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Campagnolo apresenta as novas rodas Bora WTO 60 para travões de disco

As rodas Campagnolo Bora são o porta-estandarte da marca de Vicenza, tendo agora sido apresentada a versão WTO com perfil de 60 mm para travões de disco. O objetivo é ser o mais aerodinâmicas possível nas condições de vento mais habituais.

Campagnolo apresenta as novas rodas Bora WTO 60 para travões de disco
Campagnolo apresenta as novas rodas Bora WTO 60 para travões de disco

As rodas Campagnolo Bora são, desde o lançamento da primeira versão em meados da década de 90, o porta-estandarte da marca de Vicenza. Coincidindo com a chegada das 12 velocidades, a Campagnolo desenvolveu em 2018 o seu novo conceito WTO (Wind Tunnel Optimized) para criar umas Bora mais eficazes aerodinamicamente, mas que mantivessem as características que as converteram numa das referências do mercado: peso contido, fiabilidade e comportamento de topo. Agora, surgiram as WTO de 60 mm e a roda dianteira de 77 mm, otimizada para ser utilizada em contrarrelógio ou triatlo em simultâneo com uma roda lenticular traseira. Estas rodas foram desenvolvidas como um kit completo, ou seja, cubos, raio e aro, de modo a comportar-se uniformemente em todas as condições de vento.

Campagnolo apresenta as novas rodas Bora WTO 60 para travões de disco

 

A família WTO cresceu o ano passado com a chegada do modelo de 45 mm e há apenas alguns meses ficámos a conhecer as de perfil de 33 mm, para aqueles que procuram um modelo mais trepador. Agora, a marca italiana renovou o modelo de 60 mm e apresenta a sua versão para travões de disco, uma versão que prima pelo design de cada componente da roda em termos de qualidades aerodinâmicas. Os aros são em carbono com acabamento unidirecional de perfil arredondado e os novos cubos são em alumínio e também são aerodinâmicos.

Segundo a marca, o design do aro permite a máxima penetração aerodinâmica com um ângulo de vento entre 10 e 20 graus - uma condição que ocorre durante 80% do tempo - enquanto o design do cubo e as suas alas favorecem a redução das turbulências no fluxo de ar. A largura interna do aro é de 19 mm e é construído com a tecnologia 2-way fit, o que permite utilizar pneus convencionais ou tubeless ready nas medidas 23, 25 e 28 mm.

O enraiamento G3 da roda traseira é uma das características distintivas da família Bora, um sistema que a Campagnolo também começou a utilizar na roda dianteira quando apresentou as Bora ONE Disc, o seu primeiro modelo de carbono para travões de disco. No caso destas Bora WTO 60, a roda dianteira utiliza o dobro dos raios no lado esquerdo para assegurar que a roda é resistente à torsão gerada pelo disco durante a travagem. A marca destaca que cada roda é montada à mão por um especialista e comprovada a 100% com instrumentos de controlo eletrónico.

As novas Bora WTO de 60 mm pesam 1.590 gramas e custam cerca de 2.160 €.

Características:

Peso: 1.590 g

Perfil: 60 mm

Largura interna: 19 mm

Largura externa: 26,1 mm

Versões: Pneu com câmara, tubeless e tubeless ready

Acabamento: Fibra de carbono UD

Cubos: Alumínio/inclui rolamentos cerâmicos

Compatibilidade: versões disponíveis com cepo Campagnolo, HG11 ou XDR

Preço: 2.160 €

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