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Exclusivo: eis a nova Orbea Oiz 2021

A nova Oiz estreia o OMX no seu triângulo dianteiro e um novo basculante traseiro.

Carlos Pinto

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Exclusivo: eis a nova Orbea Oiz 2021

Os quadros OMX combinam fibras de carbono de alto módulo de até 588 GPa com uma resistência de 3800 MPa, o que permite à Orbea ajustar o peso e a rigidez de cada quadro.

Orbea Oiz de 2021 na sua versão montada com Shimano XTR.

As lãminas de carbono pré-impregnado são cortadas a laser na medida específica para cada tamanho de quadro, de forma a minimizar o excesso de materiais e sobreposições de camadas. A direção das fibras e a sua disposição é ajustada com base em diferentes testes em protótipos.

 

O pré-molde específico dura horas a ser feito por cada quadro, antes do aquecimento. Isso assegura que a resina e a fibra de carbono ficam bem unidos, usando a quantidade mínima de carbono. O objetivo é uma compressão suave e uniforme dos laminados. Para tal, a Orbea usa moldes completos de poliestireno expandido (EPS), bem como poliuretano e inserções de latex para eliminar rugas e imperfeições quando o quadro está a ser moldado.

Todos os tamanhos menos o S permitem o uso de dois porta-bidons. O triângulo traseiro foi redesenhado e conta com escoras 5 mm mais curtas (agora têm 430 mm) e adota a fixação flat mount, o que faz com que o quadro OMX da Oiz pese 1.740g incluindo o amortecedor (tamanho M), segundo os dados fornecidos pelo fabricante. Isto supõe uma redução de 250g face ao quadro Orbea OMR. A Oiz tem três tipos de construção disponíveis: OMR, OMX e alumínio hidroformado com solda polida.

Na sua versão XC 2021, a nova Oiz tem um ângulo de direçáo de 69º, um ângulo de selim de 75º e um reach de 435 mm no tamanho M. As escoras da OMX medem 430 mm, enquanto as escoras do quadro OMR se mantêm nos 435 mm.

 

As versões TR oferecem 120 mm de curso enquanto a versão XC fica fiel aos tradicionais 100 mm. Todas as versões contam com modelos de fibra de carbono OMX, OMR e alumínio.

Os tamanhos vão do S ao XL e em todos menos no S podem ser montados dois porta-bidons. Os preços das novas Oiz devem começar nos 2.400 euros e vão até aos 8.600 euros.

 

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