exclusividade que a Cannondale sempre ofereceu neste modelo, graças a componentes como a suspensão Lefty Ocho. Não temos a menor dúvida de que a nova gama Scalpel vai continuar a ser uma referência para todos aqueles que percepcionam o BTT como um desporto de alto nível, em que o desempenho e a velocidade são preponderantes. 

Esta nova Scalpel foi apresentada em exclusivo num evento que decorreu em Braga, onde a experimentámos em primeira mão. Também tivemos acesso a informações sobre o processo de desenvolvimento e pudemos falar com os atletas da Cannondale Factory Racing que usaram esta bicicleta na Absa Cape Epic. 

Uma das coisas que ficou bem patente, foi a perceção de que os engenheiros da marca estão sempre a adaptar-se aos novos tempos. E embora este modelo esteticamente tenha algumas semelhanças com a versão anterior, foi criada do zero e de maneira totalmente independente. 

Para além de termos estado na apresentação e de a termos testado em Braga, tivemos a oportunidade de a trazer para a nossa redação e passar as últimas semanas a analisá-la nos nossos trilhos habituais. 

Neste vídeo podes ver um pequeno resumo:

 

 

AS GRANDES NOVIDADES

Como referimos no início do texto, as novidades mais relevantes da nova geração da Scalpel são a nova geometria que é mais vertical no ângulo de selim (75º em todos os tamanhos), o ângulo de direção é mais lançado, o quadro está numa posição mais baixa, o Reach é maior e o Stack é menor. 

Isto faz com que a Scalpel, embora passe a ter 120 mm de curso em vez dos 100, fique mais estável, mas ao mesmo tempo mais rápida, ágil e reativa do que a versão anterior. 

E agora toda a gama inclui espigões de selim telescópicos, algo inédito até agora na marca. Além disso, no mercado português as versões topo de gama Scalpel LAB71 e Scalpel 1 serão comercializadas exclusivamente com suspensão Lefty Ocho Carbon de 120 mm, enquanto na Scalpel 2 o cliente poderá escolher entre uma suspensão convencional e a Lefty Ocho de alumínio com o mesmo curso, deixando unicamente a opção de suspensão normal para as versões mais básicas, a Scalpel 3 e a Scalpel 4. 

Da lista de componentes, destacamos o cockpit em carbono denominado XC One, com integração dos cabos no interior, bem como a manutenção da tecnologia Flexpoint, que já vimos na versão anterior da Scalpel e que, relembramos, replica o efeito de um ponto de rotação articulado do tipo HorstLinh nas escoras, através da flexão do carbono. 

Por outro lado, a Cannondale considerou oportuno substituir o sistema BB30 no pedaleiro por um convencional de rosca. Além disso, o basculante é simétrico - em vez de assimétrico, como acontecia anteriormente -, resolvendo o problema de compatibilidade de rodas, cranques e pratos que existia na versão anterior. 

NOVA GEOMETRIA

Este é sem dúvida um dos aspetos que mais mudou na nova Cannondale Scalpel. Se olhares para a tabela que fornecemos (em baixo), é percetível que alguns dos segmentos da bicicleta adaptam-se a diferentes tamanhos, fruto da tecnologia Proportional Response, que adapta a geometria e a cinemática especificamente a cada tamanho, permitindo os mesmos rácios de rigidez e conforto, independentemente da estatura e peso do ciclista, bem como do tamanho do quadro. 

PESOS

É evidente que em qualquer bicicleta o peso é importante, mas num modelo de XC ou maratonas desempenha um papel ainda mais vital. A nova Scalpel inclui espigão telescópico, pneus 2.4", suspensões com mais curso e isso não permite atingir os pesos da versão anterior. 

Em todo o caso, no terreno os ganhos obtidos por todos estes fatores são enormes e o seu comportamento é o mesmo de uma bicicleta super leve. 

Os pesos vão dos 10,4 kg da versão Scalpel LAB71 no tamanho M até aos 13,3 kg da Scalpel 4, a mais básica. Quanto ao quadro, existem duas opções com pesos distintos. O quadro do modelo LAB71 na série 0 é fabricado com um carbono de maior módulo e pesa 1.770 gramas no tamanho M sem amortecedor, enquanto na série 1 pesa 1.950 gramas no tamanho M, também sem amortecedor.

O cockpit é extremamente elegante nesta nova Scalpel. Pesa 265g e é rígido. 

CANNONDALE SCALPEL: GAMA, PESOS E PREÇOS

 

Cannondale Scalpel LAB71

Peso: 10,4 kg (Tamanho M)
Preço: 11.399€

Modelo topo de gama com uma produção muito limitada. 

Quadro: Series 0 (LAB71) Peso do quadro: 1.770 g / Transmissão: SRAM XX SL / Suspensão: Lefty Ocho Carbon 120 mm / Amortecedor: RockShox SIDLuxe Ultimate / Rodas: DT Swiss XCR 1200, largura interna 30 mm.

Cannondale Scalpel 1 Lefty

Peso: 11,1 kg (Tamanho M)
Preço: 8.299€

Primeira versão topo de gama com quadro Série 1 1, somente disponível com suspensão Lefty Ocho.

Quadro: Series 1 Peso do quadro: 1.950 g / Transmissão: SRAM X0 / Suspensão: Lefty Ocho Carbon 120 mm / Amortecedor: RockShox SIDLuxe Select+ / Rodas: DT Swiss XCR 1501, largura interna 30 mm.

Cannondale Scalpel 2 Lefty

Peso: 12,1 kg (Tamanho M)
Preço: 6.599€ (Em Portugal há uma versão sem Lefty por 5.999€)

Opção com suspensão Lefty ou convencional, com uma boa relação preço/qualidade.

Quadro: Series 1 Peso do quadro: 1.950 g / Transmissão: SRAM GX / Suspensão: Lefty Ocho alumínio 120 mm / Amortecedor: RockShox SIDLuxe Select+ / Rodas: Hollowgram XC S-27, largura interna 27 mm.

Cannondale Scalpel 3

Peso: 12,6 kg (Tamanho M)
Preço: 4.399€ 

Primeira versão disponível somente com suspensão convencional e com transmissão Shimano. 

Quadro: Series 1 Peso do quadro: 1.950 g / Transmissão: Shimano Deore ou SLX / Suspensão: RockShox SID Select 120 mm / Amortecedor: RockShox SIDLuxe Select+ / Rodas: Stan's No Tubes Crest S2.

Cannondale Scalpel 4

Peso: 13,3 kg (Tamanho M)
Preço: 3.799€ 

Modelo de entrada, com transmissão e travões Shimano.

Quadro: Series 1 Peso do quadro: 1.950 g / Transmissão: Shimano Deore / Suspensão: RockShox SID 120 mm / Amortecedor: RockShox SIDLuxe Select+ / Rodas: Stan's No Tubes Crest S2.

Poderás obter mais informações no site da Cannondale e em breve na revista BIKE. 

 

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