Posso montar um pneu Plus num aro 27,5" normal?

A pergunta é simples: quero experimentar uns pneus 27,5" Plus, mas não tenho uma bicicleta preparada para essa medida. Posso montá-los nas minhas rodas 27,5” normais?
Carlos Pinto
Posso montar um pneu Plus num aro 27,5" normal?
Posso montar um pneu Plus num aro 27,5" normal?

Depende da largura do aro que tiveres atualmente. Se usares uma medida de largura interna de pelo menos 26 mm, podes montar uns pneus Plus na medida 2.8. Convém saber que, pelo seu diâmetro, os pneus Plus são compatíveis com aros normais de 27,5 polegadas, mas o problema vem da estabilidade do pneu. O aro e o pneu têm de trabalhar em conjunto, complementando-se um ao outro. Um aro demasiado estreito para um determinado balão de pneu (ou vice versa, ou seja, um pneu muito largo) provocará flanqueamentos laterais, instabilidade e até risco de o pneu sair do aro em andamento. Por outro lado, um aro demasiado largo, aglutina o pneu, mas reduz a sua altura, favorecendo o risco de furos (snake bite). Posso montar um pneu Plus num aro 27,5" normal?

O ideal é encontrar a conjugação perfeita, como podes ver na imagem, ao centro. Essa conjugação proporciona estabilidade, absorção e aderência. Podes guiar-te pelas recomendações de medidas de pneu compatíveis que os fabricantes de aros estabelecem. Por exemplo, a Mavic recomenda para as suas Crossmax Pro de XC com largura interna de aro de 22 mm, a utilização de pneus entre 2,10" e 2,25", enquanto para a sua nova roda Trail XA Pro Carbon com aro de 26 mm recomendam um balão de 2,40".

Obviamente, um ponto importantíssimo é a necessidade de a tua bicicleta ter espaço suficiente para a passagem deste tipo de pneus.