Sabes o que é o Anti-squat na tua bicicleta?

Muitos sabem que o anti-squat é um termo relacionado com o amortecedor da bicicleta, mas não sabem exatamente o que significa...
Ivan Mates e Carlos Pinto -
Sabes o que é  o Anti-squat na tua bicicleta?
Sabes o que é o Anti-squat na tua bicicleta?

O anti-squat é um efeito muito simples e, ao mesmo tempo, muito complexo. Vejamos este exemplo: ao travarmos bruscamente um automóvel todos nós já sentimos o nosso corpo a sofrer uma compressão. Isto é motivado pela alteração da massa, que por sua vez comprime os amortecedores traseiros. Na bicicleta, ao acelerar, com o impulso acontece exatamente o mesmo: o nosso peso desloca-se para a roda traseira e comprime o amortecedor. Isto é denominado de Acceleration-squat.

O conhecido Anti-squat é uma força desenhada em resposta a essa compressão, criada com maior ou menor acerto dependendo da bicicleta, obtida através da tensão da corrente, ou seja: ao pedalar a corrente deixa o amortecedor liberto (sem estar em compressão), compensando a compressão exercida pela aceleração. Que valor anti-squat exerce a nossa bicicleta é o grande objetivo para o seu correto funcionamento.

A maioria dos sistemas de amortecimento do tipo "pivot virtual" ou "dual link" como o VPP, o Maestro, o Zero, oferecem muito bons valores, em contraposição a outros que requerem ajustes no amortecedor mais complexos para controlar as compressões indesejadas.