Se ainda não conheces o modelo Habit da Cannondale, em poucas palavras podemos defini-lo como uma bicicleta entre o cross country e o enduro.

Ou seja, é o tipo de bicicleta que nos permite aproveitar os trilhos da melhor forma e que agora foi completamente redesenhada, com duas opções de curso e montagens distintas. A Habit é mais polivalente e ágil, enquanto a Habit LT destina-se a enduro e as descidas são o seu ambiente predileto, embora o All Mountain também seja a sua praia.
Tanto o quadro em carbono como a versão em alumínio foram redeenhados, com uma geometria e cinemática específicas para cada tamanho, seguindo o conceito Proportional Response (que ajusta a geometria da bicicleta, o comprimento das escoras e a cinemática do sistema de amortecimento a cada tamanho do quadro). Há três cinemáticas distintas: o XS tem uma, o S e o M outra e o L e o XL possuem ainda outra. Até o tamanho das rodas varia: todos os tamanhos incluem rodas de 29 polegadas, excepto o XS, que vem de origem com 27,5".

As Habit foram desenvolvidas com uma premissa bem patente: facilitar a manutenção. Tanto a Habit como a Habit LT trazem amortecedores métricos standard, caixa de pedaleiro de rosca, patilha de desviador universal da SRAM, cablagem interna e a nova linha de corrente de 55 mm para proporcionar um amplo espaço para os pneus.


Um detalhe que temos de destacar é o porta-ferramentas e acessórios StrapRack aparafusado e que está incluído nos modelos em carbono.

HABIT E HABIT LT
Por um lado, a Habit é a bicicleta ideal para aqueles que procuram velocidade e flow no segmento de bicicletas de trail.


Tem 130 mm de curso na parte traseira e 140 mm na dianteira. O reach é 2 cm mais comprido, o tubo de selim é mais curto para uma maior manobrabilidade, o ângulo do tubo de direção tem 65,5º e o ângulo do tubo de selim é pronunciado (77,5º), além de possuir componentes mais leves, bem como rodas e pneus mais equilibrados (2,4"), para uma maior agilidade, estabilidade, eficiência e diversão.
Por sua vez, a Habit LT, está mais focada em percursos técnicos e tem 140 mm de curso atrás e 150 mm à frente.


Tem o mesmo quadro e o mesmo comprimento do amortecedor, apesar de ter 10 mm a mais de curso. O comprimento da suspensão relaxa um pouco mais os ângulos (o tubo de direção tem um ângulo de 64,7º e o tubo de selim tem um ângulo de 77º), para aumentar a estabilidade em alta velocidade e nos terrenos mais irregulares. Além disso, as montagens foram pensadas precisamente para este tipo de utilização: rodas e pneus mais agressivos e largos (2.5") com discos de 200 mm, amortecedores com depósitos externos e suspensões mais robustas.
As novas Habit e Habit LT estarão disponíveis em 3 versões de carbono (Carbon 1, Carbon 2 e Carbon LT 1) e 3 versões de alumínio (3, 4 e LT 2), do tamanho S ao XL. Estes são os preços em Portugal e as montagens:

Habit Carbon 1. 5.699 €. RockShox Pike Selec +/Deluxe Select+. SRAM GX

Habit Carbon 2. 4.799 €. RockShox Pike Select /Deluxe Select+. Shimano XT/SLX

Habit 3. 3.899 €. RockShox Pike Select /Deluxe Select+. SRAM NX/SX

Habit 4. 3.199 €. RockShox Recon RL/Deluxe Select. Shimano Deore

Habit Carbon LT 1. 5.199 €. RockShox Lyric Select +/Super Deluxe Select +/SRAM GX

Habit LT 2. 3.199 €. RockShox Lyric Select /Super Deluxe Select +/Shimano XT/SLX
Poderás obter mais informações em www.cannondale.com.