comitium

E se levássemos uma forqueta rígida?

Nas competições de XCO e nas maratonas, cada vez vê-se mais gente com forqueta rígida, especialmente agora que as rodas de 29" são a maioria. E tu, o que achas?

Iván Mateos

E se levássemos uma forqueta rígida?
E se levássemos uma forqueta rígida?

Uma forqueta rígida limita-nos muito nos trilhos? Temos de usar algum tipo de pneu diferente? O tato da forqueta rígida é maior ou menor comparando com uma suspensão bloqueada? Será que estão pensadas para absorver mais? Na verdade, uma forqueta rígida é isso mesmo, rígida e nunca vai absorver como uma suspensão bloqueada. Deves ter em conta que o bloqueio deixa sempre alguma margem de fluxo de óleo para evitar pressões excessivas que danifiquem o sistema. 

A grande vantagem das rígidas é a leveza, uma característica muito apreciada, por tradição, no nosso país. Em percursos muito longos e pouco técnicos, muitos betetistas preferem a leveza e a velocidade a que se pode rolar em detrimento do conforto. Se habitualmente andas em sítios pouco técnicos, com trilhos fáceis e intermináveis, e muito raramente entras em zonas técnicas, a forqueta rígida pode ser uma grande opção para ti.

Relativamente ao uso de pneus específicos, depende de cada um. O utilizador-tipo que monta este tipo de forqueta procura um peso muito baixo e em regra procuram igualmente um pneu leve. Se procuras um pouco mais de conforto, podes montar um 2,25” ou 2,30”, em detrimento de alguma facilidade a rolar.